Mato Grosso do Sul já registrou 12.888 casos prováveis de Dengue, sendo 5.117 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 21ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (28). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 8 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Jateí, Maracaju, Caarapó, Cassilândia, Bela Vista, Ribas do Rio Pardo, Japorã, Bodoquena, Mundo Novo, Paranhos, Iguatemi, Sonora, Aquidauana, Amambai, Ladário, Anastácio, Itaporã, Sidrolândia e Dourados registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 11.003 casos prováveis, sendo 3.126 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 31 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 6 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 21- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 21 - 2025
Leia Também

MS registra 6.796 casos confirmados de dengue

MS Vacina Mais: Governo entrega câmaras refrigeradas a nove núcleos regionais de Saúde

Prefeito visita Escola Ozório Jacques no Assentamento Guaicurus e anuncia reforma completa

Hospital Darci João Bigaton realiza 51 cirurgias ortopédicas em ação do programa MS Saúde

Mato Grosso do Sul e municípios priorizam cirurgias especializadas na aplicação de R$ 14,8 milhões

MS supera média nacional com aumento dos repasses de recursos para assistência farmacêutica

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Secretaria de Saúde de MS reforça importância da suplementação de vitamina A na infância

Incentivo de R$ 1,9 milhões leva municípios de MS a alcançarem meta nacional
