Menu
domingo, 4 de maio de 2025
Busca
praia parque cachoeiras
Destaque

Governo de MS negocia integração com a Bolívia para abrir rotas alternativas de comércio exterior

O encontro reúne autoridades dos governos brasileiro, paraguaio, argentino e chileno

20 Fev 2025 - 08h44Por Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS

O governador Eduardo Riedel recebeu ontem  (19) a comitiva do departamento boliviano de Santa Cruz para discutir a cooperação técnica de ações de controle e combate aos incêndios florestais e a utilização da ferrovia local para uma futura ligação entre Brasil e Chile também por via férrea, abrindo assim novo corredor de escoamento comercial.

A ferrovia é uma possibilidade interessante de integração, interligando Campo Grande a boliviana Santa Cruz de la Sierra, seguindo dali para Cochabamba - já aos pés da Cordilheira dos Andes.

"Ela [a ferrovia] está operacional em Corumbá, e a ideia é fazer uma integração ferroviária da Malha Oeste com a ferrovia oriental [na Bolívia]. O governador Eduardo Riedel destacou a importância de, num curto prazo, permitir aos trens bolivianos da ferrovia oriental chegarem até Ladário, porque nós já temos uma área alfandegária", explicou o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.

Verruck complementa ainda que a ferrovia oriental se encontraria com a Rota Bioceânica, que é rodoviária, na fronteira entre Bolívia e Argentina, integrando ainda mais ramais de logística na região. "Isso seria perto de Salta, na Argentina. É um projeto de longo prazo. A gente pode ter, além da Rota Bioceânica rodoviária, uma integração com a ferrovia, o que traz ainda mais competitividade para nós", frisa o secretário.

Jaime também conta que as conversas terão continuidade, inclusive com a formação de um grupo de trabalho que contará com espaço para o setor privado, incluindo as operadoras atuais dos dois trechos brasileiro e boliviano, Rumo e Oriental, respectivamente.

Incêndios florestais

Quanto aos incêndios florestais no Pantanal, que afetam conjuntamente o lado boliviano na região de Corumbá, foram discutidas propostas para que haja uma ação conjunta entre os dois país, especificamente entre as autoridades sul-mato-grossenses e do Departamento de Santa Cruz.

"É também uma questão importante. Todo ano nós temos problema tanto de incêndio do Pantanal passando para o lado boliviano como do lado boliviano passando para o lado brasileiro. Então, a primeira proposta é fazer uma coordenação, principalmente com informações, identificação de incêndio, metodologias, que nós já temos no Mato Grosso do Sul, para poder repassar principalmente ao governo de Santa Cruz. Essa é uma questão importante que a gente vai avançar", comenta Verruck.

Além de Riedel e Verruck, participaram do encontro o governador do Departamento de Santa Cruz, Mario Joaquin Aguilera Cirbian, e o diretor departamental de Cooperação e Relações Institucionais da região, Luis Eduardo Rios, e o secretário de Justiça de Santa Cruz, Carlos Eduardo Correa Rojas.

Seminário Internacional

Teve início ontem (18) e segue até amanhã (20), em Campo Grande, o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico. A realização é do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc e com o apoio da Fiems e do Sebrae/MS.

O encontro reúne autoridades dos governos brasileiro, paraguaio, argentino e chileno, dos municípios e governos regionais que são abrangidos pelo Corredor Bioceânico, assim como empresários e demais interessados da sociedade civil.

 

Leia Também

Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado Destaque
Novas moradias vão beneficiar 479 famílias da área urbana, rural e comunidades indígenas do Estado
Prefeitura esclarece fake News sobre programa habitacional Mais Moradia 2025 Atenção população
Prefeitura esclarece fake News sobre programa habitacional Mais Moradia 2025
Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira Atenção população
Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira
Agências do Detran-MS não terão expediente no feriado do Trabalhador Atenção população
Agências do Detran-MS não terão expediente no feriado do Trabalhador
Prefeitura convoca famílias pré-selecionadas para o Residencial Rio Anhumas Destaque
Prefeitura convoca famílias pré-selecionadas para o Residencial Rio Anhumas
Plano Diretor de Bonito avança com a realização da 4ª e 5ª audiências públicas Destaque
Plano Diretor de Bonito avança com a realização da 4ª e 5ª audiências públicas
Coração do ecoturismo, Bonito recebe evento que une natureza e inovação Evento
Coração do ecoturismo, Bonito recebe evento que une natureza e inovação
Prefeito de Bonito cumpre agenda na Associação dos Municípios Paranaenses Política
Prefeito de Bonito cumpre agenda na Associação dos Municípios Paranaenses
Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza na vila Machado Limpeza
Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza na vila Machado
Prefeitura de Bonito dá início ao processo de Regularização Fundiária nos bairros Mimito e Coração Destaque
Prefeitura de Bonito dá início ao processo de Regularização Fundiária nos bairros Mimito e Coração
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.