Menu
sábado, 27 de abril de 2024
Busca
parque das cachoeiras
Triste

Sucuri gigante que viralizou em vídeo de biólogo holandês é encontrada morta em Bonito

Cobra gigante foi encontrada morta a tiros às margens do rio Formoso

25 Mar 2024 - 08h45Por G1




Uma sucuri, de quase 7 metros, foi encontrada morta às margens do rio Formoso, em Bonito (MS), nesse domingo (24). As imagens da serpente sem vida logo viralizaram nas redes sociais entre biólogos e documentaristas da vida selvagem, que levantaram alerta para a morte da cobra, Fundamental para biodiversidade.

Entre os especialistas, a cobra era conhecida, tinha até nome: Ana Júlia. O documentarista de vida selvagem Cristian Dimitrius fez a denúncia da morte da sucuri nas redes sociais. Recentemente, o vídeo do biólogo holandês Freek Vonk nadando com a mesma serpente que foi morta viralizou na web.

Ao g1, o produtor audiovisual explicou que a identificação da serpente foi feita a partir das manchas que a serpente tem pelo corpo, que servem como digitais da espécie. Por acompanhar a cobra por mais de 10 anos em expedições, Cristian acessou imagens de arquivo e conseguiu precisar a identificação da sucuri morta.

"Comparei as marcas do rosto, que são como impressões digitais. Ela deve ser a sucuri mais famosa do mundo, totalmente emblemática para a região. Imagens com a serpente já rodaram o mundo", comentou Cristian Dimitrius.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que não foi notificada sobre a morte da cobra. Uma investigação sobre possível crime de maus-tratos só deve ser iniciada após denúncia formal à polícia.

Às margens do rio Formoso, a cobra foi encontrada com um tiro e com o corpo completamente inchado. "Hoje recebi a notícia de que a sucuri foi morta a tiros e seu corpo foi encontrado boiando no rio Formoso. Que tristeza, que raiva!!!! Quem teria feito um absurdo destes????", escreveu o documentarista nas redes sociais.

Ana Júlia foi filmada por Cristian Dimitrius ao longo dos últimos 10 anos. A cobra já foi protagonista de reportagens do g1, documentários especiais da BBC e apareceu em vários conteúdos digitais.

"Todos os anos muitas pessoas vão até a região para fotografar sucuris. Tive o privilégio de fotografar esta sucuri ano passado pela última vez. Agora esta morta, sinto mistura de revolta e tristeza, raiva também!", exclamou o documentarista.

A cobra era acompanhada pela especialista em sucuris, Juliana Terra, há pelo menos 8 anos. Doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), a bióloga lamentou e afirmou que a morte da cobra é algo irreparável para biodiversidade de Bonito.

"Registrei alguns eventos reprodutivos, as gestações e alguns filhotes, além de diversos aspectos da história de vida da sucuri, infelizmente recebo essa notícia", comentou Juliana.
A especialista explica que Ana Júlia era uma sucuri verde. As fêmeas desta espécie, especialmente, são consideradas topo de cadeia, que são animais que podem controlar as populações e presas. A influência da serpente gera um ecossistema balanceado, como a pesquisadora explica.

"Era um animal adulto e saudável, teria ainda pela frente provavelmente muitos eventos reprodutivos para contribuir para a perpetuidade da população de sucuris da região, ela era um símbolo também, conhecida localmente e pelos turistas já que costumava ficar descansando no barranco do rio onde passa o passeio de bote".

Leia Também

Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul Investimento
Governo de MS formaliza convênio e impulsiona obras de infraestrutura em Fátima do Sul
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio Luto na música
Vocalista do grupo Molejo morre no Rio
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha MS em destaque
Desenvolvimento sustentável de MS impressiona cônsul da Alemanha
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda É Hoje
Segundo Festival de Pesca Esportiva começa hoje no Distrito Águas do Miranda
Anderson Leonardo, do Molejo, tem piora, e estado de saúde é gravíssimo Saúde
Anderson Leonardo, do Molejo, tem piora, e estado de saúde é gravíssimo
Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil Oportunidades
Inscrições abertas: prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva Show
Dupla Victor Gregório & Marco Aurélio convida população para Festival de Pesca Esportiva
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação Campeã
Professora da Rede Estadual de Ensino vence prêmio nacional de educação
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.