Menu
quarta, 22 de julho de 2026
Busca
INTERNET BONITO
Caso de Polícia

Suposto pastor que cobrava por 'curas milagrosas' é condenado por estelionato

Criminoso atraía vítimas na internet prometendo fazer cicatrizes desaparecerem imediatamente

11 Dez 2025 - 07h47Por Redação/ Bonito Informa

A Justiça de Mato Grosso condenou um homem pelo crime de estelionato praticado em Dourados. Segundo o TopMídiaNews e conforme informações do Ministério Público, o réu se apresentava como pastor e missionário e usava a fé de fiéis para obter vantagem econômica indevida, prometendo curas impossíveis — como desaparecimento imediato de cicatrizes e reconstrução de órgãos.

Durante a sustentação oral, o Promotor de Justiça destacou:

“É fundamental esclarecer que não se está julgando a crença ou a atividade sacerdotal, garantias constitucionais irrevogáveis, mas sim a exploração maliciosa da fragilidade humana [...] O cenário revelou uma lógica de que 'quanto maior a doação, maior a graça', levando fiéis a entregarem bens valiosos e até crianças a doarem suas economias.”

Conforme a denúncia, o crime ocorreu em 2016. O acusado mantinha canais no YouTube e Facebook com vídeos de supostos milagres, como "Ele ora e cicatrizes desaparecem", "Cega de nascença volta a enxergar" e "Mulher tem seio reconstruído na hora". Uma vítima de Dourados, com cicatriz na perna, custeou cerca de R$ 4 mil em despesas de viagem, hospedagem e outros gastos do réu e de sua família, acreditando na promessa de cura.

Durante cultos em Campo Grande, o pastor expôs a cicatriz da vítima diante dos presentes e, ao não ocorrer o “milagre”, a culpava por falta de fé, chamando-a de “pecadora”.

Na sentença, o Magistrado afastou a tese de doações voluntárias e afirmou que "a promessa de cura por meio de orações e atos religiosos, quando vinculada à exigência de pagamento (...), caracteriza-se o elemento essencial do estelionato: a fraude". O Juiz ressaltou ainda que o Estado não interfere na liberdade religiosa, mas "o Direito Penal não pode ignorar o uso da fé alheia para auferir benefícios indevidos mediante promessas falsas".

Comprovado o dolo, o pastor foi condenado a um ano de reclusão, mais 10 dias-multa, em regime inicial aberto. A pena privativa de liberdade foi substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período.

 

Saiba Mais

Pastor é preso acusado de estuprar menores em MS Caso de Polícia
Pastor é preso acusado de estuprar menores em MS
Mulher em coma após ataque de pastor alemão ganha alta Alívio
Mulher em coma após ataque de pastor alemão ganha alta
Homem invade igreja e espanca pastor durante culto em Campo Grande POLÍCIA
Homem invade igreja e espanca pastor durante culto em Campo Grande

Leia Também

Homem é preso ao matar suposto amante da companheira a facadas Caso de Polícia
Homem é preso ao matar suposto amante da companheira a facadas
Tritem carregada de eucaliptos pega fogo em rodovia de MS Susto
Tritem carregada de eucaliptos pega fogo em rodovia de MS
Homem agride esposa com soco e puxão de cabelo e morre na sequência  Em MS
Homem agride esposa com soco e puxão de cabelo e morre na sequência
Jovem é morto a tiros em Mato Grosso do Sul Caso de Polícia
Jovem é morto a tiros em Mato Grosso do Sul
Morto pelo atual da ex costumava frequentar a casa por conta do filho pequeno Em MS
Morto pelo atual da ex costumava frequentar a casa por conta do filho pequeno
Suspeito de matar mulher e amigo disse que 'perdeu a cabeça' Caso de Polícia
Suspeito de matar mulher e amigo disse que 'perdeu a cabeça'
Homem morre durante ataque a tiros e gestante fica em estado grave Caso de Polícia
Homem morre durante ataque a tiros e gestante fica em estado grave
Padrasto é preso suspeito de instalar câmera no banheiro da enteada de 18 anos
Padrasto é preso suspeito de instalar câmera no banheiro da enteada de 18 anos
Trabalhador é encontrado morto três dias depois de desaparecer  Caso de Polícia
Trabalhador é encontrado morto três dias depois de desaparecer
Homem invade residência de ex-companheira em MS Caso de Polícia
Homem invade residência de ex-companheira em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.