Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
TURISMO

ObservaturMS inicia pesquisa para identificar perfil do turista de pesca

2 Ago 2019 - 13h00Por DA REDAÇÃO

A Fundação de Turismo de MS (Fundtur) deu início a um trabalho que visa identificar o perfil dos turistas de pesca que visitam ou visitaram destinos em Mato Grosso do Sul nos últimos 4 anos. O Observatório de Turismo de MS (ObservaturMS) elaborou uma pesquisa, feita através do formulário googledocs. Ela está sendo enviada por email e pelo aplicativo Whatsapp a turistas que se intitulam pescadores amadores e que emitiram a licença ambiental para a prática da pesca entre os anos de 2014 e 2018.

O diretor-presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, destaca a importância da pesquisa. “O Observatório de Turismo vai levantar dados qualitativos para que possamos ser mais eficientes nas ações fomento e promoção do turismo de pesca e na diversificação da oferta turística desse segmento, que a partir de 2020 será exclusivamente de pesque e solte nos rios de Mato Grosso do Sul”.

O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos turistas pescadores, tais como dados socioeconômicos, gastos, permanência, cidades visitadas, quantas vezes visitou o estado para a prática da pesca nos últimos anos, entre outras variáveis. Com os dados obtidos, o ObservaturMS vai poder traçar tendências para o mercado de pesque e solte.

Cota Zero em Mato Grosso do Sul

O decreto nº 15.166 estabelece a cota zero para a pesca amadora ou esportiva, nos rios das bacias do Paraguai e Paraná, a partir de janeiro de 2020. A normativa proíbe a captura e o transporte de peixes nativos, com redução de 50% da quantidade já neste ano em Mato Grosso do Sul. O objetivo é recuperar o estoque pesqueiro e fomentar a pesca esportiva.

Tendência mundial para preservação de peixes de água doce, a cota zero para algumas modalidades de pesca já é realidade em diversos estados brasileiros, entre eles Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins. Outros modelos de proibição da pesca também são adotados em países como Argentina, Chile e Estados Unidos, além de nações da Europa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

  Dica: antes de fazer flutuação nas águas cristalinas do destino, conheça as espécies de peixes no Aquário de Bonito. Fotos: Alexis Prappas VEM PRA BONITO?
VEM PRA BONITO MS?, O Aquário de Bonito é um passeio inesquecível para crianças e adultos
BONITO - NATUREZA PURA
Arrastão da limpeza foi realizado no córrego Restinga, vamos cuidar de Bonito (MS)
VISITA EM BONITO
Durante visita, Ministro de Turismo é agraciado com o Prêmio Piraputanga em Bonito (MS)
Comunicação Governo MS CULTURA
Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul integra Brasil, Paraguai, Argentina e Chile
Foto: Reprodução/Campo Grande News SE A MODA PEGA
Mulher grava vídeo após espancar companheiro e pergunta: 'A noitada foi boa?'
Cláudio começou a se aventurar com a bicicleta há três anos (Foto: Arquivo pessoal) NO PEDAL ATÉ BONITO
Apaixonado por pedalar, Claúdio deu uma 'louquiada' e pedalou quase 300Km para chegar em Bonito (MS)
RETOMADA - TURISMO MS
Durante 45 dias, MS promove turismo no evento Shopping de Viagens Agaxtur em SP
RETOMADA NO TURISMO
RETOMADA: Prefeituras terão apoio para eventos geradores de fluxo no montante de R$ 1 milhão
O corpo da capivara boiava sobre o rio, por causa do alimento sendo ingerido.  Foto: Juca Ygarapé/Arquivo Pessoal AQUI É BONITO - MS
Sucuri digerindo animal é flagrada por empresário em rio de águas cristalinas em Bonito (MS)
AUXÍLIO DO TURISMO EM MS
Auxílio de R$ 1.000 reais aos profissionais de turismo começam ser pagos hoje pelo Governo de MS