A Justiça de Barcelona aceitou hoje (20), o pedido de liberdade provisória do ex-jogador brasileiro Daniel Alves, condenado por estupro em fevereiro.
Os juízes da Audiência Provincial de Barcelona -- a instância mais alta da Justiça da cidade -- aceitaram deixar Alves em liberdade provisória sob fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões), enquanto a defesa aguarda a sentença definitiva.
Conforme o G1, em fevereiro, Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual -- ele foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona.
O Ministério Público espanhol recorreu da sentença, pedindo mais tempo de prisão, e, na sequência, pediu para que o brasileiro aguardasse a deliberação final em liberdade.
Os juízes determinaram ainda, que, caso a defesa pague a fiança solicitada, todos os passaportes de Daniel Alves serão recolhidos pela Justiça -- além de ser brasileiro, Alves também tem nacionalidade espanhola.
A sentença determinou que, caso pague a fiança e deixe a prisão, Daniel Alves:
É obrigado a manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela -- a jovem é de Barcelona e também vive na capital catalã;
Também não pode tentar se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
Não pode deixar a Espanha;
Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes lhe for solicitado.
"O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: 'Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, ou retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária", disse a sentença.
Na condenação por estupro, a Justiça havia determinado prisão sem fiança para Alves.
A defesa de Daniel Alves não havia informado, até a última atualização desta notícia, se pagará a fiança agora determinada pela Audiência de Barcelona.
Ele está preso no presídio de Brians 2, parte de um complexo prisional a 40 quilômetros de Barcelona, onde Alves tem uma casa.
O brasileiro comprou a residência quando jogava pelo Barcelona, entre 2008 e 2016 -- ele voltou a fazer parte do clube por um ano, entre 2021 e 2022, mas depois deixou o clube. Sua esposa, a modelo espanhola Joana Sanz, vive atualmente na residência, segundo a imprensa espanhola.
Foto: Reprodução/Instagram
Saiba Mais

Bonitense Eduardo Alves, faz registro de uma das maiores Sucuri de Mato Grosso do Sul

Atleta da ABAN Daniel Oliveira conquista o 3 Lugar nos 5Km em prova internacional de Assunção PY

Bonitense Daniel Oliveira atleta da ABAN é destaque em corrida de rua em Ivinhema MS
Leia Também

Sesi MS fará jogo de abertura da Superliga Masculina de Vôlei em MS

Governo de Mato Grosso do Sul abre inscrições para o programa Bolsa Atleta 2025-2026

Ivinhema vence Águia Negra fora de casa e fica perto de voltar à final

Troféus do Estadual 2025 são revelados em reunião na FFMS e impressionam dirigentes de clubes

Operário e Águia Negra avançam e completam fase semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense

Razões pelas quais o Texas Hold'em é o mais escolhido

Operário vence Costa Rica fora de casa e fica a um empate da semifinal

Finalistas em 2023, Costa Rica e Operário abrem disputa por vaga na semifinal

Em disputa direta, Naviraiense vence Coxim e empurra adversário para Série B
