Menu
quinta, 10 de setembro de 2026
Busca
INTERNET BONITO
Maníaco da Cruz

Maníaco da Cruz faz 'greve de fome' e se nega a tomar remédios em MS

30 Set 2015 - 08h20Por G1

Após uma "greve de fome" no Instituto Penal, em Campo Grande, o jovem que ficou conhecido como Maníaco da Cruz, pelo assassinato brutal de três pessoas, foi encaminhado para atendimento médico na tarde desta terça-feira (29). Ao G1, a assessoria de imprensa da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) ressaltou que ele se recusou a receber a alimentação desde a noite do dia anterior.

O órgão ressaltou que a medida se faz necessária porque o jovem também não aceitou tomar os remédios prescritos, além de apresentar "comportamento irregular e confuso". O Corpo de Bombeiros o encaminhou, por volta das 17h (horário de MS), para uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do bairro Aero Rancho, após recomendações do setor de psiquiatra do Instituto Penal de Campo Grande.

Em nota, a Agepen ainda esclareceu que a saída do interditado objetiva apenas" oferecer a ele um atendimento mais completo neste momento, retornando na sequência ao presídio". A ação ainda possui a escolta da Polícia Militar.

A assessoria ainda informou que a Agepen continua buscando, junto a outros estados, a possibilidade de transferência do jovem para um hospital psiquiátrico. No entanto, até o momento, apenas São Paulo respondeu, alegando impossibilidade de cedência de vaga. Enquanto isso, ele permanece em uma estrutura do Instituto Penal, que conforme a assessoria, estaria dentro das normas possíveis de segurança e saúde.

Surto
Há nove dias, o jovem teve um surto e agrediu um agente penitenciário com um cabo de vassoura, no mesmo local.

Na segunda-feira (21), o diretor-presidente do Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa, confirmou ao G1 o surto do Maníaco e informou que o rapaz fica em ala isolada dos demais presos. Stropa reconheceu a complexidade do caso.

Entenda o caso
O jovem ficou conhecido como Maníaco da Cruz, por matar três pessoas no munícipio de Rio Brilhante, a 150 quilômetros de Campo Grande. Os crimes ocorreram no ano de 2008, quando ele estava com 16 anos. Na ocasião, ele foi apreendido e cumpriu medida socioeducativa em Unidade Educacional de Internação (Unei). Aos 21 anos, quando atingiu a maioridade penal, deveria ter sido solto, conforme a lei, mas laudos médicos atestavam que ele poderia voltar a matar.

Desde então, o jovem não pode ser reinserido ao convívio social. Porém, também não consegue internação em manicômio judiciário para tratamento psiquiátrico, como foi determinado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS). Nesse impasse, o Maníaco da Cruz continua preso, mantido em ala especial de saúde, onde recebe tratamento psiquiátrico.

Leia Também

Ladrão invade casa, faz limpa e sofre acidente com carro da vítima Em MS
Ladrão invade casa, faz limpa e sofre acidente com carro da vítima
Presa por matar marido a facada em MS é irmã de vítima de feminicídio Caso de Polícia
Presa por matar marido a facada em MS é irmã de vítima de feminicídio
Idoso é atingido por tiro acidental da própria arma durante caça a javali em MS Policial
Idoso é atingido por tiro acidental da própria arma durante caça a javali em MS
Ladrão invade agência do Detran, arromba portas e furta celulares Em Anastácio
Ladrão invade agência do Detran, arromba portas e furta celulares
Justiça condena morador a indenizar vizinho por ofensas de cunho racial e relacionadas à deficiência Destaque
Justiça condena morador a indenizar vizinho por ofensas de cunho racial e relacionadas à deficiência
Homem sofre tentativa de assassinato e é baleado quatro vezes em MS Caso de Polícia
Homem sofre tentativa de assassinato e é baleado quatro vezes em MS
Briga entre vizinhos por choro de crianças tem ameaça de morte e homem ferido Caso de Polícia
Briga entre vizinhos por choro de crianças tem ameaça de morte e homem ferido
Homem é encontrado morto com sinais de queimaduras e ferimentos no rosto Sob investigação
Homem é encontrado morto com sinais de queimaduras e ferimentos no rosto
Adolescente é esfaqueado pelo irmão durante briga em MS Caso de Polícia
Adolescente é esfaqueado pelo irmão durante briga em MS
Mulher pede socorro à mãe ao ser trancada casa pelo companheiro Caso de Polícia
Mulher pede socorro à mãe ao ser trancada casa pelo companheiro
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.