Menu
segunda, 20 de julho de 2026
Busca
BANNER CALISTO
Cidades

Riedel reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Pantanal

17 Ago 2023 - 07h25Por Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Ao participar na tarde desta quarta-feira (16) da abertura do 1º Fórum Pontes Pantaneiras, o governador Eduardo Riedel  reiterou o compromisso com  o desenvolvimento sustentável do Pantanal  e declarou que o evento acontece num momento extremamente oportuno para o estado, que discute uma legislação específica para o bioma. "O evento também propõe um diálogo e pontes entre diferentes percepções e entendimentos em relação ao bioma Pantanal, não apenas sob a dimensão ambiental, mas pelo aspecto social, econômico, terrritorial e na construção de convicções e convergências, para que possamos sair com o melhor produto possível desta discussão em forma de lei e que garanta ao bioma uma atividade de maneira responsável", destacou.

No discurso de abertura, Riedel disse que o Pantanal traz uma referência cultural para o estado. "São 300 anos de atividade pecuária, e foi neste ambiente que conseguiram manter 80% de preservação do bioma. Estamos diante de um novo momento econômico e social, no qual o meio ambiente também faz parte desta agenda como prioridade para qualquer ente público no Brasil e no mundo inteiro", pontuou.

Para uma plateia composta por pesquisadores, professores, servidores de órgãos ambientais, estudantes e organizadores do evento, o chefe do executivo estadual reiterou que a discussão de um novo modelo sustentável para o Pantanal irá acontecer na Assembleia Legislativa.

O 1º Fórum Pontes Pantaneiras, que acontece em Campo Grande até sexta-feira (18) e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e da FUNDTUR (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), tem como propósito discutir e dar visibilidade aos casos de sucesso no uso sustentável do ecossistema e também discutir soluções para os desafios da região. ´Participam do evento proprietários rurais, comunidades tradicionais, empresários, investidores, artistas, produtores culturais, agentes de turismo, cientistas, organizações não-governamentais, setores públicos estaduais e federal, acadêmicos, educadores, imprensa, povos indígenas e o público em geral.

Para a coordenadora-geral do Fórum Pontes Pantaneiras, Cristina Tófoli, é uma oportunidade de integração das diversas comunidades pantaneiras e de fortalecimento da cooperação como forma de proteger o capital natural local e reforçar o desenvolvimento sustentável. "O Fórum foi pensado como oportunidade de reunir atores interessados na conservação e no desenvolvimento sustentável, reforçando a esperança dos pantaneiros, e principalmente, exaltando a cultura e a natureza do Pantanal".

Em seu pronunciamento, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, registrou que o governo norte-americano reconhece que o Brasil desempenha um papel ímpar e determinante na abordagem da mudança climática global. "Em fevereiro deste ano, os governos dos Estados Unidos e do Brasil reafirmaram o compromisso de priorizar questões relativas às mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e transição às energias renováveis, e com a promoção à diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade com um plano de ação conjunto contra a discriminação étnico racial", enfatizou.  O governo norte-americano apoia o evento por intermédio da sua embaixada no Brasil.

Já o superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, parabenizou a iniciativa e disse que a pasta está à disposição dos debates.

O coordenador-geral de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ronaldo Morato, lembrou de suas origens no Mato Grosso do Sul e que o evento possibilita falar sobre o modo de vida da mulher e do homem pantaneiro.

Pontes Pantaneiras

O Pontes Pantaneiras consolida articulações iniciadas em 2018 durante o workshop “Desenvolvimento de uma Rede de Conservação do Pantanal”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na capital, e é uma realização do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), entidade dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. O IPÊ atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião.

O I Fórum Pontes Pantaneiras ainda conta com a parceria da Embrapa, Instituto Smithsonian Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CENAP/ICMBio) e Universidade Colégio de Londres (UCL).

 

Leia Também

Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho Atenção população
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita Evento
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas Atenção população
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção Investimento
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção
Inmet emite alerta de ventania acima de 100 km/h e baixa umidade para todo MS Clima Tempo
Inmet emite alerta de ventania acima de 100 km/h e baixa umidade para todo MS
Detran-MS registra falhas de conexão após tentativas de invasão; sistemas e dados estão seguros Atenção população
Detran-MS registra falhas de conexão após tentativas de invasão; sistemas e dados estão seguros
Justiça fixa indenização de R$ 20 mil a porteiro vítima de ameaças e intimidação em hospital Em MS
Justiça fixa indenização de R$ 20 mil a porteiro vítima de ameaças e intimidação em hospital
Beneficiários do Bolsa Família são convocados para reunião no dia 23 de julho Atenção população
Beneficiários do Bolsa Família são convocados para reunião no dia 23 de julho
Concurso da Câmara: tem direito à restituição da taxa? Veja como fazer Atenção população
Concurso da Câmara: tem direito à restituição da taxa? Veja como fazer
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.