Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
MEIO AMBIENTE

PRESERVAÇÃO: Condema promove o dia da limpeza, em Bonito

Dia 19 de setembro é o dia mundial da limpeza e em Bonito vai ter ações referentes à conscientização da importância do lixo descartado no lugar adequado

9 Set 2020 - 08h17Por ANNA GOMES

Todos os dias, muitas pessoas embarcam na prática do consumo consciente e na redução de sua geração de resíduos. E isso é uma ótima mudança, afinal, é o que precisamos para garantir um planeta mais saudável. Porém, infelizmente ainda é comum encontrar muito lixo descartado irregularmente em rios, lagos, terrenos baldios, canteiros de flores, etc.

Pensando exatamente na necessidade de mudança desta realidade e na interação entre as pessoas, organizações ambientais de Bonito participam do Dia Mundial da Limpeza. A ação acontece no dia 19 de setembro em vários países de todo mundo. Ela tem como objetivo conscientizar a população sobre os padrões de produção, consumo e descarte do lixo.

Em Bonito, o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), criou o Coletivo Ambiental. Em parceria com o IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), a Ciclo Azul, a Fundação Neotrópica do Brasil e o IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), o grupo uniu forças para defender o meio ambiente.

O Conselho destaca que os rios da cidade, conhecida mundialmente como a ‘Capital do Ecoturismo’, recebem um volume significativo de resíduos sólidos em função de descarte inadequado do lixo, fator que com as enxurradas, potencializam o problema. Outros locais como grotas secas também sofrem a mesma problemática.

O presidente do Condema, Paulo Sérgio Gimenes explica que o Conselho vai desenvolver e implantar ações referentes à conscientização da importância do descarte correto do lixo e coletas de resíduos sólidos que poluem o município.

“A proposta é reunir pessoas interessadas da sociedade de modo geral para realizar a ação antes que volte o período de chuvas. A intenção é divulgar coisas boas e fazer com que essas ações se multipliquem e não parem. O problema do lixo poluindo o meio ambiente é grande e não podemos focar em apenas um dia. Gostaríamos que o hábito de cuidar da natureza permanecesse desde a separação do lixo nas residências, até nessas ações que estamos realizando”, destacou o presidente do Condema.

De acordo com a assessora técnica em mobilização social e educação ambiental da Fundação Neotrópica do Brasil, Ana Laura Biella Pereira, a ação é super válida para sensibilizar toda população quanto àquestão de geração, separação e descarte de resíduos. 

“É muito importante já que tendo em vista essa demanda municipal considerando os inúmeros locais inadequados que a população utiliza para descarte de resíduo domiciliar, como área de preservação permanente. A proposta da ação neste ano vai ser individual devido à pandemia, mas é para o bem comum de toda cidade”, explicou.

Segundo a Secretaria Executiva do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Emanueli Ribeiro, a união de representantes, que defende a causa ambiental, é extremamente importante para que a população se sensibilize sobre a importância do descarte, de maneira adequada, dos seus resíduos.

“O IDB é parceiro na ação e acredita que com a união de todos de Bonito poderá melhorar e muito. Estamos em uma cidade mundialmente conhecida pelas belezas naturais, mas que enfrenta desafios. Nossa meta é encontrar o equilíbrio entre soluções sustentáveispara a geração de resíduos e a satisfação da comunidade empreendedora de Bonito transformando em benefícios para o município. Estamos entusiasmados com o projeto e almejamos que todos façam sua parte”, disse.

De acordo com Rafael Loreto, da Clico Azul, o Projeto do dia mundial da limpeza é uma ação que acontece há muitos anos, mas com algumas modificações devido à pandemia, o objetivo é fazer com que a população crie consciência dentro da sua própria casa.

“Normalmente realizávamos mutirões, mas neste ano pretendemos fazer algo que as pessoas consigam participar, mas sem correr riscos com a covid-19. Uma das ações é ‘Eu cuido do meu quadrado’. O nome já diz tudo!A intenção é fazer com que a população organize seu próprio espaço, sua casa e seu quintal. Separando o lixo da casa que reside de forma correta e individual”, ressaltou.

AÇÃO ‘CATE E POSTE’

Inicialmente, esta sendo planejada uma ação denominada “cate e poste" onde a pessoa identifica um local com descarte incorreto de resíduos sólidos, faz uma a foto do antes, outro registro com o depois da coleta realizada e posta na rede social do Comdema que está em criação.

Devido à pandemia, o Conselho não vai realizar um mutirão para realizar as coletas no próximo dia 19. A intenção inicial é promover a ação entre famílias e empresas.

GOSTOU DA IDEIA E QUER PARTICIPAR?

Todos podem participar e ‘cuidar do seu quadrado’, mas se você quer ser um voluntário e ainda ganhar um certificado gratuitamente, basta realizar seu cadastro no instagram  do Condema, clicando neste link https://www.instagram.com/comdema_bonitoms/.  Siga o Comdema no facebook e saiba mais informações sobre a campanha https://is.gd/JvGY7y

As atividades propostas em meio à pandemia para serem realizadas #EMCASA:

  • Limpeza Ambiental - Limpeza para eliminação de Focos de Dengue, Limpeza Solidária (doação de itens sem serventia); Limpeza de Resíduos (separação domiciliar dos resíduos em reciclável, composto e rejeito); Destinação de óleo de cozinha e resíduos eletrônicos.
  • Limpeza Digital (organização de dispositivos com fotos, aplicativos não utilizados, e-mails antigos ou não lidos)
  • Limpeza Mental (meditação, esportes, música, dança, yoga, etc).

Realize as atividades #DentroDeCasa!

Engaje seus amigos, vizinhos, familiares e suas redes sociais, faça sua postagem para compartilhar sua ação, usando as hashtags #worldcleanupday #limpabrasil #diamundialdelimpeza #Letsdoit #TeoriaVerde #diamundialdelimpeza2020 #eucuidodomeuquadrado #AgirLocal #PensarGlobal #comdema_bonitoms   #cicloazulbonito #fundacaoneotropicadobrasil #iasb_serradabodoquena  #idb.ms

Mais informações:

https://www.youtube.com/watch?v=_i1omY9lN74&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=pIC_rK9dP0whttps://www.youtube.com/watch?v=nNvVbyDYdLc&list=PLCON_8bYS6NiXm4HWkCqudxEdZ1CdlUXg

Leia Também

Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS Luto
Construtor do Estádio Morenão, Waldir Norberto Darós morre em MS
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito Esporte
Reunião com a equipe da Fundesporte sobre o Edital de apoio as associações acontece hoje em Bonito
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas Evento
Confira a programação do 2º Festival de Pesca Esportiva do Distrito Águas
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro Reunião
Prefeitura de Bonito recebe representantes do Instituto Cidades Del Futuro
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos Atenção motoristas
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS Animal morto
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS Investimento
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas Até 1° de Maio
Programa de ensino técnico e emprego destinado para mulheres está com inscrições abertas
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano Dengue
Boletim de saúde: MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito Investimento
Prefeitura entrega primeira unidade habitacional do programa Moradia de Área de Risco em Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.