Menu
sábado, 7 de dezembro de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
Sustentabilidade

Plano para neutralizar carbono em MS é apresentado por Riedel em evento sobre sustentabilidade

27 Jun 2023 - 07h55Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

As ações e projetos realizados em Mato Grosso do Sul para obter o reconhecimento de “Estado Carbono Neutro” até 2030 são referência em sustentabilidade em todo o Brasil. Com o trabalho desenvolvido até agora, o Governo do Estado reforça a meta e também apresenta dos resultados alcançados como modelo a ser seguido.

A expertise estadual é apresentada pelo governador Eduardo Riedel nesta segunda-feira (26) na abertura da 3ª edição do 'Sustentabilidade Capixaba’, evento realizado em Vitória (ES). “Nós temos uma meta ousada de neutralizar nossas emissões em 2030. Mato Grosso do Sul é um estado que vem se aprimorando e buscando dentro da agenda do clima fazer o seu dever de casa, com educação e direcionamento das políticas públicas para uma economia de baixo carbono”.

O evento tem como anfitrião o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e também a participação do governador do Pará, Helder Barbalho. “É uma pauta mundial, e este evento, ‘Sustentabilidade Capixaba’, busca colocar o Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e outros estados nesta pauta, para dar nossa contribuição, participar de todo debate nacional e internacional, ajudar o Governo Federal a alcançar as metas de redução das emissões e transição energética”, disse o gestor paraense.

A atuação estadual que garante práticas exitosas em diversas áreas da economia, com a participação pública e privada, também foi lembrada pelo governador Eduardo Riedel. “Temos três biomas que são o Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado, uma agropecuária muito forte, uma industrialização muito forte, baseada nessa matriz de produção. Com isso vem toda a nossa responsabilidade e ações neste sentido, que envolve o setor público e o setor privado. Como incentivo fiscal do setor produtivo, lastreado em boas práticas de produção, agenda da biodiversidade. Juntos, estados que tem isso como prioridade, podem fazer a diferença para o Brasil”.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Jaime Verruck, foi outro a falar da experiência de Mato Grosso do Sul. "Dentro do projeto da economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul, estamos desenvolvendo e adaptando tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia do estado, contribuindo para atingir os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas, o Proclima".

Dentre as ações estão combate ao Desmatamento Ilegal, ações de fiscalização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) e da PMA (Polícia Militar Ambiental), valorização dos ativos ambientais, análise dinamizada do CAR (Cadastro Ambiental Rural), estímulo a projetos de REDD+, PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e mercado de carbono. "No segmento de biogás o Estado incentiva por meio de programas, como o Leitão Vida e o MS Renovável a instalação de plantas de biogás e biometano, obtidos a partir de subprodutos origem animal e subprodutos origem vegetal", acrescenta o secretário.

Riedel, ao lado dos governadores Casagrande e Barbalho, participa do painel “Ações dos governos estaduais diante dos impactos das Mudanças Climáticas: O que está sendo feito e os próximos passos necessários”. “É uma alegria estar recebendo o governador Eduardo (Riedel) de Mato Grosso do Sul, que vem dar sua contribuição, pelo trabalho excelente que ele faz no seu estado. Temos um papel importante que é dos governos e também da sociedade, que não pode ficar fora do debate e tem que dar sua contribuição mudando cultura de consumo, comportamento e ajudando no trabalho de educação das novas gerações”, finalizou Casagrande.

O ‘Sustentabilidade Capixaba’ será realizado a partir de hoje (26) até quarta-feira (28), em Vitória (ES), prioriza ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Nos três dias serão realizados debates sobre as mudanças climáticas e os impactos na sociedade. O evento é um grande encontro onde serão abordadas questões fundamentais para a definição de políticas públicas e privadas que ajudem na redução dos crescentes problemas causados pelas mudanças climáticas em todo o planeta.

Leia Também

Cantora de MS é a terceira artista mais ouvida do país em 2024 Mundo das Celebridades
Cantora de MS é a terceira artista mais ouvida do país em 2024
Bonito realiza campanha para coleta de lixo eletrônico nesta semana Atenção população
Bonito realiza campanha para coleta de lixo eletrônico nesta semana
Balneário Municipal estará fechado na próxima terça-feira  Atenção população
Balneário Municipal estará fechado na próxima terça-feira
Prefeitura reforça: é proibida a venda de terrenos em loteamentos sociais Investimento
Prefeitura reforça: é proibida a venda de terrenos em loteamentos sociais
Convocação de bolsistas do MS Supera tem 94,5% de adesão; governo faz novo chamamento Atenção população
Convocação de bolsistas do MS Supera tem 94,5% de adesão; governo faz novo chamamento
Prefeito destaca recapeamento na Rua Nossa Senhora Aparecida Investimento
Prefeito destaca recapeamento na Rua Nossa Senhora Aparecida
MP recomenda a atrativos e agências de Bonito que não utilizem animais silvestres em publicidades Atenção população
MP recomenda a atrativos e agências de Bonito que não utilizem animais silvestres em publicidades
Boletim Epidemiológico: MS registra 16.125 casos confirmados de dengue Saúde
Boletim Epidemiológico: MS registra 16.125 casos confirmados de dengue
Com mais 918 empresas abertas em novembro, Mato Grosso do Sul já supera recorde do ano passado Destaque
Com mais 918 empresas abertas em novembro, Mato Grosso do Sul já supera recorde do ano passado
Prefeitura emite comunicado sobre proibição de venda de terrenos do Programa Loteamento Social Rio Atenção população
Prefeitura emite comunicado sobre proibição de venda de terrenos do Programa Loteamento Social Rio
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.