Menu
terça, 21 de julho de 2026
Busca
praia parque cachoeiras
Aprendizado

LGPD: Comitê Estadual finaliza treinamento com servidores da Sefaz e Agems

As instituições interessadas em oferecer esclarecimentos sobre LGPD para os servidores e colaboradores da pasta

1 Mar 2024 - 08h46Por Karla Tatiane, CGE-MS

Nos dias 27 e 28, servidores que atuam na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) e, nesta quinta-feira (29), na Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), receberam capacitação da equipe do Comitê Estadual para Implementação de Diretrizes e Plano de Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Aproximadamente, 150 profissionais tiveram a oportunidade de entender melhor o assunto.

A pauta central foi a LGPD no que se refere às adequações necessárias nos órgãos, os procedimentos a serem seguidos e os cuidados que precisam ser tomados para que as instituições estejam em conformidade com a lei.

O encarregado de dados, da Sefaz, Marcio Valerio Verbisck, ressaltou que a iniciativa da solicitação do treinamento, ao Comitê Estadual, para os servidores da pasta, já faz parte do trabalho de observação e percepção realizado pela equipe no ano passado.

“A LGPD é um assunto relativamente recente na Administração Pública e já fizemos um levantamento e traçamos metas do que será necessário fazer para que a Sefaz se adeque às normas”, afirmou Verbisck.

Para o encarregado de dados da Agems, Arthur Suzini Poleto, o treinamento oferecido pelo Comitê Estadual, esclarece dúvidas e traz maior segurança no que é necessário ser aplicado na rotina de trabalho.

“A LGPD precisa ter o apoio do gestor do órgão. O responsável precisa estar engajado. Nós, da Agems, temos uma equipe unida neste propósito e estamos fazendo o mapeamento para a elaboração do inventário”, revelou Poleto.

A diretora de Inovação e Relações Institucionais da Agência Estadual, Rejane Monteiro, também participou do evento e destacou que uma das metas de 2024 e, que está no contrato interno de gestão, é o avanço na temática LGPD. “Ano passado tivemos uma palestra sobre o assunto e, depois desta ação, conseguimos montar o nosso comitê. Já para este ano, o foco é a elaboração e entrega do inventário de dados para a instituição”, contou a gestora.

A gestora ainda disse que: “A Agems tem a percepção e o cuidado, de acordo com as exigências da lei, com os dados pessoais com os quais trabalha, nos serviços públicos oferecidos. Estamos em evolução e aprendizado contínuo sobre este assunto”, finalizou Regiane.

Palestras e serviços

A equipe do Comitê Estadual é composta pelos seguintes servidores: auditora do Estado, Rosely Pereira Maia (presidente); Cristiane Muller Dantas, procuradora do Estado; Kátia Xavier Farias, assessora técnica da Secretaria de Estado de Administração; e Willian Albert Galev, gestor da Unidade de Gestão de Segurança da Informação, da Superintendência de Tecnologia da Informação.

As instituições interessadas em oferecer esclarecimentos sobre LGPD para os servidores e colaboradores da pasta, tirar dúvidas ou solicitar orientações a respeito da temática, podem enviar e-mail para comitelgpd@ms.gov.br.

Informações detalhadas acerca do assunto, também podem ser acessadas por meio do link https://www.lgpd.ms.gov.br/.

 


Fotos:

Saiba Mais

Geraldo Junior e Ana Trevelin dão palestra sobre inteligência emocional em Bonito na ultima sexta. palestra
Geraldo Junior e Ana Trevelin dão palestra sobre inteligência emocional em Bonito na ultima sexta.
Palestra com Geraldo Junior Duarte Cabreira e Ana Cristina Trevelin acontece amanhã em Bonito Atenção população
Palestra com Geraldo Junior Duarte Cabreira e Ana Cristina Trevelin acontece amanhã em Bonito
Polícia Militar atende 85 pessoas durante palestra em Escola em alusão ao Agosto Lilás em Bonito BONITO - AÇÕES
Polícia Militar atende 85 pessoas durante palestra em Escola em alusão ao Agosto Lilás em Bonito

Leia Também

 Três corações que fazem do Residencial Bonanza um lugar ainda mais especial Três "vozinhas"
 Três corações que fazem do Residencial Bonanza um lugar ainda mais especial
Dona Carmem escreve novo capítulo e Casa dos Salgados passa a ser Restaurante Fundo de Quintal Restaurante Fundo de Quintal
Dona Carmem escreve novo capítulo e Casa dos Salgados passa a ser Restaurante Fundo de Quintal
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados Destaque
Metodologia do Empretec impulsiona competências empreendedoras em Dourados
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como Atenção população
Inscritos no concurso da Câmara podem pedir restituição da taxa; veja como
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo Brechó da Mi
Milena Ortega: a mulher que uniu Bonito por meio da solidariedade e do empreendedorismo
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho Atenção população
Prefeitura realiza reunião de orientação para famílias atendidas pelo programa no dia 23 de julho
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Atenção população
Prefeitura de Bonito abre inscrições para seleção de famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita Evento
4º Bonito CineSur reúne cinema, cultura e grandes atrações em programação gratuita
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas Atenção população
Ponte sobre o Rio Miranda volta a receber veículos acima de 10 toneladas
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção Investimento
Cohab recebe força-tarefa de limpeza e manutenção
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.