Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
- mundo -

Coreia do Norte promete 'devastar impiedosamente' EUA se for atacada

15 Abr 2017 - 15h29Por O GLOBO

PYONGYANG — Em dias de tensão máxima entre Coreia do Norte e EUA, o Exército de Pyongyang disse que "devastará impiedosamente" sua nação inimiga se Washington decidir atacá-la. A declaração vem depois que o governo americano enviou navios de guerra à península coreana, numa clara demonstração de força contra o regime norte-coreano. Em reação, acredita-se, com base em imagens de satélites, que Pyongyang prepara um novo e muito potente teste nuclear, o que, por sua vez, poderia gerar uma resposta militar dos EUA.

Por sua vez, altos funcionários de Inteligência americana disseram à NBC que os EUA estão prontos para lançar um ataque preventivo com seu aparato militar caso tenham certeza de que a Coreia do Norte fará um novo teste nuclear."Nossa ação mais dura contra os Estados Unidos e suas forças navais será tomada de forma tão impiedosa, de modo que os agressores não sobreviverão", disse o Exército em comunicado.

— A Coreia do Norte é um problema, e um problema que será resolvido — disse Trump ontem na Casa Branca, em meio a especulações sobre um novo teste nuclear por parte de militares norte-coreanos.

Enquanto isso, a China pede calma aos dois lados e, nesta sexta-feira, a Rússia expressou preocupação pela perigosa escalada de tensões, pedindo moderação das duas partes para evitar provocações:

— Moscou segue com muita preocupação sobre o aumento das tensões na península coreana. Pedimos a todos os países moderação e alertamos para qualquer ação que possa ser interpretada como uma provocação — declarou o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, à imprensa.

TESTE NUCLEAR IMINENTE?

O programa nuclear da Coreia do Norte foi um dos principais temas internacionais da campanha eleitoral de Trump. Ontem, fotos de satélite indicaram que Pyongyang prepara um novo teste nuclear — o sexto e possivelmente mais destrutivo em uma década — que poderia ser realizado amanhã, em comemoração ao 105º aniversário de Kim Il-sung, avô do atual líder e fundador da Coreia do Norte.

O presidente determinou o envio do porta-aviões Carl Vinson e de mais três navios de guerra para a península coreana. O Japão, que alterou em setembro passado sua Constituição para permitir o envolvimento militar no exterior, afirmou que mandará navios de guerra para acompanhar a força-tarefa americana. As tensas relações entre Tóquio e Pyongyang atingiram seu ponto mais crítico este ano, após foguetes norte-coreanos caírem em águas japonesas no início do mês passado.

— É possível que a Coreia do Norte já tenha desenvolvido a capacidade de incluir ogivas de gás sarin em seus mísseis — alertou o premier japonês, Shinzo Abe, ao Parlamento.

Cenário de tensão

EUA realizaram ataques em dois países e enviaram força-tarefa naval à Península Coreana, enquanto Coreia do Norte aumenta preparativos para teste nuclear

13/4/2017

 

COREIA DO NORTE

Imagens de satélite do campo de Punggye-ri indicam que país está pronto para seu 6º teste nuclear desde 2006. No dia 5 de abril, Pyongyang disparou um Scud no mar, e o regime vem fazendo testes com motores mais poderosos para seu programa de mísseis balísticos com a intenção de desenvolver projéteis que atinjam os EUA

6/4/2017

13/4/2017

10/4/2017

SÍRIA

AFEGANISTÃO

CINGAPURA

Dois destróieres americanos no Mediterrâneo atacam base aérea de Assad de onde teriam saído aviões para bombardeio químico a cidade rebelde. Foram disparados 59 mísseis Tomahawk

EUA usam pela primeira vez sua arma não nuclear mais poderosa. A GBU-43, chamada de Mãe de Todas as Bombas, pesa 10T e devasta tudo num raio de 1km. Criada em 2002, foi usada contra o Estado Islâmico

Pentágono envia à Península Coreana para manobras um grupo de ataque naval composto pelo porta-aviões Carl Vinson e dois destróieres e um cruzador equipados com sistemas antimísseis

Temeroso de uma radicalização no enfrentamento entre os EUA e a Coreia do Norte, o presidente chinês, Xi Jinping, que já esteve com Trump há uma semana na Flórida, telefonou para o americano pedindo uma resolução pacífica para o aumento das tensões na Península Coreana. No Twitter, Trump já deixara claro dois dias antes que esperava a intervenção da China, mas sugeriu estar preparado para agir de qualquer maneira.

“A Coreia do Norte está procurando encrenca. Se a China decidir ajudar, será ótimo e estou confiante de que eles lidarão com o tema da maneira apropriada. Caso contrário, resolveremos sem eles”.

O chanceler chinês, Wang Yi, reforçou o pedido de calma.

— Força militar não resolverá a questão. Em meio a tensões, devemos encontrar uma oportunidade para retomar diálogos.

Na Coreia do Norte, fontes ligadas ao governo afirmam que o país está pronto para entrar em guerra “caso os americanos voltem a bombardear”, uma referência aos ataques americanos durante a Guerra da Coreia, no início dos anos 1950, constantemente recordados pela mídia estatal.

— Os agressivos atos de guerra por parte dos EUA estão se tornando cada vez mais inconsequentes — afirmou um funcionário do governo à CNN. — Governos americanos anteriores atacaram países que não tinham armas nucleares, e o de Trump não é diferente. Estamos à beira da guerra.

O jornal estatal chinês “Global Times” também indicou que o risco de conflito militar é o maior desde o primeiro teste norte-coreano em 2006. Segundo o diário, o recente ataque ordenado por Trump à base aérea de Al-Shayrat — o primeiro dos EUA às forças do ditador Bashar al-Assad, acusado de usar armas químicas — dá mais peso às advertências do presidente sobre o uso da força contra Pyongyang.

Leia Também

Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS Caso de polícia
Homem mata cachorro com golpes de enxada e depois enterra no quintal em MS
PM e PC prendem bêbado que assediou  adolescente em Bodoquena   Prisão
PM e PC prendem bêbado que assediou adolescente em Bodoquena  
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS Triste
'Nem um animal deveria morrer desta forma', diz mãe de jovem carbonizado em MS
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca Caso de polícia
Polícia Militar em Bodoquena realiza prisão de passageiro que transportava folha de coca
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS Acidente fatal
Cunhado descobriu acidente através de GPS em moto emprestada em MS
Tratorista é preso após ameaçar funcionário de fazenda em MS Prisão
Tratorista é preso após ameaçar funcionário de fazenda em MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível Segurança Pública
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Motociclista morre em acidente na BR-262 Acidente
Motociclista morre em acidente na BR-262
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Morre homem atropelado por caminhão em Mato Grosso do Sul
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura' Interrogatório
Assassino de garota de programa cita bíblia e diz que a matou por ser 'impura'
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.