Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 70/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), que torna obrigatória a participação de candidatos a presidente, governador e prefeito em debates organizados por veículos de comunicação.
Segundo a proposta, o convite para o debate deve ser entregue na sede do partido com antecedência mínima de 72 horas. O vice deverá ir ao debate caso o candidato esteja com problema de saúde, atestado por junta médica indicada pela Justiça Eleitoral.
Leite afirma que muitos candidatos em primeiro lugar nas pesquisas não participam dos debates para evitar queda de popularidade e perda de votos. "A proposta garante que o eleitor conheça melhor seu candidato, suas posições e ações", argumenta.
A pena para o candidato que não for ao debate será a perda de oito programas da propaganda eleitoral. Quando a ausência do candidato ocorrer durante os últimos oito programas eleitorais, ele perderá 60% do tempo de propaganda na próxima eleição que concorrer para o mesmo cargo.
Proposta de igual teor (PL 3102/08), também de autoria de Leite, foi arquivada em 2009. O deputado explicou que a reapresentação permitirá uma análise mais objetiva e aprofundada da proposta nesta legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. .
Leia Também

1ª Corrida da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar acontece dia 20 de julho

Homem que matou o padrasto a facadas segue preso em MS

Em menos de quatro horas, dois foragidos da justiça são capturados pela Guarda Municipal

Capacitação histórica fortalece vereadores indígenas e planta sementes para novas lideranças em MS

Polícia Científica de MS acerta 100% em avaliação nacional sobre drogas

Prefeitura recebe do Governo do Estado uma caminhonete Ranger para reforço na área da saúde

Começa prazo para licenciar veículos com placa final 6 em Mato Grosso do Sul

Aumento na oferta barateia cebola e pimentão verde, mas frio eleva preço das frutas

Mato Grosso do Sul empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas
