Menu
sexta, 24 de julho de 2026
Busca
CASA DO JOÃO
Destaque

TJMS é premiado na 6ª edição do Prêmio Inovação J.Ex

A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, dia 24 de novembro, em Brasília

26 Nov 2025 - 15h22Por Redação/ Bonito Informa

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foi destaque em duas categorias do Prêmio Inovação J.Ex - Edição 2025, que reconhece iniciativas em tecnologia, gestão e metodologias aplicadas ao ecossistema de justiça. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, dia 24 de novembro, em Brasília (DF).

Na categoria Liderança Exponencial, o presidente do TJMS, Des. Dorival Renato Pavan, foi reconhecido entre os quatro finalistas da subcategoria Tribunais Estaduais e Militares. A inclusão entre os finalistas passou por rigoroso controle acadêmico que analisou individualmente todos os Tribunais de justiça estaduais e os militares dos Estados, dentre eles a USP, a FGV e a FIA, além de outros órgãos de controle e análise da gestão pública, selecionando os quatro tribunais de maior destaque no país, dentre eles o TJMS.

A indicação decorre de sua atuação voltada ao fortalecimento institucional, principalmente junto aos juízos de primeiro grau e ao incentivo contínuo de ações inovadoras, como, por exemplo, a introdução do sistema de gestão de processos conhecido como eproc; a substituição do sistema de controle de documentos e processos administrativos (SCDPA) por um modelo mais moderno (SEI – Sistema Eletrônico de Informações); a criação do Núcleo de Acolhimento para prevenção ao assédio e à discriminação no âmbito do Poder Judiciário; a implantação da Política de Integridade do Poder Judiciário para prevenir, detectar e corrigir práticas que possam comprometer a ética, a legalidade e a confiança da sociedade na Justiça; e a instalação de novas varas cíveis e criminais na justiça de primeiro grau.

Também integram esse conjunto de ações a regulamentação da intimação eletrônica, por meio do aplicativo WhatsApp e chamadas de vídeo, nas medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha; a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da Rede de Controle da Gestão Pública (RCGP) de MS; a criação de um canal exclusivo para denúncias de racismo e outras formas de discriminação no ambiente institucional; o Termo de Cooperação Técnica firmado com a SPU/MS, Agehab e DPU para agilizar a regularização fundiária urbana em áreas da União; e a ampliação da atuação do Natjus para a saúde suplementar; ações de inclusão e valorização da dignidade da mulher em situação de vulnerabilidade.

Outra iniciativa do TJMS que contribuiu para a classificação entre os finalistas foi a parceria com UFMS, Ejud-MS e FAPEC voltada ao desenvolvimento tecnológico e soluções em Inteligência Artificial; além do apoio à modernização dos serviços judiciais oferecidos à sociedade, sempre buscando atender às demandas do cidadão perante o Judiciário Estadual.

Para o desembargador, receber este reconhecimento reforça o compromisso com uma Justiça moderna e eficiente. “A inovação é um caminho permanente, construído com o trabalho sério de magistrados, servidores e colaboradores que acreditam na transformação institucional”.

O Tribunal também se destacou na categoria Inovação na Gestão, com o juiz Luciano Beladelli, premiado pelo projeto DERP – Desenvolvendo Pessoas, Entregando Resultados, Respeitando e Protegendo Pessoas, implementado no Fórum da comarca de Anastácio.

Nesta categoria, Beladelli concorreu com outros 11 finalistas e se consagrou na 3ª colocação. A iniciativa foi reconhecida pelo impacto social, pela possibilidade de replicação e pela contribuição ao aprimoramento da gestão judiciária.

O magistrado comentou sobre a satisfação em receber o prêmio “de um reconhecimento de âmbito nacional, em um certame que contou com mais de 600 projetos inscritos. Nosso trabalho na comarca de Anastácio é desenvolvido com compromisso, dedicação e profundo senso de responsabilidade pública, e ver esse esforço reconhecido reforça a relevância de tudo o que temos construído”. 

O magistrado explicou que foi submetido a duas etapas de avaliação, uma para seleção dos finalistas e outra para a análise final, com a soma das médias das bancas avaliadoras. “Estar entre os três melhores do país é motivo de grande orgulho”. 

Realizado com apoio da Fundação Instituto de Administração (FIA), o Prêmio Inovação do J.EX – Edição 2025 recebeu mais de 600 indicações, consolidando-se como uma das principais referências nacionais em inovação no sistema de justiça.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.

Saiba Mais

TJMS inicia implantação do projeto-piloto do sistema eproc em Sidrolândia Destaque
TJMS inicia implantação do projeto-piloto do sistema eproc em Sidrolândia
População pode agendar atendimento para inspeção do CNJ no TJMS Destaque
População pode agendar atendimento para inspeção do CNJ no TJMS
TJMS abre VI Concurso Público para Cartórios Extrajudiciais com 42 vagas no Estado Oportunidades
TJMS abre VI Concurso Público para Cartórios Extrajudiciais com 42 vagas no Estado

Leia Também

Prefeito recebe organizadores do Bonito CineSur e reforça apoio à 4ª edição do festival Evento
Prefeito recebe organizadores do Bonito CineSur e reforça apoio à 4ª edição do festival
Prefeito acompanha manutenção de estradas rurais na região da Cheyenne e Furna Dourada Investimento
Prefeito acompanha manutenção de estradas rurais na região da Cheyenne e Furna Dourada
Prefeito Josmail Rodrigues divulga nota de repúdio e rebate críticas sobre Taxa Ambiental em Bonito Atenção população
Prefeito Josmail Rodrigues divulga nota de repúdio e rebate críticas sobre Taxa Ambiental em Bonito
Prefeitura entrega novos uniformes à Vigilância Patrimonial Segurança
Prefeitura entrega novos uniformes à Vigilância Patrimonial
Agesul lança licitação para reforma e adequações no Aeroporto Regional de Bonito Atenção população
Agesul lança licitação para reforma e adequações no Aeroporto Regional de Bonito
Prefeito Josmail Rodrigues participa de encontro em Maracaju e reforça diálogo por MS Destaque
Prefeito Josmail Rodrigues participa de encontro em Maracaju e reforça diálogo por MS
Josmail busca esclarecimentos na AGEMS e garante que transporte turístico de Bonito não será afetado Política
Josmail busca esclarecimentos na AGEMS e garante que transporte turístico de Bonito não será afetado
Câmara Municipal e Prefeitura de Bonito informam procedimento para restituição das taxas  Concurso Público nº 01/2024
Câmara Municipal e Prefeitura de Bonito informam procedimento para restituição das taxas
Josmail se reúne com Secretária Municipal de Saúde e equipe Saúde
Josmail se reúne com Secretária Municipal de Saúde e equipe
10ª Conferência Municipal de Saúde fortalece debate e participação popular em Bonito Evento
10ª Conferência Municipal de Saúde fortalece debate e participação popular em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.