Menu
quinta, 16 de maio de 2024
Busca
Planejado
Cidades

Riedel reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Pantanal

17 Ago 2023 - 07h25Por Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Ao participar na tarde desta quarta-feira (16) da abertura do 1º Fórum Pontes Pantaneiras, o governador Eduardo Riedel  reiterou o compromisso com  o desenvolvimento sustentável do Pantanal  e declarou que o evento acontece num momento extremamente oportuno para o estado, que discute uma legislação específica para o bioma. "O evento também propõe um diálogo e pontes entre diferentes percepções e entendimentos em relação ao bioma Pantanal, não apenas sob a dimensão ambiental, mas pelo aspecto social, econômico, terrritorial e na construção de convicções e convergências, para que possamos sair com o melhor produto possível desta discussão em forma de lei e que garanta ao bioma uma atividade de maneira responsável", destacou.

No discurso de abertura, Riedel disse que o Pantanal traz uma referência cultural para o estado. "São 300 anos de atividade pecuária, e foi neste ambiente que conseguiram manter 80% de preservação do bioma. Estamos diante de um novo momento econômico e social, no qual o meio ambiente também faz parte desta agenda como prioridade para qualquer ente público no Brasil e no mundo inteiro", pontuou.

Para uma plateia composta por pesquisadores, professores, servidores de órgãos ambientais, estudantes e organizadores do evento, o chefe do executivo estadual reiterou que a discussão de um novo modelo sustentável para o Pantanal irá acontecer na Assembleia Legislativa.

O 1º Fórum Pontes Pantaneiras, que acontece em Campo Grande até sexta-feira (18) e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e da FUNDTUR (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), tem como propósito discutir e dar visibilidade aos casos de sucesso no uso sustentável do ecossistema e também discutir soluções para os desafios da região. ´Participam do evento proprietários rurais, comunidades tradicionais, empresários, investidores, artistas, produtores culturais, agentes de turismo, cientistas, organizações não-governamentais, setores públicos estaduais e federal, acadêmicos, educadores, imprensa, povos indígenas e o público em geral.

Para a coordenadora-geral do Fórum Pontes Pantaneiras, Cristina Tófoli, é uma oportunidade de integração das diversas comunidades pantaneiras e de fortalecimento da cooperação como forma de proteger o capital natural local e reforçar o desenvolvimento sustentável. "O Fórum foi pensado como oportunidade de reunir atores interessados na conservação e no desenvolvimento sustentável, reforçando a esperança dos pantaneiros, e principalmente, exaltando a cultura e a natureza do Pantanal".

Em seu pronunciamento, o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, registrou que o governo norte-americano reconhece que o Brasil desempenha um papel ímpar e determinante na abordagem da mudança climática global. "Em fevereiro deste ano, os governos dos Estados Unidos e do Brasil reafirmaram o compromisso de priorizar questões relativas às mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e transição às energias renováveis, e com a promoção à diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade com um plano de ação conjunto contra a discriminação étnico racial", enfatizou.  O governo norte-americano apoia o evento por intermédio da sua embaixada no Brasil.

Já o superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, José Antônio Roldão, parabenizou a iniciativa e disse que a pasta está à disposição dos debates.

O coordenador-geral de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ronaldo Morato, lembrou de suas origens no Mato Grosso do Sul e que o evento possibilita falar sobre o modo de vida da mulher e do homem pantaneiro.

Pontes Pantaneiras

O Pontes Pantaneiras consolida articulações iniciadas em 2018 durante o workshop “Desenvolvimento de uma Rede de Conservação do Pantanal”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na capital, e é uma realização do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), entidade dedicada à conservação da biodiversidade em bases científicas. O IPÊ atua em pesquisas, formação de profissionais, educação ambiental e programas de geração de renda e negócios sustentáveis que ampliem a responsabilidade socioambiental de comunidades, empresários e formadores de opinião.

O I Fórum Pontes Pantaneiras ainda conta com a parceria da Embrapa, Instituto Smithsonian Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CENAP/ICMBio) e Universidade Colégio de Londres (UCL).

 

Leia Também

Polícia Militar prende três homens acusados de furto em Bonito Prisões
Polícia Militar prende três homens acusados de furto em Bonito
Sebrae realiza Semana do Mei em Bonito Evento
Sebrae realiza Semana do Mei em Bonito
Prefeito de Bonito visita sede da Guarda Municipal Visita Especial
Prefeito de Bonito visita sede da Guarda Municipal
Turismo de MS promove evento de imersão sobre seus destinos turísticos em SP Destaque
Turismo de MS promove evento de imersão sobre seus destinos turísticos em SP
Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro Evento
Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro
Semana do MEI do Sebrae leva palestra com influencer Manu da Peixaria para Corumbá e Bonito Oportunidade
Semana do MEI do Sebrae leva palestra com influencer Manu da Peixaria para Corumbá e Bonito
Governo de MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS Ajuda ao próximo
Governo de MS envia insumos e equipe especializada para auxiliar no resgate de animais no RS
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área Ação de combate
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina Destaque
MS participa do maior evento de observação de aves da América Latina
Governo de MS se mobiliza para minimizar impactos de seca na bacia do Paraguai Ação do bem
Governo de MS se mobiliza para minimizar impactos de seca na bacia do Paraguai
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.