Menu
segunda, 1 de maro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO
BONITO - MS - PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO

Em Brasília, estudante irá defender projeto de lei que mede níveis de qualidade da água de BONITO

Wesley Ferraz de Oliveira, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Bonifácio Camargo

24 Ago 2016 - 08h58Por Portal da Educativa

Wesley Ferraz de Oliveira, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, em Bonito, foi o jovem sul-mato-grossense escolhido para representar o Estado no Parlamento Jovem Brasileiro. Ele é autor de um projeto de lei que prevê a medição dos níveis de qualidade dos rios em cidades que tenham a água como atrativo turístico.

Ainda meio incrédulo, o garoto, comunicativo e cheio de sonhos, conta que a ideia do projeto surgiu do convívio diário com turistas, durante o tempo em que estava no IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena). Segundo ele, os visitantes questionavam a qualidade dos rios, querendo saber se poderiam nadar ou até mesmo beber. “Eles perguntavam: Ela é cristalina, mas mesmo sendo cristalina, pode nadar, utilizar para consumo? Aí fica a pergunta no ar, porque não tem esse meio de medir né”, explica.

Os questionamentos dos turistas acabaram virando o objetivo de Wesley. Ele também quer saber e ter a resposta para quem perguntar, por isso, decidiu elaborar um projeto de lei para que essa medição, não apenas possa ser feita em todas as cidades do país com atrativos turísticos, mas que também, o resultado possa ser exibido nos meios de comunicação locais.

E não pense que a parte mais difícil já passou. Ser selecionado foi apenas o primeiro passo, que trouxe uma série de responsabilidades. Ele precisa participar de mini-cursos e manter o contato diário com os organizadores. Até o dia 26 de setembro, quando assume a cadeira na Câmara, ele precisa saber como funciona a Casa e os critérios básicos para votar em um projeto, já que os jovens vão simular a Jornada Parlamentar e ter a oportunidade de experimentar o dia a dia dos deputados federais, no desempenho de suas funções.

O novo representante de Mato Grosso do Sul na Câmara dos Deputados é aluno de escola pública desde sempre. Filho de pai pescador e mãe microempreendedora, ele conta que até teira condições de estudar em uma escola particular, ou em uma universidade privada, mas para ele isso não faria diferença, porque “o conhecimento vem para quem busca”.

Segundo ele, cursar uma universidade, se formar, se possível em Direito, trabalhar muito e ser bem sucedido, é um sonho cultivado diariamente, seja nas horas dedicadas ao estágio, ou nas tardes de escola, debatendo com os professores, inclusive com o amigo e mentor no projeto, Elton Teixeira, ou ainda nas noites de trabalho em seu pequeno negócio, também no ramo alimentício.

“A gente tem que buscar o conhecimento. Tem cada professor aí com um conhecimento top, e se a gente buscar, falar professor me ensina, a gente aprende muito. Eu acredito que não é a escola que faz o aluno, mas é o aluno que mostra a cara da escola né”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação | Prefeitura de Laguna Carapã COMBATE AO CORONAVÍRUS
Para conter Covid-19, cidade de MS mantém proibição de eventos e até de sinuca
AUXÍLIO EMERGENCIAL
Cadastro para nova rodada do auxílio emergencial em 2021
ALERTA EM MS
Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas e pede para população evitar áreas alagadas
O prefeito esteve no local durante o período da manhã no último domingo. BONITO - MS - ZONA RURAL DE QUALIDADE
Trabalhos nas estradas da zona rural são intensificado mesmo aos sábados e domingos em Bonito (MS)
NOTA MS PREMIADA SORTUDOS DO NOTA MS PREMIADA
BONITO, Guia Lopes, Jardim e Miranda, estão na lista dos ganhadores do mês do Nota MS Premiada
PESCA ESPORTIVA PESCA ESPORTIVA 2021
Começa hoje a temporada de pesca com cota de 2020 valendo: 01 exemplar e 05 piranhas
RESUMO DAS NOVELAS
Confira o que vai acontecer no resumo das novelas desta segunda-feira
PREVISÃO PARA O MÊS DE MARÇO
Chuva e calor intenso e acima da média, confira a previsão para o mês de março
PAGAMENTO NA CONTA
Governo de MS deposita salários de fevereiro nesta segunda-feira (1°); folha é de R$ 392 milhões
FUNTRAB BORA TRABALHAR
Com vagas em Miranda, Jardim e Guia Lopes, Funtrab começa mês com 1.066 vagas em 26 cidades de MS