Menu
quarta, 1 de maio de 2024
Busca
FARMÁCIA EM BONITO
TURISMO E SAÚDE

Corrida de trilha da Bodoquena, um desafio em meio a natureza

8 Set 2021 - 16h25Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

A Serra da Bodoquena com suas belezas naturais, entre cânions, cachoeiras e paisagens deslumbrantes, é também um lugar de grandes desafios para quem gosta de escalar e enfrentar caminhos de difícil acesso. Esse ambiente será palco de mais uma edição do Trail Run Serra da Bodoquena, com provas de sete a 30 quilômetros de distância e participação de 303 atletas de todo o Brasil.

Mais do que uma competição que exige preparo e muito desgaste físico, a corrida de trilha é uma prova que tem tudo a ver com o atual momento que vive a humanidade diante da pandemia do coronavírus: a busca do contato com o ar livre, a natureza, longe da selva de pedra. Como estimula o site da prova, "a oportunidade de sentir o vento no rosto, o coração pulsando, a adrenalina tomando conta do corpo". Se sentir vivo!

Última prova foi em 2019. Competição cresce a cada ano e entrou no calendário nacional

A cidade serrana de Bodoquena tem potencial para se tornar um dos principais destinos e ecoturismo de Mato Grosso do Sul. A região é composta pelos biomas Pantanal, Chaco e Cerrado, cujo resultado é uma imensa biodiversidade inigualável com exuberância das paisagens, da fauna e da flora. Possui riquezas e encantos por suas montanhas, nascentes, cachoeiras, córregos e rios de águas cristalinas.

Percursos têm muitos obstáculos

Corrida ganha destaque

O bioma da Bodoquena, com certeza, proporciona a energia positiva que todos precisam um misto de liberdade e coragem de encarar desafios extremos. Por isso, a Corrida de Trilha chega a quarta edição integrando o calendário nacional e atraindo grandes nomes da modalidade. A prova será realizada no dia 18 de setembro em seis categorias dos 18 aos mais de 70 anos de idade -, e a novidade é a corrida (maratona) de 30 quilômetros.

"Esta prova teve 55 atletas inscritos e ganhou ainda mais interesse e nível de disputa ao classificar os três melhores colocados para a Cambotas Trail Fest, evento que será realizado entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Barão de Cocais (MG). A Corrida de Trilha Serra da Bodoquena é das 33 provas seletivas da Super Copa Trail", informa o empresário Carlos Porto, idealizador da corrida e produtor-executivo da Bolt Realizações, empresa que organiza o megaevento.

Terreno acidentado, um dos desafios

A disputa cancelada em 2020, devido a pandemia, foi reprogramada este ano depois de três adiamentos por conta do agravamento da doença. Com o avanço da vacinação, foi possível confirmar a data de 18 de setembro. A competição foi aberta a 500 inscritos, contudo, limitou-se a 303 considerando que os municípios do entorno da Bodoquena ainda mantêm decretos restritivos.

Protocolos de biossegurança

Todas as medidas de biossegurança estão asseguradas, garantem os organizadores, cujos procedimentos estão detalhados no site da prova. Assim como o esquema de segurança dos próprios competidores durante as corridas.

Corrida passa pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Carlos Porto explica que nas áreas de difícil acesso, no topo da morraria, socorristas montados a cavalo estarão dando toda assistência em casos emergenciais. Três ambulâncias também serão disponibilizadas em pontos estratégicos. A organização envolve mais de 70 pessoas, entre coordenadores de percurso, pessoal do staff e da arena. A coordenação técnica é do premiado atleta Marcelo Sinoca, um dos principais nomes de trail run do Brasil.

As provas nas distâncias de 7.150 metros (trekking) e 12 km, 21 km e 30 km terão largada no Balneário Canaã, às 7h do dia 18, com a paticipação de homens e mulheres. O balneário, banhado pelo Rio Salobra, fica distante 20 km da cidade de Bodoquena, pela MS-178 (sentido a Bonito). O local é opção para day-use ou hospedagem (apartamentos e área de camping, com alimentação completa).

A Corrida de Trilha Serra da Bodoquena tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur-MS) e Fundação de Esportes (Fundesporte).

Leia Também

Uma boa Pedida - Pintado na Chapa no Ponto Aroeira Comida Boa
Uma boa Pedida - Pintado na Chapa no Ponto Aroeira
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado gastronomia
Circuito Gastronômico é um marco de referência para os sabores do Cerrado
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024 TURISMO A TODO VAPOR
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024
Filé de Jacaré Grelhado, um delicioso prato que serve 2 pessoas no Ponto Aroeira em Bonito MS. Prato Exclusivo
Filé de Jacaré Grelhado, um delicioso prato que serve 2 pessoas no Ponto Aroeira em Bonito MS.
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família! Turismo
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família!
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO! Novidade na Praia da Figueira
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO!
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão. Pastel Bonito
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão.
Uma atração noturna para todos os gostos e idades, esse lugar tem nome e sobrenome, Garajão Bto Gastronomia
Uma atração noturna para todos os gostos e idades, esse lugar tem nome e sobrenome, Garajão Bto
Nascente Azul comemorou a 14ª edição do Dia Nacional da Alegria. Veja as fotos! Ação social
Nascente Azul comemorou a 14ª edição do Dia Nacional da Alegria. Veja as fotos!
'Acontecimento incomum': Peixe ataca e quase arranca calcanhar de turista em Balneário de Bonito Algo incomum
'Acontecimento incomum': Peixe ataca e quase arranca calcanhar de turista em Balneário de Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.