A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ainda no início deste mês, uma multa para a utilização ou comercialização não autorizada de qualquer produto que não tenha sido homologado ou certificado pelo órgão, como celulares e as famosas TV Box, que transforma uma TV comum em smart, mas que em modelos piratas permitem que você assista conteúdo de TV a cabo “de graça”.
Para Pessoa Física e Microempreendedor Individual (MEI) foi estabelecida uma multa de R$ 110,00 em infração leve, e uma de até R$ 30 milhões para Empresa de Grande Porte em caso de infração grave.
Apesar da determinação da Anatel, uma pessoa só será punida caso ela seja denunciada à agência, que irá instaurar uma investigação para decidir se a realmente cometeu a infração, e somente após o processo que a multa será aplicada.
A Anatel também abriu uma consulta pública para avaliar a conformidade de equipamentos TV Box, já que as versões não modificadas dos aparelhos transformam televisores comuns em smartTVs, algo que é utilizado pela população para acompanhar a evolução da tecnologia sem a necessidade de comprar outra TV.
A proposta apresenta a criação de uma verificação em softwares e aplicativos nos equipamentos homologados pela Anatel, porém, as operadoras Claro, Vivo e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) questionaram a eficácia da medida e foram contra a criação da consulta.
Leia Também

Amigos se despedem de motociclista morto em MS

Painel solar é furtado de fazenda na zona rural de Bodoquena

Mulher é detida após som alto e ameaças durante a madrugada em Bonito

Idoso é agredido com socos e pauladas após ter casa invadida por vizinho em MS

Mãe, filha e bebê que morreram após acidente serão sepultados hoje em Mato Grosso do Sul

Homem é encontrado morto com foice cravada na cabeça em MS

Motociclista bate em carro, atinge placa e morre em MS

Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz autor em Bodoquena

Mulher denuncia ameaças do ex-companheiro em Bonito
