O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul celebrou na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, a doação de 1 milhão de pães produzidos por presos que trabalham na Padaria da Liberdade, localizada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. O evento foi realizado no Sesc Sabor & Arte, unidade Centro, em Campo Grande.
Fomentada pela 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, a Padaria da Liberdade doa diariamente parte de sua produção para instituições beneficentes da capital. De acordo com o idealizador do projeto, juiz Albino Coimbra Neto, o objetivo de iniciativas como esta é transformar o Direito Penal em algo útil para a sociedade. “De nada adianta essas pessoas serem processadas, condenadas criminalmente a uma pena, a prisão, e ali permanecerem simplesmente como depósitos humanos”.
Segundo o magistrado, os reeducandos que participam do projeto da padaria e de outros promovidos pelo Judiciário, com o apoio de parcerias, sairão melhores e conscientes de seu papel perante a sociedade, e de cabeça erguida, “uma vez que cumpriram suas penas conforme a lei determina”.
O presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, anfitrião da cerimônia, destacou que a instituição é parceira do projeto desde o início, com o fornecimento de cursos de capacitação na área de panificação e manipulação de alimentos pelo Senac, e com a entrega das doações por meio do programa Sesc Mesa Brasil.
“Esse projeto é apenas uma parte da grande contribuição que a Padaria da Liberdade tem proporcionado, pois, a cada pão entregue, estamos levando mais do que um simples alimento. Estamos levando dignidade, esperança e a oportunidade de um futuro melhor para quem mais precisa”, destacou Edison Araújo.
Outro parceiro fundamental para o êxito do projeto é a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), da UFMS, responsável por garantir a venda legal dos produtos e a compra de insumos como trigo, açúcar e produtos de limpeza, assegurando o funcionamento contínuo da padaria.
Representando a universidade, o vice-reitor da UFMS, Albert Schiaveto de Souza, reafirmou a satisfação da instituição em fazer parte do projeto e anunciou a ampliação da parceria, com o ingresso dos cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos, que contribuirão com as atividades da padaria.
O supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de MS (GMF), desembargador Fernando Paes de Campos, enfatizou a importância da união entre instituições públicas e privadas, promovendo a execução penal com impacto positivo na sociedade. Destacou ainda a necessidade de replicar iniciativas como essa em todo o país.
O presidente do Tribunal de Justiça de MS, desembargador Dorival Renato Pavan, foi representado no evento pelo juiz Thiago Nagasawa Tanaka, auxiliar da Presidência. A vice-presidente da Amamsul, juíza Tatiana Said, também prestigiou o ato comemorativo.
Saiba mais – Desde sua criação, em 2021, a padaria foi idealizada para ser autossustentável. O financiamento inicial para a aquisição do maquinário veio de recursos arrecadados pelos próprios presos, a partir de um desconto de 10% nos salários dos detentos que trabalham por meio de convênios em Campo Grande.
A parceria com empresas que empregam mão de obra prisional garante o pagamento de um salário-mínimo aos internos que atuam diretamente na padaria. O modelo permite ao preso exercer uma atividade profissional, contribuindo tanto para sua ressocialização quanto para a sociedade.
Atualmente, são produzidos cerca de 6 mil pães por dia, vendidos a empresas terceirizadas que fornecem alimentação aos presídios. Desse total, 1.500 pães são doados a instituições que atendem populações vulneráveis.
Para a administração do TJMS a Padaria da Liberdade demonstra que o trabalho prisional pode trazer benefícios concretos. Com a produção e doação de alimentos, o projeto une ressocialização e impacto social, beneficiando tanto os internos quanto a comunidade.
Desde o início das doações, em junho de 2021, a Padaria da Liberdade já distribuiu mais de 32 toneladas de pães, via Mesa Brasil, a 112 instituições de Campo Grande.
Leia Também

Prefeitura de Bonito promove capacitação para guias de turismo e colaboradores da Gruta do Lago Azul

Miranda investe em obras e equipamentos de mobilidade, saúde, educação e infraestrutura

Bonito inicia comemorações dos 77 anos com mais de R$ 55 milhões em obras

Prefeito Josmail recebe visita de Jango Busanello e destaca parceria e amizade

Lançamento e entrega de obras marcam início das comemorações dos 77 anos de Bonito

Prefeito Josmail prestigia tradicional Torneio de Futebol no Assentamento Guaicurus

Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés e Máquinas está com inscrições abertas

Em parceria com UEMS e Fundect, projeto que populariza ciência vence prêmio nacional de boas prática

Mato Grosso do Sul lança panorama racial que aponta caminhos para equidade e cidadania
