O Serviço de Cuidados com a Pele do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) promoveu capacitações voltadas a profissionais de enfermagem do Polo Base de Saúde Indígena de Miranda — com apoio do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) — e do município de Três Lagoas, em parceria com a Prefeitura Municipal.
As formações tiveram como objetivo compartilhar conhecimentos essenciais sobre o tratamento de feridas, incluindo a escolha adequada de curativos, a frequência ideal de troca e a orientação ao paciente para que ele se torne agente ativo no próprio cuidado. A proposta é fortalecer a assistência e prevenir complicações clínicas.
Entre os temas abordados, destacou-se a atenção aos pés de pacientes com diabetes, com foco na identificação precoce de lesões que possam evoluir para quadros mais graves. Também foram discutidas condutas para o manejo de feridas infectadas e estratégias para reduzir o risco de amputações.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Qualidade Institucional do HRMS, médica Roberta Higa, destaca que ações como essa contribuem para qualificar o cuidado em saúde no interior do Estado e fortalecer a atuação das equipes locais.
“Essas capacitações são fundamentais para ampliar o alcance do conhecimento técnico-científico e garantir que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um cuidado mais resolutivo e humanizado. Ao compartilhar protocolos e boas práticas, contribuímos para a prevenção de agravos e promovemos mais qualidade de vida para os pacientes”, destaca.
Leia Também
Saúde
MS registra 10,6 mil casos confirmados de chikungunya neste ano
Saúde
Carreta da Saúde oferece consultas e exames especializados a partir de hoje em Bonito
Saúde
Carreta da Saúde chega a Bonito com consultas e exames gratuitos entre os dias 8 e 10 de setembro
Saúde
Carreta do Amor realiza mamografias e preventivos em Bonito até 3 de setembro
Oportunidades
Bonito recebe curso sobre mobilidade individual autopropelida no dia 9 de setembro
Saúde
Carreta do Amor realiza mamografias e preventivos no CEM até 3 de setembro
Atenção população
Secretaria de Assistência Social lança Cartilha Alerta Lilás no combate à violência contra a mulher
Em Bonito
Carreta da Saúde leva consultas e exames especializados nos dias 08, 09 e 10 de setembro
Saúde
Feriado municipal altera atendimento da Casa da Saúde na próxima quarta-feira
Saúde


Entre os temas abordados, destacou-se a atenção aos pés de pacientes com diabetes, com foco na identificação precoce de lesões - Comunicação Prefeitura de Três Lagoas (prin
