Menu
segunda, 18 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
TURISMO E SAÚDE

Corrida de trilha da Bodoquena, um desafio em meio a natureza

8 Set 2021 - 16h25Por SÍLVIO DE ANDRADE / LUGARES

A Serra da Bodoquena com suas belezas naturais, entre cânions, cachoeiras e paisagens deslumbrantes, é também um lugar de grandes desafios para quem gosta de escalar e enfrentar caminhos de difícil acesso. Esse ambiente será palco de mais uma edição do Trail Run Serra da Bodoquena, com provas de sete a 30 quilômetros de distância e participação de 303 atletas de todo o Brasil.

Mais do que uma competição que exige preparo e muito desgaste físico, a corrida de trilha é uma prova que tem tudo a ver com o atual momento que vive a humanidade diante da pandemia do coronavírus: a busca do contato com o ar livre, a natureza, longe da selva de pedra. Como estimula o site da prova, "a oportunidade de sentir o vento no rosto, o coração pulsando, a adrenalina tomando conta do corpo". Se sentir vivo!

Última prova foi em 2019. Competição cresce a cada ano e entrou no calendário nacional

A cidade serrana de Bodoquena tem potencial para se tornar um dos principais destinos e ecoturismo de Mato Grosso do Sul. A região é composta pelos biomas Pantanal, Chaco e Cerrado, cujo resultado é uma imensa biodiversidade inigualável com exuberância das paisagens, da fauna e da flora. Possui riquezas e encantos por suas montanhas, nascentes, cachoeiras, córregos e rios de águas cristalinas.

Percursos têm muitos obstáculos

Corrida ganha destaque

O bioma da Bodoquena, com certeza, proporciona a energia positiva que todos precisam um misto de liberdade e coragem de encarar desafios extremos. Por isso, a Corrida de Trilha chega a quarta edição integrando o calendário nacional e atraindo grandes nomes da modalidade. A prova será realizada no dia 18 de setembro em seis categorias dos 18 aos mais de 70 anos de idade -, e a novidade é a corrida (maratona) de 30 quilômetros.

"Esta prova teve 55 atletas inscritos e ganhou ainda mais interesse e nível de disputa ao classificar os três melhores colocados para a Cambotas Trail Fest, evento que será realizado entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Barão de Cocais (MG). A Corrida de Trilha Serra da Bodoquena é das 33 provas seletivas da Super Copa Trail", informa o empresário Carlos Porto, idealizador da corrida e produtor-executivo da Bolt Realizações, empresa que organiza o megaevento.

Terreno acidentado, um dos desafios

A disputa cancelada em 2020, devido a pandemia, foi reprogramada este ano depois de três adiamentos por conta do agravamento da doença. Com o avanço da vacinação, foi possível confirmar a data de 18 de setembro. A competição foi aberta a 500 inscritos, contudo, limitou-se a 303 considerando que os municípios do entorno da Bodoquena ainda mantêm decretos restritivos.

Protocolos de biossegurança

Todas as medidas de biossegurança estão asseguradas, garantem os organizadores, cujos procedimentos estão detalhados no site da prova. Assim como o esquema de segurança dos próprios competidores durante as corridas.

Corrida passa pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Carlos Porto explica que nas áreas de difícil acesso, no topo da morraria, socorristas montados a cavalo estarão dando toda assistência em casos emergenciais. Três ambulâncias também serão disponibilizadas em pontos estratégicos. A organização envolve mais de 70 pessoas, entre coordenadores de percurso, pessoal do staff e da arena. A coordenação técnica é do premiado atleta Marcelo Sinoca, um dos principais nomes de trail run do Brasil.

As provas nas distâncias de 7.150 metros (trekking) e 12 km, 21 km e 30 km terão largada no Balneário Canaã, às 7h do dia 18, com a paticipação de homens e mulheres. O balneário, banhado pelo Rio Salobra, fica distante 20 km da cidade de Bodoquena, pela MS-178 (sentido a Bonito). O local é opção para day-use ou hospedagem (apartamentos e área de camping, com alimentação completa).

A Corrida de Trilha Serra da Bodoquena tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur-MS) e Fundação de Esportes (Fundesporte).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pantanal na escuridão deixou equipe apreensiva - (Fotos: Reprodução, Instagram) FOI TENSO
VÍDEO: Elenco de Pantanal viveu momentos de terror durante tempestade de areia em MS
BONITO - MS BONITO - MS - TURISMO COM RESPONSABILIDADE
Turismo de Bonito tem o melhor setembro dos últimos 7 anos
BONITO - MS - EVENTO
Bonito Blues & Jazz Festival tem atrações confirmadas, confira
Raquel dos Passos, Fundação de Turismo de MS TURISMO EM MS
Fundação de Turismo de MS participa do maior evento de negócios do Nordeste
Foto: Filipi Brites/Assessoria
Atenção BONITO: Pilad Rebuá estará interditada até meia-noite
RODOVIA DO ECOTURISMO
Revitalização do trecho de 52 km atende ao intenso fluxo turístico entre Guia Lopes e Bonito
244977902_7026987893993264_4083874121306953071_n VOCÊ JÁ CONHECE BONITO???
BONITO se torna a cidade turística mais procurada de MS, diz Associação de Viagens
GRUTA DO LAGO AZUL - BONITO - MS TURISMO EM MS
Com apoio e incentivo do governo, turismo de MS vive expectativa positiva para o feriado
BONITO - TURISMO A TODO VAPOR
Bonito participa da 48ª ABAV Expo & Collab, uma das mais importantes feiras de negócios e turismo
FOTO: SUBCOM / GOVERNO DE MS OPORTUNIDADE
Inscrições abertas para contratação de turismólogos com remuneração bruta de R$ 3.100,00