Menu
sábado, 20 de julho de 2024
Busca
parque das cachoeiras
BONITO BONITENSE

Jornalista lança livro Diálogos do Ócio, homenagem Manoel de Barros na 8ª Feira Literária de Bonito

5 Jul 2024 - 13h16Por Rogério Sanches

O jornalista e escritor João Bosco de Castro Martins, 65, lançou nesta quinta-feira (04), o livro  Diálogos do Ócio, em Bonito. Trata-se de um compilado de décadas de amizade entre o autor e o poeta Manoel de Barros.

João Bosco, paulista vive há mais de 40 anos em Mato Grosso do Sul, tornando-se um filho do estado. No dia 16 de agosto, o livro será lançado na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro (RJ).

O lançamento ocorre durante a 8ª Feira Literária de Bonito (Flib), no espaço Café com Letras, evento que segue até o dia 6 de julho.

Durante a apresentação da obra, o autor rememorou momentos de convivência com o poeta Manoel de Barros. 


“Além da poesia e de tudo que ele foi e representou, o barato era aquele sorriso largo dele na nossa chegada à sua casa”, disse João Bosco. 

A presença de estudantes com idades de 6 a 10 anos, da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, emocionaram Bosco Martins. Na ocasião houve a exposição dos trabalhos dos alunos, supervisionados pela professora rofessora Ligia Cristina Silva, conhecida por coordenar um trabalho inspirado na obra de Manoel de Barros e com inspiração na obra Diálogos do Ócio.

Os alunos fizeram peças artesanais com o que encontraram nos quintais de suas casas. O encantamento com as poesias de Manoel de Barros, alimentou a imaginação que deu estímulo para a criação dos trabalhos. 


“A leitura de seus livros e iniciativas como esta da escola mantêm vivo o Manoel de Barros, ele não morrerá nunca”, disse Bosco Martins, homenageado também pelos alunos da escola com quadro feito com material reciclado sobre a obra do poeta.

“Diálogos do Ócio não é apenas uma bibliografia, mas a relação de amizade por mais de três décadas com Manoel de Barros e sua esposa Stela, reunindo fatos que cercaram a vida de um homem simples”.

Estiveram presentes no lançamento do livro, a curadora da Feira Literária, Maria Adélia Menegazzo, a diretora da Escola Municipal Manoel Inácio de Faria, Roseli Gambin, escritores e o público que prestigiou o evento. 

O LIVRO

O livro “Diálogos do Ócio do escritor Bosco Martins considerada uma   obra essencial aos admiradores e leitores do poeta Manoel de Barros, está ganhando asas...com uma sequência de lançamentos por uma das maiores redes de livrarias do País. Composta de doze lojas físicas no Brasil e em Portugal e da loja virtual (www.livrariatravessa.com.br) a rede Livraria da Travessa que foi  criada pelo mineiro Rui Campos, sendo em 1975 sua primeira incursão no mundo do livro, quando inaugurou a Livraria Muro, em Ipanema, que logo firmou-se como um lugar de encontro, discussão e resistência ao regime militar. O livro “Diálogos do Ócio” ganhou destaque na rede com uma agenda que se inicia na Livraria da Travessa no Rio de Janeiro quando será lançado no próximo dia 16 de julho (terça-feira, às 19 horas), SHOPPING LEBLON. Posteriormente, o livro será lançado em setembro SHOPPING IGUATEMI, Av. Faria Lima, 2232, Piso Jardim Paulistano, São Paulo – quando acontece a   27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 6 a 15 de setembro no Anhembi. Os lançamentos estão previstos, ainda em Brasília pela Livraria na CASAPARK, SGCV/Sul Lote 22 - 4ª. Em Ribeirão Preto, RIBEIRÃO SHOPPING, início de novembro e finalizando com o lançamento no primeiro trimestre de 2025 em Portugal, mais precisamente em Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 46 onde 
o poeta tem muitos leitores e admiradores.

