Menu
domingo, 25 de maio de 2025
Busca
praia parque cachoeiras
Destaque

Atleta sul-mato-grossense disputará Maratona das Areias e representará o Brasil no Saara

Josy tem trajetória consolidada no esporte sul-mato-grossense e já participou de diversas competições no estado

10 Mar 2025 - 16h22Por Comunicação Setesc

A ultramaratonista Josy Madruga, de 47 anos, será a única mulher brasileira na Maratona das Areias (Marathon des Sables), uma das competições mais desafiadoras do mundo. A prova, que acontece em abril no deserto do Saara, no Marrocos, exige que os atletas percorram 250 quilômetros em seis dias, enfrentando temperaturas extremas, que podem chegar a 50 ºC, e carregando seus próprios suprimentos.

Josy tem trajetória consolidada no esporte sul-mato-grossense e já participou de diversas competições no estado que contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). O Circuito Trail, composto por provas como o Trail Run Serra da Bodoquena, o Desafio Morro do Paxixi e o Desafio Boiadeira, foi fundamental para seu aprimoramento e preparação para encarar desafios ainda maiores.

Além de atleta, Josy também é secretária municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Rio Verde de Mato Grosso, cargo no qual incentiva a prática esportiva e o desenvolvimento do turismo esportivo na região.

"A mente precisa estar tão preparada quanto o corpo, e por isso tenho trabalhado muito a resiliência e o foco. Sei que a Maratona das Areias é um teste extremo, onde o calor, a fadiga e o isolamento podem pesar. Então, uso técnicas de visualização para me preparar para cada etapa da prova e treino sob condições adversas para fortalecer minha capacidade de adaptação. Além disso, pratico meditação e controle da respiração para manter a clareza mental, porque sei que, no deserto, o maior desafio será o que acontece dentro da minha cabeça", explica Josy.

Josy da participou do Desafio Boiadeira, uma das provas mais acirradas do estado

Ser a única mulher brasileira na competição é motivo de orgulho e inspiração. "É um orgulho imenso e, ao mesmo tempo, um compromisso. Carregar a bandeira do Brasil nessa prova tão desafiadora significa mostrar que a força da mulher brasileira vai muito além dos limites que tentam nos impor. Quero que essa jornada sirva de inspiração para que mais mulheres se desafiem, acreditem no seu potencial e ocupem espaços que, muitas vezes, parecem inalcançáveis. Cada quilômetro percorrido no deserto será uma vitória não só minha, mas de todas as mulheres que ousam sonhar grande", afirma.

A jornada até aqui foi marcada por desafios. Em 2021, Josy enfrentou a Covid-19, teve três paradas cardíacas e precisou ser intubada. "Houve momentos em que minha recuperação parecia impossível, mas foi ali que aprendi o verdadeiro significado da resiliência. Cada obstáculo, desde esse até as dificuldades de conciliar treinos intensos com minha vida profissional e pessoal, me fortaleceu. Hoje, olho para trás e vejo que todas essas provações me prepararam para essa aventura no deserto. Se sobrevivi àqueles momentos, sei que posso superar qualquer desafio".

A ultramaratonista de Rio Verde já encarou terrenos hostis, em meio à mata e até no gelo

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, parabeniza a ultramaratonista e destaca a importância do apoio ao esporte para que atletas do estado alcancem feitos como esse. "A trajetória da Josy é inspiradora e um exemplo de superação. Ela já brilhou em competições dentro do nosso estado, e agora leva o nome de Mato Grosso do Sul e do Brasil para uma das provas mais desafiadoras do mundo. O Governo do Estado tem um compromisso com o fomento ao esporte, e ver uma atleta sul-mato-grossense alcançar esse nível nos enche de orgulho. Josy representa a força e a determinação dos nossos atletas, e temos certeza de que ela fará uma grande participação na Maratona das Areias".

Agora, com a confirmação da vaga, Josy intensifica os treinos para enfrentar o deserto do Saara. A preparação inclui treinos físicos e psicológicos, além do acompanhamento médico exigido pela organização da prova. Seu próximo objetivo, após o Saara, é encarar uma nova ultramaratona, desta vez no Everest.


 

Leia Também

Cobranças da prefeitura não são enfiadas por Correios, e-mails ou mensagens de celular de terceiros Atenção população
Cobranças da prefeitura não são enfiadas por Correios, e-mails ou mensagens de celular de terceiros
Operada pelo Cemtec-MS, primeira estação meteorológica instalada no Pantanal começa a transmitir  Destaque
Operada pelo Cemtec-MS, primeira estação meteorológica instalada no Pantanal começa a transmitir
São Julião começa a receber pacientes nos novos leitos custeados pelo Governo de MS Destaque
São Julião começa a receber pacientes nos novos leitos custeados pelo Governo de MS
Cachorrinha fica presa em buraco de cimento e é resgatada em MS Mundo Animal
Cachorrinha fica presa em buraco de cimento e é resgatada em MS
Obras da ciclofaixa avançam em Bonito e garantem mais segurança para ciclistas Investimento
Obras da ciclofaixa avançam em Bonito e garantem mais segurança para ciclistas
Bonito sedia fórum que antecipa temas da COP 30 e coloca sustentabilidade em destaque Destaque
Bonito sedia fórum que antecipa temas da COP 30 e coloca sustentabilidade em destaque
Desembargador aposentado Hamilton Carli morre aos 82 anos em MS Triste
Desembargador aposentado Hamilton Carli morre aos 82 anos em MS
A importância da NR 01 para as empresas, por Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira Destaque
A importância da NR 01 para as empresas, por Geraldo Júnior Duarte Brites Cabreira
Na luta contra o fogo toda vida importa e Bombeiros aprimoram técnicas para resgate de animais  Destaque
Na luta contra o fogo toda vida importa e Bombeiros aprimoram técnicas para resgate de animais
Atleta de Bonito vence corrida em homenagem aos 190 anos da PMMS Esporte
Atleta de Bonito vence corrida em homenagem aos 190 anos da PMMS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.