Menu
sbado, 16 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
Educação

ENEM pode ser suspenso em todo o País, pede MPF

2 Nov 2016 - 18h52Por ESTADÃO

FORTALEZA - O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu, nesta quarta-feira, 2, a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para sábado e domingo próximos. O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos fere o princípio da isonomia.

Anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o adiamento foi provocado pela ocupação nas escolas onde 191 mil alunos deveriam fazer as provas.

O problema, segundo o procurador, estaria no fato de não poder ser aplicada a teoria da resposta ao item (TRI) à prova de Redação, prejudicando a igualdade entre os concorrentes. "As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação", sustenta o procurador.

Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil.

Como opção para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os 191 mil que fariam exame nas escolas em que há ocupações. "Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a Redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)", sugere Oscar Costa Filho. 

Orientações básicas para o Enem 2016

Inep. Em seu site, o Inep disse que solicitou à Advocacia Geral da União que "apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará". 
 
A nota do Inep diz ainda que "todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assessoria de Comunicação UEMS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
UEMS investe mais de R$ 13 milhões em bolsas e auxílios para estudantes
CONCURSO DE DESENHO
De iPhone Apple 12 Pro a Nintendo são os prêmios do concurso de desenho, veja como participar
244977902_7026987893993264_4083874121306953071_n VOCÊ JÁ CONHECE BONITO???
BONITO se torna a cidade turística mais procurada de MS, diz Associação de Viagens
UEMS - EDITAL
UEMS publica Edital com vagas para Transferência Externa, confira o cronograma
Simulacro foi recolhido pela polícia - Crédito: Rádio Caçula PÂNICO EM ESCOLA
PÂNICO EM ESCOLA: Adolescente entra com arma de brinquedo em escola em MS
PROCESSO SELETIVO
PRORROGADO prazo para se inscrever no processo seletivo com 250 vagas para estagiários no governo
BONITO - MS - NOVOS UNIFORMES
Projeto Movimente-se recebe novos uniformes em Bonito (MS)
Foto: Chico Ribeiro VOLTA ÀS AULAS 100%
Aulas voltará a ser 100% presenciais a partir de segunda-feira
250 VAGAS NO GOVERNO DE MS
Inscrições abertas para 250 vagas de estágio no Governo com bolsa-auxílio de R$ 1.100
PÂNICO EM ESCOLA
Aluno entra em sala armado e leva pânico a colegas em cidade de MS