Prêmio Jabuti 2024

Outro componente que acrescentou deleite dos leitores e estudiosos da obra do poeta Manoel de Barros ao livro, foi ter sido selecionado para concorrer e ao prêmio literário na categoria de melhor Biografia-Reportagem deste ano. A 66ª edição do prêmio deve bater o recorde de inscrições de 2022 que foi 4.290 livros inscritos, superando em 25% o volume registrado na edição passada, segundo os organizadores.  Os(as) autores(as) vencedores(as) de cada categoria recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil (exceto Livro Brasileiro Publicado no Exterior). O(a) vencedor(a) da categoria Livro no Ano será premiado(a) com a estatueta e o valor de R$ 100 mil. O livro “Diálogos do Ócio”, com apresentação do jornalista considerado o Repórter do Século José   Hamilton Ribeiro, traz “um inventário de décadas de amizade do autor com o poeta Manoel de Barros”. Ele está  classificado ao Prêmio Jabuti 2024, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que deverá ser divulgado os vencedores, em novembro. A aprovação da inscrição (#125936) do livro como finalista do Prêmio Jabuti 2024 foi comunicada ao jornalista Bosco Martins pela Câmara Brasileira do Livro. “Foi uma grata surpresa, mas sabemos que hoje no mundo literário o legado de Manoel de Barros é uma referência obrigatória. Esse é o compromisso mais importante, o de compartilhar com o mundo cultural a memória desse grande autor do pós-modernismo, isso me anima muito mais do que qualquer outra coisa”, diz o jornalista, escritor e ativista cultural Bosco Martins. “Quem, como a gente vive desse ofício, o momento nos remete as brincadeiras sempre sadias do poeta. Ele gostava de dizer que escrever é fácil – ou impossível. Às vezes até surge de maneira mais simples. Mas aí exige muitas vezes anos de treinamento e um conhecimento prévio sólido e amplo. Escrever é pensar com os dedos. Escrever bem, então, é um objetivo constante e raramente alcançável. Como ensinava o outro grande poeta o  Mario Quintana:se disserem que escreves bem, desconfia. O crime perfeito não deixa vestígios.”

Feira Literária de Bonito

 Antes da agenda nacional e da  classificação no mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL, entre os melhores livros na categoria de reportagem biográfica, “Diálogos do Ócio” já havia sido lançado em Campo Grande, em dezembro, na Casa Quintal Manoel de Barros e sua tiragem física (500 exemplares) está praticamente esgotada, mas o livro pode ser adquirido na Amazon no link: https//a.co/d/3XIVyv7.  Presença destacada desde a primeira edição da Feira Literária de Bonito (Flib) em 2015, Bosco Martins, que é cidadão bonitense por outorga do Legislativo Municipal, lançou  o livro na Flib onde  reservou para o evento os últimos 50 exemplares. Os próximos lançamentos serão com a segunda edição, que virão acrescidos de textos sobre o livro e capa nova.

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo BONITO NA CAPITAL DE MS
Prefeito e deputado discutem o lançamento de cursos de qualificação de idiomas aos guias de turismo
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro VOLTA ÀS AULAS
Rede Estadual de Ensino de MS segue com pré-matrículas abertas até o início de janeiro
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento BONITO - EVENTO
Encontro Internacional de Observação de Aves em Bonito reforça referência de MS no segmento
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito UEMS DE JARDIM
UEMS de Jardim faz o primeiro Tribunal do Júri Simulado realizado pelo Curso de Direito
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda BONITO - DISTRITO ÁGUAS DO MIRANDA
Prefeitura licita empresa para construção de quadra coberta na escola rural no Águas do Miranda
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito BOA FORMA AOS 54 ANOS
Dira Paes impressiona com boa forma durante banho de cachoeira meio à natureza em Bonito
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec! Educação
O futuro brilhante começa com a escolha certa. Seja Funlec!
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Educação
Lançamento! HJ Funlec Bonito esta com vagas de tempo integral na Ed. Infantil estagio 2.
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS) BONITO - MS - CINEMA
Festival de cinema leva produções de alta qualidade a Bonito (MS)
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.