Menu
quarta, 3 de junho de 2026
Busca
BONITO SOLAR
Destaque

III Symposium One Health destaca avanços na abordagem da Saúde Única e integração entre setores

Realizado pela Coordenadoria de Saúde Única da SES, o evento reúne especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas

16 Out 2025 - 07h46Por André Lima, Comunicação SES

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), deu início na terça-feira (14) ao III Symposium One Health – Saúde Única, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Realizado pela Coordenadoria de Saúde Única da SES, o evento reúne especialistas, gestores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater avanços e desafios da abordagem integrada entre saúde humana, animal e ambiental.

Consolidado como o principal espaço de discussão sobre Saúde Única no Estado, o simpósio tem como foco o fortalecimento da governança intersetorial, a inovação em políticas públicas e a promoção da sustentabilidade por meio de ações conjuntas entre diferentes setores e instituições.

A abertura do evento destacou a importância da integração entre ciência, gestão e sociedade para enfrentar desafios contemporâneos como as mudanças climáticas, o uso de agrotóxicos, a segurança alimentar e a preservação ambiental.

A secretária de Estado de Saúde em exercício, Crhistinne Maymone, reforçou o compromisso com a implementação de políticas públicas pautadas na Saúde Única, agora contemplada no Plano Plurianual (PPA).

“O evento evidencia a força da união entre diversas instituições e segmentos para consolidar a Saúde Única como política pública essencial ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações”, destacou Crhistinne.

O secretário adjunto da SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Henrique Falcette, destacou que a Saúde Única representa uma ferramenta estratégica de educação e conscientização.

“Mais do que uma abordagem, ela é uma ferramenta que estimula a comunicação e integração entre os órgãos de governo, permitindo que atuemos em impactos que afetam o presente e o futuro”, disse Falcette.

A superintendente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, Joanice Battilani, reforçou a relevância do órgão no controle da poluição e na defesa das comunidades tradicionais.

“Nosso compromisso é promover ambientes equilibrados, essenciais à qualidade de vida, e o Ibama tem um papel fundamental nesta missão”, afirmou Battilani.

O chefe da Embrapa Gado de Corte, Antônio Rosa, ressaltou a contribuição da ciência e da pesquisa para o desenvolvimento sustentável. “A Saúde Única é uma visão ampla: precisamos de água, solo e alimentos saudáveis para garantir o equilíbrio do ciclo da vida. Não é apenas sobre o ser humano”, destacou Antônio.

O coordenador distrital do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), Lindomar Terena, pontuou os desafios enfrentados na atenção primária aos povos indígenas e os impactos das mudanças climáticas nas comunidades tradicionais.

“Não se faz saúde indígena sozinha, sem a parceria dos municípios e do governo”. Terena destacou ainda a influência das mudanças climáticas na saúde e na agricultura, apontando a insegurança no planejamento e maus hábitos adquiridos. “Nós não temos condições de plantar em tempo certo, como era no passado e passamos então a consumir mais produtos industrializados”, debates como esses são fundamentais para todos os povos”, destacou Lindomar.

A vice-presidente do COSEMS/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Aline Cauneto, ressaltou a importância da integração entre setores e a necessidade de manter o diálogo entre as áreas da saúde, meio ambiente e agricultura.

“Esses debates fazem a diferença na nossa vida, especialmente após a pandemia da Covid-19, que mostrou a importância do trabalho colaborativo e territorializado”, afirmou Aline.

Com programação que segue até esta quarta-feira (15), o III Symposium One Health – Saúde Única conta com mesas-redondas, palestras e debates sobre temas como hospitais verdes, unidades sustentáveis, inovação tecnológica no SUS, mudanças climáticas e integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento é uma realização da SES, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Saúde Única, em parceria com o Cosems/MS.


 

Leia Também

Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso
Bonito ganha reforço na proteção ambiental com obra de saneamento que protege o Rio Formoso
Equipes da secretaria de Obras estiveram no distrito de Águas do Miranda Investimento
Equipes da secretaria de Obras estiveram no distrito de Águas do Miranda
Prefeitura esclarece afirmações sobre destinação de recursos no orçamento municipal Política
Prefeitura esclarece afirmações sobre destinação de recursos no orçamento municipal
Amanhã é dia de mais uma ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Em Bonito
Amanhã é dia de mais uma ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
Prefeito de Bonito recepciona ministro do STF André Mendonça durante visita à cidade Política
Prefeito de Bonito recepciona ministro do STF André Mendonça durante visita à cidade
Josmail recebe representante do Distrito Águas do Miranda Política
Josmail recebe representante do Distrito Águas do Miranda
Prefeito se reúne com líder da gestão na Câmara Municipal Política
Prefeito se reúne com líder da gestão na Câmara Municipal
Prefeito se reúne com Luiz Henrique Nascimento em Bonito Política
Prefeito se reúne com Luiz Henrique Nascimento em Bonito
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS Ação do Bem
Seu Abraço Aquece arrecada mais de 192 mil peças para 586 instituições de todos os municípios de MS
Prefeitura de Bonito esclarece retirada de madeira realizada em apoio ao IBAMA e Polícia Ambiental Destaque
Prefeitura de Bonito esclarece retirada de madeira realizada em apoio ao IBAMA e Polícia Ambiental
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.