Menu
domingo, 11 de maio de 2025
Busca
GARAJÃO
BONITO - MS - PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

Em Brasília, estudante irá defender projeto de lei que mede níveis de qualidade da água de BONITO

Wesley Ferraz de Oliveira, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Bonifácio Camargo

24 Ago 2016 - 08h58Por Portal da Educativa

Wesley Ferraz de Oliveira, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito, foi o jovem sul-mato-grossense escolhido para representar o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro. Ele é autor de um projeto de lei que prevê a medição dos níveis de qualidade dos rios em cidades que tenham a água como atrativo turístico.

Ainda meio incrédulo, o garoto, comunicativo e cheio de sonhos, conta que a ideia do projeto surgiu do convívio diário com turistas, durante o tempo em que estava no IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena). Segundo ele, os visitantes questionavam a qualidade dos rios, querendo saber se poderiam nadar ou até mesmo beber. “Eles perguntavam: Ela é cristalina, mas mesmo sendo cristalina, pode nadar, utilizar para consumo? Aí fica a pergunta no ar, porque não tem esse meio de medir né”, explica.

Os questionamentos dos turistas acabaram virando o objetivo de Wesley. Ele também quer saber e ter a resposta para quem perguntar, por isso, decidiu elaborar um projeto de lei para que essa medição, não apenas possa ser feita em todas as cidades do país com atrativos turísticos, mas que também, o resultado possa ser exibido nos meios de comunicação locais.

E não pense que a parte mais difícil já passou. Ser selecionado foi apenas o primeiro passo, que trouxe uma série de responsabilidades. Ele precisa participar de mini-cursos e manter o contato diário com os organizadores. Até o dia 26 de setembro, quando assume a cadeira na Câmara, ele precisa saber como funciona a Casa e os critérios básicos para votar em um projeto, já que os jovens vão simular a Jornada Parlamentar e ter a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais, no desempenho de suas funções.

O novo representante de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados é aluno de escola pública desde sempre. Filho de pai pescador e mãe microempreendedora, ele conta que até teira condições de estudar em uma escola particular, ou em uma universidade privada, mas para ele isso não faria diferença, porque “o conhecimento vem para quem busca”.

Segundo ele, cursar uma universidade, se formar, se possível em Direito, trabalhar muito e ser bem sucedido, é um sonho cultivado diariamente, seja nas horas dedicadas ao estágio, ou nas tardes de escola, debatendo com os professores, inclusive com o amigo e mentor no projeto, Elton Teixeira, ou ainda nas noites de trabalho em seu pequeno negócio, também no ramo alimentício.

“A gente tem que buscar o conhecimento. Tem cada professor aí com um conhecimento top, e se a gente buscar, falar professor me ensina, a gente aprende muito. Eu acredito que não é a escola que faz o aluno, mas é o aluno que mostra a cara da escola né”, finaliza.

Leia Também

Sessão Solene marca o início das comemorações dos 45 anos de Bodoquena BODOQUENA 45 ANOS
Sessão Solene marca o início das comemorações dos 45 anos de Bodoquena
Josmail Rodrigues, será homenageado com Troféu Michel Temer como destaque político Política
Josmail Rodrigues, será homenageado com Troféu Michel Temer como destaque político
Fim de semana no Estado será marcado por mudanças no tempo e queda nas temperaturas Clima Tempo
Fim de semana no Estado será marcado por mudanças no tempo e queda nas temperaturas
Congresso estadual defende qualificação, inclusão e modernização das compras públicas em MS Destaque
Congresso estadual defende qualificação, inclusão e modernização das compras públicas em MS
Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira Segurança
Governo de MS nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira
Projeto leva sorrisos e prevenção às escolas de Bonito Destaque
Projeto leva sorrisos e prevenção às escolas de Bonito
Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa  Investimento
Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa
Tudo para sua festa ou evento está na Calisto Conveniência! Turismo
Tudo para sua festa ou evento está na Calisto Conveniência!
Menino de 9 anos é violentado sexualmente por colega em escola de MS Caso de Polícia
Menino de 9 anos é violentado sexualmente por colega em escola de MS
Hospital de Bodoquena recebe novos equipamentos e reforço no atendimento médico Investimento
Hospital de Bodoquena recebe novos equipamentos e reforço no atendimento médico
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.