A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ainda no início deste mês, uma multa para a utilização ou comercialização não autorizada de qualquer produto que não tenha sido homologado ou certificado pelo órgão, como celulares e as famosas TV Box, que transforma uma TV comum em smart, mas que em modelos piratas permitem que você assista conteúdo de TV a cabo “de graça”.
Para Pessoa Física e Microempreendedor Individual (MEI) foi estabelecida uma multa de R$ 110,00 em infração leve, e uma de até R$ 30 milhões para Empresa de Grande Porte em caso de infração grave.
Apesar da determinação da Anatel, uma pessoa só será punida caso ela seja denunciada à agência, que irá instaurar uma investigação para decidir se a realmente cometeu a infração, e somente após o processo que a multa será aplicada.
A Anatel também abriu uma consulta pública para avaliar a conformidade de equipamentos TV Box, já que as versões não modificadas dos aparelhos transformam televisores comuns em smartTVs, algo que é utilizado pela população para acompanhar a evolução da tecnologia sem a necessidade de comprar outra TV.
A proposta apresenta a criação de uma verificação em softwares e aplicativos nos equipamentos homologados pela Anatel, porém, as operadoras Claro, Vivo e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) questionaram a eficácia da medida e foram contra a criação da consulta.
Leia Também

Avó de menina autista flagrou entregador sem roupa abusando da neta em MS

Rapaz com mandado de prisão por tráfico é capturado pela Guarda Civil em Bonito

Telefone 190 está fora do ar em Bonito; veja onde ligar para solicitar equipe

Jovem morre após bater motocicleta contra poste em MS

Homem mata cunhado durante discussão por dívida em MS

Presídios de Mato Grosso do Sul recebem 7ª fase da Operação MUTE

Ladrão de MS bloqueava rastreamento de tornozeleira para realizar roubos

Laudo para confirmar causa da morte de bebê deve sair em 15 dias

Pastor é preso acusado de estuprar menores em MS
