O Governo de Mato Grosso do Sul deu início, nesta terça-feira (3), ao processo de capacitação dos servidores estaduais para a implantação do sistema e-Sfinge, ferramenta digital desenvolvida pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) que visa modernizar e fortalecer o controle das contas públicas.
A secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Carolina Nardes, destacou a importância do encontro.
“Demos hoje um passo importante no processo de adaptação ao sistema e-Sfinge, que deverá ser implementado no Governo do Estado até 1º de janeiro de 2026. Reunimos os pontos focais de todas as secretarias, autarquias e fundações para iniciar as capacitações. Essa transição vai trazer mais agilidade, efetividade e inteligência para a gestão pública".
O conselheiro Marcio Monteiro, diretor-presidente da Escoex (Escola Superior de Controle Externo), ressaltou a relevância do sistema para a gestão e fiscalização estadual.
“Já implantamos o e-Sfinge nos municípios e, a partir do ano que vem, o Estado também passará a integrá-lo. Este é o início do processo de capacitação dos servidores, para que, no começo do próximo ano, o Estado esteja plenamente inserido no sistema".
O diretor do Departamento de Informações Estratégicas do TCE-MS, Geanlucas Júlio de Freitas, enfatizou os benefícios do e-Sfinge.
“Essa é a primeira reunião oficial entre o Tribunal e o Estado. O e-Sfinge traz maior celeridade, desburocratiza e facilita a forma como o Estado e os jurisdicionados, de modo geral, prestam contas ao Tribunal de Contas".
A auditora de controle externo do TCE-MS, Anahi Loureiro de Almeida Philbois, também participou da oficina, contribuindo com esclarecimentos sobre o cronograma das atividades formativas.
O e-Sfinge é uma plataforma digital que permite ao TCE-MS receber dados fiscais e orçamentários em tempo real, fortalecendo a fiscalização e promovendo maior transparência na gestão pública. O sistema também emite certidões e relatórios automáticos de avaliação, analisando a gestão de cada município e do Estado.
A capacitação dos servidores estaduais é um passo fundamental para a integração do Governo de Mato Grosso do Sul ao e-Sfinge, com a expectativa de que, até janeiro de 2026, todos os órgãos estaduais estejam plenamente adaptados ao novo sistema.
Leia Também
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso
Investimento
Equipes da secretaria de Obras estiveram no distrito de Águas do Miranda
Política
Prefeitura esclarece afirmações sobre destinação de recursos no orçamento municipal
Em Bonito
Amanhã é dia de mais uma ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Política
Prefeito de Bonito recepciona ministro do STF André Mendonça durante visita à cidade
Política
Josmail recebe representante do Distrito Águas do Miranda
Política
Prefeito se reúne com líder da gestão na Câmara Municipal
Política
Prefeito se reúne com Luiz Henrique Nascimento em Bonito
Ação do Bem
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Destaque


A auditora de controle externo do TCE-MS, Anahi Loureiro de Almeida Philbois - Álvaro Rezende/Secom










