A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) inaugurou recentemente o novo Setor de Saúde do Estabelecimento Penal de Aquidauana (EPA), em uma iniciativa que promete trazer melhorias significativas no atendimento médico e odontológico aos internos.
A reestruturação incluiu o remanejamento de setores: agora, o atendimento odontológico conta com um gabinete exclusivo, enquanto os atendimentos médicos passaram a ser realizados em um espaço próprio. Além disso, foi criado um ambiente ambulatorial dedicado para medicação, aplicação de oxigênio e outros procedimentos, seguindo os padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
As obras, que duraram 75 dias, foram realizadas com a utilização de mão de obra prisional. Oito internos participaram ativamente da reforma, que também contemplou a climatização dos ambientes para melhorar a qualidade dos atendimentos.
Atualmente, o setor registra uma média de 20 atendimentos diários. O diretor do presídio destacou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que forneceu recursos para a realização das obras, e o empenho dos servidores.
“Além do setor de saúde, outras melhorias têm sido realizadas na unidade, graças ao apoio do Conselho da Comunidade. Temos ainda uma boa relação com a área de saúde da cidade, como a secretaria e os hospitais”, afirmou o diretor do presídio, policial penal Cláudio Reis Alviço.
Ele também mencionou que os internos contribuem para serviços em prol da saúde pública, como reforma de móveis hospitalares, manutenção de ventiladores para postos de saúde e a fabricação de cadeiras de rodas.
Durante o encontro, a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, destacou que a reforma do espaço é resultado de uma luta antiga. “Essa conquista representa uma melhora significativa para os profissionais de saúde que atuam no local, bem como para os atendimentos prestados”, afirmou.
A reestruturação do setor reflete o compromisso da Agepen, por meio da direção do presídio e equipe, em promover um ambiente mais adequado e eficiente, beneficiando tanto os internos quanto os profissionais que trabalham no EPA.
Leia Também
Evento
Prefeito recebe organizadores do Bonito CineSur e reforça apoio à 4ª edição do festival
Investimento
Prefeito acompanha manutenção de estradas rurais na região da Cheyenne e Furna Dourada
Atenção população
Prefeito Josmail Rodrigues divulga nota de repúdio e rebate críticas sobre Taxa Ambiental em Bonito
Segurança
Prefeitura entrega novos uniformes à Vigilância Patrimonial
Atenção população
Agesul lança licitação para reforma e adequações no Aeroporto Regional de Bonito
Destaque
Prefeito Josmail Rodrigues participa de encontro em Maracaju e reforça diálogo por MS
Política
Josmail busca esclarecimentos na AGEMS e garante que transporte turístico de Bonito não será afetado
Concurso Público nº 01/2024
Câmara Municipal e Prefeitura de Bonito informam procedimento para restituição das taxas
Saúde
Josmail se reúne com Secretária Municipal de Saúde e equipe
Evento


Atualmente, o setor registra uma média de 20 atendimentos diários - Comunicação Agepen