A PMA (Polícia Militar Ambiental), durante fiscalização ambiental em uma fazenda localizada na zona rural de Campo Grande, na estrada das Caieiras, a 30 km da cidade, Policiais Militares Ambientais de Bela Vista autuaram um proprietário rural por exploração de madeira especialmente protegida por lei em área de reserva legal, que também é protegida legalmente.
O fazendeiro, de 51 anos, derrubou diversas árvores da espécie aroeira, bem como de outras espécies como angico e ipê, sem autorização ambiental e transformava a madeira em palanques, esticadores e estacas para cerca, que eram armazenados em vários pontos da fazenda.
Segundo a PMA, foram apreendidos 205 palanques, 43 esteios e 910 estacas aroeira, medindo 30m³, além de 78 lascas e duas toras de ipê e uma tora de angico.
O infrator, residente em Bela Vista, foi autuado administrativamente e multado em R$ 71.500,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a dois anos de reclusão.
A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.
Leia Também

Com mais chuvas e baixas temperaturas, 1º semestre deste ano teve redução de 92,8% da área quei

Bodoquena realiza Arraiá Pé de Serra amanhã

Sebrae/MS abre processo seletivo com vagas em Campo Grande, Dourados e Corumbá

Bonito participa do 1º Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

Jovem bonitense representa a cidade em Campeonato Brasileiro de Velocross no Paraná

Banda Municipal fez uma visita especial à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Prefeitura inicia reforma da cozinha do hospital com recursos próprios

Inscrições abertas para o IX Meeting Nacional de Farmácia Clínica

Governo de MS regulamenta lei para proteger o bom pagador e combater a concorrência desleal
