Menu
terça, 30 de abril de 2024
Busca
Barbearia
Visita Especial

Bonito recebe visita técnica de gestores públicos de Minas Gerais

O grupo de Minas Gerais visitou os atrativos Estrela do Formoso, Parque Ecológico Rio Formoso, Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa

17 Abr 2024 - 13h15Por Redação/ Bonito Informa

Para verificar as boas práticas existentes em Bonito, nos dias 14 e 15 de abril, o Polo Sebrae de Ecoturismo viabilizou a visita de oito prefeitos do Centro-Oeste de Minas Gerais.

Consagrado internacionalmente como um dos melhores destinos de ecoturismo do mundo, a cidade é referência em gestão integrada, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham em conjunto para exploração sustentável dos recursos turísticos do município, que só no ano passado recebeu 313 mil visitantes, conforme dados da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur).

De acordo com a prefeitura, o encontro contou com a participação do secretário de Governo, Jary Neto, do diretor de Turismo de Bonito, Elias Oliveira e do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Valdenir Roberto de Souza.

Em Bonito, o grupo de Minas Gerais visitou os atrativos Estrela do Formoso, Parque Ecológico Rio Formoso, Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa. O papel do Polo nas atividades de benchmarking é justamente fazer essa conexão, facilitando a troca e a aprendizagem dos envolvidos, compartilhando informações com outros lugares que já desenvolvem, ou pretendem desenvolver o turismo utilizando-se da natureza como principal ativo.

Segundo o gerente regional do Sebrae Minas, João Roberto Marques Lobo, a harmonia entre o poder público e os empresários da região foi o que mais chamou a atenção da caravana, bem como a organização do trade pelo Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR). Bonito é considerado caso de sucesso pela criação do voucher único, um modelo de ingresso padronizado que define os valores repassados diretamente para a arrecadação municipal e aos prestadores de serviço e empresas envolvidos em cada atividade.

“Mato Grosso do Sul é uma referência nas práticas do turismo inteligente e ecológico, e o Sebrae Minas, que tem uma atuação forte no turismo também, trouxe os prefeitos da região turística conhecida como Campo das Vertentes para que eles tivessem a possibilidade de conhecer essas práticas, que fazem o turismo ser mais perene, sustentável e com maiores ganhos financeiros”, ressaltou o gerente.

Para o prefeito de Ritápolis e presidente do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Higino Zacarias, a possibilidade de gerar receita com o turismo de forma organizada e sustentável é essencial para a evolução e rentabilidade do trabalho na região.

“A beleza natural de Bonito é algo incomparável, mas acima de tudo nos chamou atenção o potencial que foi trabalhado aqui e a capacidade das pessoas de desenvolver o turismo com técnicas inéditas no Brasil, como o Voucher Único. A questão da comercialização para que os recursos dos impostos fiquem na cidade é inspirador e vamos levar para os gestores que não puderam estar aqui”, salientou o gestor.

Quem acessa o site do Polo Sebrae de Ecoturismo encontra informações gerais sobre como funciona a visita de benchmarking e pode solicitar essa solução preenchendo um formulário. A equipe do Polo dará prosseguimento fazendo a curadoria dos destinos que podem ser anfitriões conforme o interesse do visitante.

Leia Também

'Árvore de crochê' feita com 30 novelos vira paixão da mulherada em Bonito Especial
'Árvore de crochê' feita com 30 novelos vira paixão da mulherada em Bonito
Governo inaugura mini usina fotovoltaica dentro do Parque das Nações Indígenas Investimento
Governo inaugura mini usina fotovoltaica dentro do Parque das Nações Indígenas
Dia do Trabalhador: confira o 'abre e fecha' dos órgãos públicos do Estado Atenção população
Dia do Trabalhador: confira o 'abre e fecha' dos órgãos públicos do Estado
Vence hoje licenciamento veículos com placas de final 1 e 2 Atenção motoristas
Vence hoje licenciamento veículos com placas de final 1 e 2
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento bási Investimento
MS recebe mais de US$ 21,2 milhões do Focem para projetos de infraestrutura urbana e saneamento bási
Bonito terá voos diários em julho e potencializa mês de férias na Serra da Bodoquena Atenção população
Bonito terá voos diários em julho e potencializa mês de férias na Serra da Bodoquena
Prefeitura conclui reforma da Ponte do Coqueiro em Bonito Investimento
Prefeitura conclui reforma da Ponte do Coqueiro em Bonito
Ponte do Mutum, localizada na Estrada Velha, está interditada para reforma completa Atenção população
Ponte do Mutum, localizada na Estrada Velha, está interditada para reforma completa
Prefeitura de Bonito agradece participantes do 2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Prefeitura de Bonito agradece participantes do 2º Festival de Pesca Esportiva
Prazo do exame toxicológico termina dia 30; condutor pode pedir rebaixamento de CNH Atenção Motoristas
Prazo do exame toxicológico termina dia 30; condutor pode pedir rebaixamento de CNH
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.