Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Busca
Pizzaria
BONITO NA ROTA BIOCEÂNICA

Bonito vai ampliar divulgação do destino nos países que compõe a Rota Bioceânica

29 Nov 2022 - 07h41Por SUBCOM

Depois de participar do 2º Fórum Internacional do Corredor Bioceânico, realizado de 20 a 25 de novembro em Antofagasta (Chile), o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, está convicto de que Mato Grosso do Sul, e em especial o ecoturismo local integrado com o Pantanal, vai atrair milhares de visitantes paraguaios, argentinos e chilenos. O maior destino de ecoturismo do Brasil sai na frente e vai ampliar as estratégias de promoção nesse novo nicho de mercado.

Em janeiro de 2023, Bonito participa de uma feira de ecoturismo em Santiago, capital do Chile, e a ideia, segundo o prefeito, é direcionar parte da campanha de marketing e promoção em eventos também no Paraguai e na Argentina, com o apoio da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur-MS). “A expectativa é muito grande, percebemos que esses países vão descobrir as nossas belezas e o fluxo de turistas latinos vai aumentar consideravelmente”, disse.

Prefeitos do MS aproveitaram o evento no Chile para divulgar o turismo do Estado

Josmail participou das discussões bilaterais na comissão de turismo do fórum e acredita que a formatação de roteiros integrados entre os quatro países vai se alinhar na medida em que o Paraguai conclua a pavimentação da Ruta 15 (faltam 220 km entre Loma Plata e a fronteira com a Argentina) e a área alfandegária crie medidas para facilitar o ir e vir das pessoas. “A questão aduaneira é crucial, hoje opera muito lenta, principalmente na Argentina e no Chile”, apontou.

Menos burocracia

O prefeito bonitense foi questionado nas reuniões da comissão sobre a experiência de cruzar a rota de carro, de Porto Murtinho a Antofagasta, integrando a delegação de onzes chefes do Executivo municipal. “Eu falei que a Bioceânica está se concretizando na parte de infraestrutura, em dois anos vamos ter a ponte sobre o Rio Paraguai, e acreditamos no potencial turístico. Mas, precisamos melhorar muito o sistema de controle migratório nas fronteiras”, disse.

Distante apenas 220 km da fronteira com o Paraguai, em Porto Murtinho – município considerado o portal do corredor -, Bonito está preparada pra receber os turistas latinos, segundo o prefeito. O destino já é visitado pelos vizinhos do Brasil, mas o fluxo ainda é pouco expressivo. Durante o fórum, os representantes paraguaios, argentinos e chilenos manifestaram interesse em criar rotas integradas e atrair também os brasileiros.

Atrativo da Rota Bioceânica, Deserto do Atacama recebe 2 milhões de turistas por ano

Josmail Rodrigues levou ao Chile material de divulgação de Bonito e pessoalmente distribuiu a folhetagem, além de exibir na plenária um vídeo sobre o destino. Liderando a caravana que foi ao Chile, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, também apresentou o potencial turístico de sua cidade e da região durante os pronunciamentos que realizou durante o encontro. Falou da pesca esportiva e citou o ecoturismo com destaque para a observação de aves.

Pontos de apoio

Presente ao fórum, o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, Matheus Ribeiro Linhares, considera a Rota Bioceânica estratégica para expansão do turismo rodoviário de proximidade, potencializando destinos como Bonito, Jardim e Porto Murtinho e as cidades que se localizam ao longo do trajeto em direção ao Pacífico, como Loma Plata e Filadelfia (Chaco Paraguaio), Salta e Jujuy (Argentina) e o Deserto do Atacama (Chile).

“Diferente do aéreo, o viajante das estradas, seja de carro, ônibus ou caravanismo, vai querer conhecer localidades próximas de onde está, e o corredor é integrado por uma rede de atrativos naturais e culturais que se apresentam a um raio de 350 quilômetros”, observou. “E não serão apenas os municípios que fazem parte da rota que serão beneficiados, justamente por esse fator” completou, referindo-se às cidades situadas no Pantanal sul-mato-grossense.

Antofagasta, destino final da Rota Bioceãnica, que sediou o Fórum que discutiu os avanços e necessidades de melhoria do projeto

Segundo Linhares, o fórum realizado em Antofagasta avançou na parte da governança do turismo, com os países mapeando as oportunidades de negócios e já se discute a criação de uma identidade visual para a rota. Ele destacou que a partir de 2023 as reuniões da comissão serão mais frequentes. “A expansão dos serviços é necessária, como a questão das moedas, e pontos de apoio ao turista, que vai querer viajar para esses destinos de carro”, observou.

Leia Também

Nascente Azul é habitat de animais silvestres do Cerrado natureza
Nascente Azul é habitat de animais silvestres do Cerrado
Sul-mato-grossenses de plantão, chegou a hora de curtir Bonito MS com o conforto e comodidade BONITO - VEM TODO MUNDO
Sul-mato-grossenses de plantão, chegou a hora de curtir Bonito MS com o conforto e comodidade
1º Festival da Carne de Bonito/MS, agita final de semana da capital do ecoturismo. Festa da Carne em Bonito
1º Festival da Carne de Bonito/MS, agita final de semana da capital do ecoturismo.
Nascente Azul, um mergulho na natureza e nos encantos da turística Bonito Natureza
Nascente Azul, um mergulho na natureza e nos encantos da turística Bonito
O Restaurante mais Pantaneiro em Bonito MS! Conheça o Bacuri Cozinha Regional!  Culinária
O Restaurante mais Pantaneiro em Bonito MS! Conheça o Bacuri Cozinha Regional!
Paulo Corrêa articula e Bonito ganha novo atrativo turístico: a Gruta Nossa Senhora Aparecida BONITO - MS - AÇÕES
Paulo Corrêa articula e Bonito ganha novo atrativo turístico: a Gruta Nossa Senhora Aparecida
Nascente Azul Parabeniza Marinês de Souza Gerente Financeiro por uma década de serviços prestados! Valorização Profissional
Nascente Azul Parabeniza Marinês de Souza Gerente Financeiro por uma década de serviços prestados!
Já experimentou o Pacu Pizza do restaurante o amigão no balneário municipal. Culinária
Já experimentou o Pacu Pizza do restaurante o amigão no balneário municipal.
Nascente Azul lança promoção, com vagas LIMITADAS neste próximo domingo em prol do Rio Grande do Sul corrente do bem
Nascente Azul lança promoção, com vagas LIMITADAS neste próximo domingo em prol do Rio Grande do Sul
O aeroporto de Bonito te leva para qualquer lugar do Brasil e do Mundo. Turismo
O aeroporto de Bonito te leva para qualquer lugar do Brasil e do Mundo.
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.