Menu
quarta, 20 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
VEÍCULOS DO GOVERNO FEDERAL

Ex-governador responderá na Justiça por troca de adesivos em ônibus escolares

27 Mar 2017 - 08h16Por Midiamax

O juiz Alexandre Tsuyoshi Ito aceitou ação por dano ao erário contra o ex-governador do Estado André Puccinelli (PMDB), a ex-secretária de Educação, Maria Nilene Badeca e a ex-diretora-geral de Administração e Finanças da Secretaria de Governo, Guiomar Emília Archondo de Aliaga. Eles são acusados de fazer ‘chapéu alheio’ com ônibus escolares pagos com verba do governo Federal e, por isso, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) pede devolução de R$ 109 mil aos cofres públicos.

Em abril de 2013, o então gestor adesivou os mais de 300 automóveis oriundos do programa 'Caminhos da Escola' com emblema do Governo do Estado. Originalmente os exemplares eram estampados com a logomarca do projeto realizado com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), mas foram escondidos com a marca da administração peemedebista.

Todos apresentaram contestação e pediram a rejeição do processo ingressado pelo MPE-MS. Puccinelli disse que a despesa de R$109.607,30 relativa à adesivagem não foi sua decisão, mas sim da então subsecretária de Comunicação.

Alega também que a atribuição de um governador é muito dinâmica e a disponibilidade de tempo é pequena, consequentemente os afazeres burocráticos menores são delegados para as secretarias subsequentes. Contudo, para o magistrado, a imagem de um governo está ligada a de seu governador. Os adesivos fixados nos ônibus escolares continham os seguintes dizeres ‘Doado pelo Governo do Estado MS’.

“Desta forma, entendo que mesmo que o cargo demandas se muito tempo do requerido, o Governador deve possuir o mínimo de controle sobre o que está sendo veiculado na mídia relativo a sua pessoa e ao Estado o qual representa, bem como os gastos que venham a ser necessários para esta veiculação, ainda mais se tratando de 300 ônibus”.

Nilene, por sua vez, pediu para ser retirada dos autos, alegando que a prática de campanhas era exclusiva da Segov. Porém, para o juiz, “há clara narrativa de que o ex-Governador André Puccinelli e Maria Nilene Badeca da Costa, esta na qualidade de Secretária Estadual de Educação, de forma conjunta promoveram o adesivamento/descaracterização dos ônibus recebidos pelo Governo Federal”.

Caso - Do final de 2012 a abril de 2013 mais de 100 ônibus foram flagrados parados no pátio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para serem 'camuflados', segundo apuração do Jornal Midiamax.

Na parte traseira, onde deveria constar a caracterização visual do programa do Governo Federal, a informação foi tampada com os adesivos do governo estadual, com a propaganda “Educação para o sucesso – Governo do Estado de Mato Grosso do Sul”.
Nas laterais, os adesivos traziam ainda a seguinte informação: “Doado pelo Governo do Estado de MS”.

À época o Ministério da Educação desmentiu o fato, logo depois a então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ainda em seu primeiro mandato, veio a Campo Grande entregar os veículos e confirmou que a iniciativa era do governo Federal. (Foto Midiamax Arquivo)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto destaque Visit Bonito: passeio no Barra do Sucuri BONITO - MS - RETOMADA
"Estamos nos reerguendo", guia turístico relata recomeço durante a pandemia em Bonito (MS)
BONITO BONITO - LANÇAMENTO
Lançamento do Programa Bonito é Reciclar, Desafios do Gerenciamento de Resíduos, será nesta sexta
BONITO - MS - PROGRAMAÇÃO
Semana de atividades do Outubro Rosa vão até esta sexta-feira no CMU em Bonito (MS)
Foto: Saul Schramm INVESTIMENTOS NO ESPORTE
Maior pacote de investimentos na história do esporte de MS será lançado nesta terça-feira
BONITO - AEROPORTO BONITO - INVESTIMENTOS NO AEROPORTO
BONITO: Investimentos em obras e equipamentos modernos, aeroporto amplia capacidade de voos
CPI foi aberta após questionamentos quanto supostos abusos na prestação de serviços pela concessionária - Crédito: Divulgação CPI DA ENERGISA
CPI da Energisa será retomada semana que vem em MS
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
SED renova parceria com plataforma que oferece cursos gratuitos para professores
Elaine Paes, SAD OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Agepan, veja como fazer
SAD CONCUSO DA POLÍCIA CIVIL
Concurso público para 236 cargos da Polícia Civil tem comissão organizadora definida
João Prestes, Semagro ROTA BIOCEÂNICA
Estudo detecta necessidade de expandir cadeia de armazenamento de frios na Rota Bioceânica