FORTALEZA - O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu, nesta quarta-feira, 2, a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para sábado e domingo próximos. O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos fere o princípio da isonomia.
Anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o adiamento foi provocado pela ocupação nas escolas onde 191 mil alunos deveriam fazer as provas.
O problema, segundo o procurador, estaria no fato de não poder ser aplicada a teoria da resposta ao item (TRI) à prova de Redação, prejudicando a igualdade entre os concorrentes. "As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação", sustenta o procurador.
Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil.
Como opção para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os 191 mil que fariam exame nas escolas em que há ocupações. "Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a Redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)", sugere Oscar Costa Filho.
Orientações básicas para o Enem 2016

Deixe seu Comentário
Leia Também

UEMS abre inscrições para a seleção de professor temporário para curso de Medicina

VOLTA ÀS AULAS: Governo de MS decide pela retomada das atividades de forma remota já nesta segunda

Escola tem 7 funcionários que testam positivo para Covid-19 e local é desinfetado em MS

Últimos dias para a inscrição para as 1.052 vagas do processo seletivo da UEMS

Processo Seletivo UEMS segue com inscrições abertas para 1052 vagas

O Rio Sucuri é tão incrível que dispensa apresentações, veja como reservar a flutuação em Bonito

Terminam nesta quinta as inscrições para processo eletivo em 03 escolas da Rede Estadual de Ensino

Governo realiza chamada para 205 servidores administrativos aprovados em concurso da REE

Cultura e Juventude realizará encontro on-line para propor ideias e dar voz aos jovens de Bonito
