Na PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), Gabriel Diniz Fernandes, 25 anos, está colhendo os frutos da oportunidade de fazer estágio na área de formação. Acadêmico do curso de Jornalismo na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ele está no 10º semestre e já atua como jornalista no setor em que está lotado.
A PGE/MS é responsável por representar judicialmente e prestar consultoria jurídica ao Estado, tanto em juízo quanto fora dele. Além disso, fiscaliza a legalidade dos atos do Poder Executivo. Entre as diversas atividades que o Gabriel exerce para atender as demandas desse órgão, destaca a sua contribuição na equipe com a produção de conteúdo para o site e redes sociais da instituição, além de colaborar com a atualização desses canais e fazer o registro das notícias publicadas, produzindo o clipping. Dentro da PGE/MS ele desempenha essas funções na Coordenadoria de Inteligência Estratégica, onde funciona uma unidade de comunicação.
Para Gabriel, o estágio tem sido fundamental não só para sua formação profissional, mas também para entender a importância do trabalho na gestão pública, como os setores funcionam e se inter-relacionam. “Hoje compreendo melhor como atuar na área de assessoria de comunicação, que é pouco explorada na faculdade. Adquiri uma experiência abrangente, especialmente sobre a relação entre assessores no Governo do Estado e sua interação com a imprensa para obter e transmitir informações. E aprendi sobre as diferentes áreas que compõem a assessoria de comunicação, além do jornalismo, como marketing, publicidade e gestão estratégica”, explica.
Como supervisora do estágio do Gabriel, a Fernanda França Fortuna, coordenadora da unidade de comunicação da PGE/MS, comenta que para ele é uma oportunidade agregadora para a sua carreira de jornalista e seu desenvolvimento pessoal. “Aqui ele desenvolve bem o que é demandado, junto com os demais profissionais e estagiários da área de comunicação. Conseguimos distribuir bem as demandas na equipe que é composta por oito pessoas no total, sendo dois jornalistas, um profissional de marketing, uma cerimonialista, uma assessora linguística e três estagiários. Essa integração é importante para ele desempenhar habilidades no trabalho em equipe”, afirma.
Programa de Estágio
O 'Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica' é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec, coordenado pela Segem. Acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD, participam do programa.
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades, com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.
Leia Também

Cobranças da prefeitura não são enfiadas por Correios, e-mails ou mensagens de celular de terceiros

Operada pelo Cemtec-MS, primeira estação meteorológica instalada no Pantanal começa a transmitir

São Julião começa a receber pacientes nos novos leitos custeados pelo Governo de MS

Cachorrinha fica presa em buraco de cimento e é resgatada em MS

Obras da ciclofaixa avançam em Bonito e garantem mais segurança para ciclistas

Bonito sedia fórum que antecipa temas da COP 30 e coloca sustentabilidade em destaque

Desembargador aposentado Hamilton Carli morre aos 82 anos em MS

A importância da NR 01 para as empresas, por Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira

Na luta contra o fogo toda vida importa e Bombeiros aprimoram técnicas para resgate de animais
