O município de Bonito foi contemplado com a doação de 50 mil mudas de árvores nativas, cedidas pela Itaipu Binacional. A ação faz parte de um esforço conjunto para fortalecer as iniciativas de reflorestamento e preservação ambiental na região.
O prefeito Josmail Rodrigues, acompanhado dos secretário de Governo, Jary Neto e de Finanças, Beto Gonçalves, visitaram o Refúgio Biológico Bela Vista, localizado no interior da Usina de Itaipu, no Estado do Paraná, onde conheceram algumas áreas de mata reflorestada e receberam as mudas, que já estão sendo transportadas para Bonito pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do Departamento de Desenvolvimento Rural.
“Quero agradecer ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri e ao diretor de Operação, Carlos Carboni pela doação e ao deputado federal Dagoberto Nogueira, que foi quem articulou para que o município fosse um dos contemplados com as 50 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado e que serão utilizadas para a recuperação florestal não apenas em Bonito, mas na Serra da Bodoquena como um todo, uma vez que nosso Viveiro trabalha em parceria com instituições como a IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e a Fundação Neutrópica, fornecendo mudas para as ações de reflorestamento, além de atender os proprietários rurais e empresas”, detalha o prefeito.
O secretário de Meio Ambiente, Thyago Sabino, também acrescentou a importância de uma doação tão significativa. “Isso tem um alto valor, porque primeiro, a produção sistematizada de mudas nativas é difícil, no nosso Viveiro, por exemplo, a gente produz cerca de 10 a 15 mil mudas por ano, e isso é insuficiente para o abastecimento das doações, tanto da área urbana, quanto rural, e a gente apoio muitas insituições que trabalham com recuperações de áreas, então não só para Bonito, mas para toda a região da Serra da Bodoquena, essas mudas tem um valor enorme para trabalharmos na manutenção do recurso natural”.
Leia Também

Josmail se reúne com presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelec, e sua equipe

Mato Grosso do Sul tem produção recorde de etanol e avança na descarbonização do setor bioenergético

Ordem do Dia: Projeto que reconhece tuiuiú como símbolo do Pantanal é aprovado

Diretor-presidente da Fundect é eleito presidente de conselho nacional que fomenta ciência

Paulo Corrêa articula melhorias na infraestrutura de Bodoquena para impulsionar turismo

Prefeito realiza reunião para avaliar Audiência Pública do Plano Diretor de Bonito

Bonito realiza primeira Audiência Pública para revisão do Plano Diretor

Governo de MS destaca avanço na agropecuária com tecnologia, pesquisa e consciência ambiental

FCO já destinou mais de R$ 560 milhões para projetos rurais e empresariais este ano no Estado
