Menu
segunda, 4 de dezembro de 2023
Busca
Pizzaria
Educação

ENEM pode ser suspenso em todo o País, pede MPF

2 Nov 2016 - 18h52Por ESTADÃO

FORTALEZA - O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu, nesta quarta-feira, 2, a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para sábado e domingo próximos. O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que o adiamento da prova para mais de 190 mil candidatos fere o princípio da isonomia.

Anunciado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o adiamento foi provocado pela ocupação nas escolas onde 191 mil alunos deveriam fazer as provas.

O problema, segundo o procurador, estaria no fato de não poder ser aplicada a teoria da resposta ao item (TRI) à prova de Redação, prejudicando a igualdade entre os concorrentes. "As provas objetivas seguem a TRI, o que equilibra as chances. Mas as redações não. Isso prejudicaria os candidatos. Logo a Redação que, muitas vezes, decide a classificação", sustenta o procurador.

Por causa da urgência, a ação deverá ser julgada até sexta-feira, véspera do início da seleção. O juiz Ricardo Cunha Porto, da 8ª Vara da Justiça Federal, no Ceará, vai analisar o pedido. Caso o resultado seja positivo, vai valer para todo o Brasil.

Como opção para evitar a suspensão do Enem, o procurador sugere na ação que o Inep adie a aplicação da Redação para todos os candidatos, e não só para os 191 mil que fariam exame nas escolas em que há ocupações. "Peço que o juiz determine que o Inep adote as providências. Aí ele pode adotar o que ele quiser. Ele pode fazer a prova objetiva e deixar só a Redação para fazer depois, todo mundo junto, ou pode levar todo mundo para os dias 3 e 4 (de dezembro)", sugere Oscar Costa Filho. 

Orientações básicas para o Enem 2016

Inep. Em seu site, o Inep disse que solicitou à Advocacia Geral da União que "apresente para a Justiça Federal os fatos que demonstram o grave equívoco na argumentação apresentada pelo Procurador da República Oscar Costa Filho, do Ceará". 
 
A nota do Inep diz ainda que "todo ano, o Enem realiza dois tipos de prova e, consequentemente, duas redações. As provas do Enem têm o mesmo princípio da equivalência garantindo igualdade de condições a todos os inscritos. É lamentável qualquer tentativa que venha gerar insegurança e tumultuar um Exame que afeta a vida de 8,6 milhões de estudantes e seus familiares".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fotos: Eduardo Medeiros BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
FOTOS: INSTAGRAM @dirapaes BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Cena do documentário La Plata Ivygu - Enterros e Guardados, produzido em Bonito (Foto: Reprodução) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Dia das Crianças
Igreja CCB realiza atividades de ação social em alusão ao dia das crianças em Bonito: VEJA FOTOS
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA ÁGUAS DO MIRANDA
Jogos Escolares movimentaram o Distrito Águas do Miranda no final de semana
Foto: Arquivo familiar - Matheus tinha sete anos e cursava a 2ª série do ensino fundamental TRAGÉDIA EM ESCOLA
'Ele estava feliz porque ia ter educação física', diz tia de estudante que morreu após temporal