Menu
terça, 8 de julho de 2025
Busca
AGUA BONITO
Destaque

Em parceria com UEMS e Fundect, projeto que populariza ciência vence prêmio nacional de boas prática

Além das ações audiovisuais, o projeto promoveu intervenções teatrais e jogos em escolas públicas

4 Jul 2025 - 16h44Por Comunicação UEMS

O projeto “MS+Ciência” conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Boas Práticas em Ciência, Tecnologia e Inovação, concedido pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A premiação foi entregue nessa quinta-feira (3), em evento realizado na sede da Fapesp, em São Paulo, com a presença de dirigentes das principais instituições de ciência do Brasil como Ministério da Ciência e Tecnologia, Capes, CNPq, Finep e Inpi.

Para o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, a conquista reforça o protagonismo que Mato Grosso do Sul vem tendo no cenário nacional de ciência e inovação. “Este Prêmio é uma conquista da comunicação de Mato Grosso do Sul, especificamente por se tratar de um projeto de popularização da ciência e tecnologia, com foco nos jovens e nas comunidades. Ficamos imensamente felizes em fomentar este grande projeto em parceria com a UEMS, e agora premiado como o melhor do Brasil. Nosso estado segue inovando em boas práticas para os cidadãos”, afirma.

Concorrendo na categoria “Desenvolvimento de Ecossistemas de CT&I”, o projeto realizado em parceria entre Fundect e UEMS, superou iniciativas de peso como o “Apoio a Indicações Geográficas: unindo Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional”, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro  (Faperj), que ficou em segundo lugar, e o “Ciência na Mesa: um olhar sobre o papel da CT&I no combate à fome”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que conquistou a terceira colocação.

Coordenador e pesquisador André Mazini recebendo o prêmio

Coordenado pelo jornalista e pesquisador André Mazini, que atua há mais de 15 anos com popularização da ciência, o MS+Ciência foi criado principalmente a partir dos dados da Pesquisa de Percepção Pública sobre Ciência e Tecnologia no Brasil (MCTI, 2019). O estudo revelou que apesar do grande interesse manifestado pelos brasileiros sobre temas relacionados à ciência, a população do país apresenta índices muito baixos de conhecimento na área. Mais de 90%, por exemplo, não consegue mencionar o nome de nenhum cientista, e 88% não é capaz de mencionar o nome de nenhuma instituição produtora de ciência nacional, incluindo universidades. A partir desse cenário, o projeto estruturou suas ações de comunicação e engajamento social.

Com forte presença digital, os conteúdos dos canais @midiaciencia somaram em 2024 mais de 695 mil visualizações no Instagram, 297 mil no YouTube, 49 mil no Facebook e 470 mil no TikTok. O projeto também inovou na televisão aberta com o programa “Papo de Ciência”, exibido em todas as regiões do estado pela TV Educativa, no formato descontraído de “mesacast”, aproximando cientistas do público geral.

Além das ações audiovisuais, o projeto promoveu intervenções teatrais e jogos em escolas públicas, com o objetivo de provocar a curiosidade científica por meio de experiências lúdicas e disruptivas na rotina escolar.

“Esse prêmio mostra que a qualidade da produção científica de Mato Grosso do Sul é reconhecida nacionalmente. É um símbolo da aposta que o Estado tem feito em fazer com que o conhecimento científico chegue de fato até a população”, destaca André Mazini.

Ele ainda comemora a repercussão nacional e internacional do projeto, que em 2024 participou de uma ação conjunta com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro e será uma das atrações da Reunião Anual da SBPC em Recife-PE deste ano, o maior evento de ciência da América Latina, com a exibição do documentário Mulheres na Ciência. Internacionalmente, o projeto já desenvolveu ações na Argentina, Colômbia e Paraguai, consolidando as conexões do estado com a América do Sul na área de popularização da ciência.

“O sucesso desse projeto só é possível graças à sensibilidade que diferentes instituições sul-mato-grossenses têm tido ao trabalhar articuladamente para valorizar o conhecimento científico e em fazer com que ele seja acessível à população”, conclui.

 

Leia Também

Prefeitura de Bonito promove capacitação para guias de turismo e colaboradores da Gruta do Lago Azul Investimento
Prefeitura de Bonito promove capacitação para guias de turismo e colaboradores da Gruta do Lago Azul
Miranda investe em obras e equipamentos de mobilidade, saúde, educação e infraestrutura MS Ativo Municipalismo
Miranda investe em obras e equipamentos de mobilidade, saúde, educação e infraestrutura
Bonito inicia comemorações dos 77 anos com mais de R$ 55 milhões em obras Investimento
Bonito inicia comemorações dos 77 anos com mais de R$ 55 milhões em obras
Prefeito Josmail recebe visita de Jango Busanello e destaca parceria e amizade Destaque
Prefeito Josmail recebe visita de Jango Busanello e destaca parceria e amizade
Lançamento e entrega de obras marcam início das comemorações dos 77 anos de Bonito Investimento
Lançamento e entrega de obras marcam início das comemorações dos 77 anos de Bonito
Prefeito Josmail prestigia tradicional Torneio de Futebol no Assentamento Guaicurus Política
Prefeito Josmail prestigia tradicional Torneio de Futebol no Assentamento Guaicurus
Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés e Máquinas está com inscrições abertas Atenção população
Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial de Convés e Máquinas está com inscrições abertas
Mato Grosso do Sul lança panorama racial que aponta caminhos para equidade e cidadania Política
Mato Grosso do Sul lança panorama racial que aponta caminhos para equidade e cidadania
Prefeitura de Bonito participa de encontro técnico sobre arborização urbana e segurança  Política
Prefeitura de Bonito participa de encontro técnico sobre arborização urbana e segurança
Prefeitura de Bodoquena firma ampliação de prazo para crédito consignado com a Caixa Econômica Economia
Prefeitura de Bodoquena firma ampliação de prazo para crédito consignado com a Caixa Econômica
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.