Menu
quinta, 30 de novembro de 2023
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
URGENTE!

Por decisão de Sérgio Moro, Eduardo Cunha é preso em Brasília

19 Out 2016 - 12h49Por G1

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça, determinou na terça-feira (18) a prisão do ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido é de previsão preventiva, ou seja por tempo indeterminado.

Ele foi preso em Brasília nesta quarta (19), segundo a GloboNews. A previsão da Polícia Federal (PF) é de que ele chegue a Curitiba no fim desta tarde.

O peemedebista perdeu o mandato de deputado federal em setembro, após ser cassado pelo plenário da Câmara. Com isso, ele perdeu o foro privilegiado, que é o direito de ser processado e julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Cunha (Foto: Reprodução)Despacho de Sérgio Moro autorizando a prisão de Eduardo Cunha (Foto: Reprodução)

 

Processo
Moro retomou na quinta-feira (13) o processo que corria no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Cunha. Em resumo, a ação penal trata da existência de contas na Suíça em nome do ex-parlamentar.

Como o STF já havia aceitado a denúncia, Moro apenas vai continuar o julgamento do caso, a partir de onde o processo parou na Suprema Corte.

O processo foi transferido para a 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná após Cunha perder o mandato de deputado federal.

Junto com o cargo, ele também perdeu o direito à prerrogativa de foro - o chamado foro privilegiado, que lhe garantia a possibilidade de ser julgado apenas pelo STF.

Agora, toda a ação penal contra o ex-deputado deverá correr nos trâmites normais do Judiciário para qualquer cidadão. Isso significa que o julgamento contra Cunha poderá passar por todas as instâncias até que seja definida uma condenação.

No despacho em que recebeu a denúncia, Moro fez questão de lembrar que o MPF retirou a acusação de crime eleitoral contra Eduardo Cunha. O motivo, segundo o juiz, foi o fato de que a Justiça Federal não poderia julgar crimes eleitorais. Isso cabe apenas à Justiça Eleitoral.

Cláudia Cruz, mulher de Cunha, já responde por lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Justiça Federal do Paraná. De acordo com as investigações, Cláudia Cruz foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA BONITO - SAÚDE
Em Bonito, Oficina Ortopédica Itinerante vai atender mais de 80 pacientes e entregar 36 equipamentos
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA BONITO - LICITAÇÃO
Prefeitura abre licitação para contratação de empresa para construção de 23 moradias precárias
CONVOCAÇÃO
Presidente da Associação Pestalozzi de Bonito convoca associados para assembleia geral em Bonito MS.
O prefeito também esteve com o deputado federal Dagoberto Nogueira para debater investimentos em infraestrutura urbana Reunião de negócios
Prefeito de Bonito solicita apoio da Fiems para elaboração do Plano Diretor e da Energisa
O evento reúne jovens católicos de todo o Estado, que vieram em caravanas de ônibus para participarem das atividades No Guanandizão
Com apoio do Governo, Jornada Estadual da Juventude reúne milhares de jovens na Capital
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA BONITO - ASSINATURA
BONITO: Prefeitura, moradores e proprietário assinam aditivo em TAC de regularização do loteamento
O novo hospital possui 163 leitos, sendo 30 leitos de UTIs, clínica médica e cirúrgica, pediatria, oncologia e day clínica Investimento
Em Dourados, governador Eduardo Riedel participa da entrega do novo hospital da Cassems
Visita realizada ontem Visita Especial
Prefeito visita Assentamento Guaicurus e a Escola Municipal Rural Osório Jacques em Bonito
O benefício atende uma reivindicação dos educadores e estendendo o benefício para funcionários públicos de outras categorias Investimento
Governo de MS amplia novo benefício de R$ 300 a todos os efetivos que ganham até 3 salários
Prefeito de Bonito Atenção população
Prefeito de Bonito fala de obras realizadas na cidade até 2024 (vídeo)