A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), participou nesta quarta-feira (14) da 2ª fase da operação “Adolescência Segura”, deflagrada com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A ação, que ocorre simultaneamente em seis estados, visa desarticular uma célula criminosa digital voltada à cooptação e prática de violência entre adolescentes em ambiente virtual.
No estado, a Polícia Civil cumpriu mandado de internação provisória contra um adolescente identificado como integrante de uma organização criminosa. A operação tem como foco o combate a crimes digitais graves cometidos por adolescentes contra outros adolescentes, utilizando plataformas virtuais para a prática de atos como violência simbólica, incentivo à automutilação, estupro virtual e crimes de ódio.
Coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, a operação contou com o apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab/MJSP), além da participação das Polícias Civis de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
No total, foram cumpridos cinco mandados de internação provisória e um mandado de busca e apreensão, todos expedidos pela Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro. Os alvos são adolescentes identificados como líderes e membros ativos de uma organização criminosa, que vinha sendo monitorada desde a primeira fase da operação, realizada em 15 de abril.
Na etapa anterior, a ação desmontou servidores e canais digitais utilizados para disseminação de conteúdo violento e criminoso, resultando na apreensão de provas e identificação de novos suspeitos, o que permitiu o avanço das investigações e a deflagração da nova fase.
Saiba Mais

Jovem é preso após tentar incendiar casa da avó em Jardim

Foragido pelo crime de estupro de vulnerável é preso pela Guarda Civil de Bonito

Acusado de esfaquear professora é localizado e preso em MS
Leia Também

Motorista faz 'cavalinho de pau' e foge da polícia com arma e crianças em veículo

Operação Pantanal: com preparação e planejamento bombeiros mantém atuação em todo o MS

Candidata a vaga de emprego registra denúncia após ouvir recusa por ser mãe

Compra pela internet vira caso de Polícia em Bonito e ladrão debocha de vítima

Morador realizou massagem cardíaca em grávida encontrada morta em MS

Golpe da falsa gerente: homem perde quase R$ 12 mil após videochamada pelo WhatsApp em Bonito

Padrasto é preso por estuprar a enteada de 5 anos em MS

Delegacias de Campo Grande, Batayporã e Jardim fecham na sexta devido ao feriado municipal

Motorista morre em acidente entre caminhões em MS
