Menu
sexta, 2 de maio de 2025
Busca
GARAJÃO
POLÍTICA

Lei estadual cria o cadastro para pessoas com autismo em MS

Intenção é facilitar a realização de políticas públicas na área de saúde e educação

11 Mai 2018 - 13h06Por DA REDAÇÃO

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei estadual que cria o cadastro de pessoas com autismo em Mato Grosso do Sul. A intenção é que com este levantamento possam ser proposta políticas públicas para contribuir com este público, em relação ao tratamento e melhoria no atendimento tanto na rede de educação, como saúde.

A proposta é de autoria da deputada Antonieta Amorim (MDB). Para formar este cadastro poderá ser firmado convênios com os municípios, entidades públicas ou pessoas jurídicas. Para fazer o devido registro é preciso apresentar o laudo de avaliação médico, feito por um especialista ou equipe multidisciplinar, sendo preferencialmente neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e assistente social.

A pessoa que for cadastrada poderá pedir uma carteira de identificação, com prazo de validade indeterminado, para que o mesmo possa usufruir dos direitos das pessoas com deficiência, previstos em lei federal. Ainda será feito uma regulamentação sobre os critérios e procedimentos para inclusão das pessoas no cadastro, assim como será o acesso a estes dados.

“Seria essencial para a formulação e execução das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento das pessoas com autismo, visando à melhoria do seu atendimento, especialmente nas áreas da educação e saúde”, disse Antonieta.

Vetos – O governador ainda vetou dois projetos aprovados na Assembleia. O primeiro trata da concessão de abono de falta para que os pais que sejam servidores estaduais, possam participar de reuniões bimestrais nas escolas e assim contribuir com o aprendizado do aluno. A justificativa para rejeição foi que o tema se trata de iniciativa única do poder executivo.

Já o segundo (veto) é sobre o projeto que exigia a criação de um sistema de emergência em banheiros para deficientes ou que tenham mobilizada reduzida, para que ele pudesse acionar ajuda em caso de acidentes no local. Os alarmes seriam instalados de acordo colocados ao lado do assento sanitário.

A justificativa para o veto é que já existe uma norma geral editada pela União que trata especificamente sobre o tema e não se impõe a instalação de sistema de alarmes nos banheiros, exigindo apenas que este ambiente atendam as especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Por esta razão quando se obriga esta condição em Mato Grosso do Sul, o governo entende que o parlamento estadual está “usurpando” competência privativa da União. O projeto é de autoria de Maurício Picarelli (PSDB).

Leia Também

Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira Atenção população
Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira
Agências do Detran-MS não terão expediente no feriado do Trabalhador Atenção população
Agências do Detran-MS não terão expediente no feriado do Trabalhador
Prefeitura convoca famílias pré-selecionadas para o Residencial Rio Anhumas Destaque
Prefeitura convoca famílias pré-selecionadas para o Residencial Rio Anhumas
Plano Diretor de Bonito avança com a realização da 4ª e 5ª audiências públicas Destaque
Plano Diretor de Bonito avança com a realização da 4ª e 5ª audiências públicas
Coração do ecoturismo, Bonito recebe evento que une natureza e inovação Evento
Coração do ecoturismo, Bonito recebe evento que une natureza e inovação
Prefeito de Bonito cumpre agenda na Associação dos Municípios Paranaenses Política
Prefeito de Bonito cumpre agenda na Associação dos Municípios Paranaenses
Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza na vila Machado Limpeza
Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza na vila Machado
Prefeitura de Bonito dá início ao processo de Regularização Fundiária nos bairros Mimito e Coração Destaque
Prefeitura de Bonito dá início ao processo de Regularização Fundiária nos bairros Mimito e Coração
Balneário Municipal segue interditado nesta terça-feira Atenção população
Balneário Municipal segue interditado nesta terça-feira
Bonito recebe o Adventure ELEVATE Latin America 2025 será realizado até nesta terça-feira Em Bonito
Bonito recebe o Adventure ELEVATE Latin America 2025 será realizado até nesta terça-feira
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.