Menu
quarta, 9 de setembro de 2026
Busca
BANNER CALISTO
Política

Com Riedel e Simone Tebet, Paulo Corrêa debate endividamento rural e apoio ao agronegócio em MS

A crise, que atinge principalmente a região centro-sul do Estado, é reflexo de uma combinação de fatores

17 Dez 2024 - 09h50Por Redação/ Bonito Informa

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), participou nesta segunda-feira (16) de uma reunião estratégica com o governador Eduardo Riedel, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o produtor rural e representante do Movimento Alerta do Agro, Valdenir Portela Cardoso.

O grupo discutiu medidas emergenciais para enfrentar os desafios que, há três anos consecutivos, vêm gerando perdas expressivas ao setor produtivo.

A crise, que atinge principalmente a região centro-sul do Estado, é reflexo de uma combinação de fatores: mudanças climáticas severas, custos de produção elevados e a queda nos preços das commodities agrícolas. Essa conjuntura tem colocado em risco a viabilidade financeira de produtores rurais e comprometido o plantio das safras futuras, como a de 2025/2026.

“O setor vive uma situação de endividamento crescente. Embora alguns produtores ainda consigam renegociar suas dívidas, muitos já chegaram ao limite da sua capacidade financeira ou de crédito. Precisamos agir agora para evitar uma desestruturação ainda maior nos próximos anos”, alertou Paulo Corrêa.

No encontro, ficou agendada uma nova reunião para fevereiro de 2025, desta vez com a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O objetivo será ampliar o debate, incluindo regiões como Goiás, que também enfrenta crises similares, e avançar na construção de políticas públicas abrangentes e eficazes para o setor.

O ponto de partida dessa articulação, lembra Paulo Corrêa, foi uma grande reunião em Maracaju, realizada em setembro, que reuniu mais de 600 produtores de vários municípios. No encontro, convocado pelo Movimento Alerta do Agro, produtores reivindicaram a criação de mecanismos que possibilitem renegociações de longo prazo, com juros reduzidos, para garantir a sobrevivência econômica do setor.

“A solução precisa ser construída com urgência e com visão estratégica de longo prazo. Nosso objetivo é sensibilizar o governo federal para evitar o colapso do agronegócio, que é um dos pilares da economia de Mato Grosso do Sul e do Brasil, e garantir que as medidas discutidas resultem em ações concretas já para a safra de 2026, fortalecendo tanto o setor produtivo quanto a economia estadual como um todo”, acrescentou Paulo Corrêa.

O produtor rural Valdenir Portela alertou para a gravidade da situação enfrentada pelos produtores da região Centro-Sul, destacando que o endividamento do agronegócio não pode ser tratado de maneira superficial ou improvisada. Segundo ele, a busca por soluções passa pela atuação conjunta do Ministério da Agricultura, Fazenda e Banco Central, além de um diálogo estruturado que considere os desafios a médio e longo prazo.

“Precisamos tratar o endividamento do agronegócio com seriedade e planejamento. O problema é grande e não será resolvido da noite para o dia. É fundamental um esforço conjunto entre ministérios, estados e setor produtivo para buscar saídas reais e estruturadas que atendam os produtores e enfrentem os desafios do campo”, finalizou Portela.

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, e o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan.

Leia Também

Comissão de Valorização da Cultura Pantaneira avança na criação de Centros de Tradição e define próx Destaque
Comissão de Valorização da Cultura Pantaneira avança na criação de Centros de Tradição e define próx
Balneário Municipal de Bonito ficará fechado nesta terça e quarta-feira para manutenção Atenção população
Balneário Municipal de Bonito ficará fechado nesta terça e quarta-feira para manutenção
Cemitério Municipal de Bonito recebe melhorias com obras de calçamento Investimento
Cemitério Municipal de Bonito recebe melhorias com obras de calçamento
Josmail Rodrigues reúne secretários e cobra atenção aos gastos nos últimos meses do ano  Em Bonito
Josmail Rodrigues reúne secretários e cobra atenção aos gastos nos últimos meses do ano
Prefeito sanciona lei que oficializa ASSEB como entidade de utilidade pública em Bonito Política
Prefeito sanciona lei que oficializa ASSEB como entidade de utilidade pública em Bonito
Josmail vistoria Escola João Alves e anuncia reforma e manutenção na unidade EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Josmail vistoria Escola João Alves e anuncia reforma e manutenção na unidade
Josmail Rodrigues visita prefeito de Jardim e reforça parceria em favor da região ARTICULAÇÃO REGIONAL
Josmail Rodrigues visita prefeito de Jardim e reforça parceria em favor da região
Banda Municipal conquista três troféus no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras
Banda Municipal conquista três troféus no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras
Prefeitura entrega obra de modernização do Transbordo de Resíduos Sólidos com recursos da TCA Destaque
Prefeitura entrega obra de modernização do Transbordo de Resíduos Sólidos com recursos da TCA
Bonito se prepara para os Jogos Escolares 2026 com participação de alunos de toda a cidade Esporte
Bonito se prepara para os Jogos Escolares 2026 com participação de alunos de toda a cidade
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.