Menu
sexta, 1 de março de 2024
Busca
MANIA PET
Evento

Bonito recebe secretários de Fazenda de todo o País para as reuniões do Comsefaz e Confaz

O objetivo principal do Comsefaz é promover a integração e a articulação entre as secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos entes federados

8 Dez 2023 - 09h50Por Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Mato Grosso do Sul está sediando nesta quinta-feira (7), em Bonito, a 43ª Reunião Ordinária do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal).

O objetivo principal do Comsefaz é promover a integração e a articulação entre as secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos entes federados, fortalecendo a gestão fiscal, financeira e tributária das respectivas unidades federativas.

O secretário de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso do sul, Flávio César, como anfitrião da reunião, saudou a participação dos secretários e técnicos e apontou que o Estado se torna "palco" para as discussões tributárias".

Esse é o último encontro do colegiado em 2023. Amanhã, dia 8, os membros do Confaz também participam da 191ª Reunião Ordinária do órgão. A abertura da reunião deve contar com a presença do governador Eduardo Riedel e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

O presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), e também secretário de tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, classificou o ano como extremamente desafiador.

"A união sempre foi uma marca do Comsefaz. Sabemos que cada região tem a sua particularidade. Ainda temos a discussão da reforma que não se encerra na tramitação e sua aprovação. Temos pela frente o debate das leis complementares e vamos particupar ativamente", declarou.

A 43ª Reunião do Comsefaz discutiu e realizou deliberações sobre pautas importantes do cenário fiscal brasileiro, pesquisas em andamento no Comitê e assuntos em pauta nos poderes legislativo e judiciário.

Os pesquisadores Cláudia De Cesare e Pedro Humberto Carvalho Júnior falaram sobre os resultados parciais da pesquisa "Análise Comparativa Internacional da Solidariedade Fiscal Brasileira".

Já a pesquisadora Thais Niquito fez uma avaliação dos impactos dos incentivos fiscais para os estados selecionados. E a economista Priscila Kaiser falou sobre a base de dados das finanças públicas brasileiras.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

A conferência contará com uma programação abrangente, visando discutir perspectivas profissionais e desafios no início de carreira Primeira vez na história
Bonito recebe em abril IV Conferência Nacional da Jovem Advocacia
FOTO: ASSESSORIA BONITO - EVENTO OAB
Com Riedel, Paulo Corrêa discute apoio para evento que promete reunir 1,5 mil advogados em Bonito
FOTO: ASSESSORIA AÇÕES DEPUTADO PAULO CORRÊA
Após articulação de Paulo Corrêa, Amambai vai ganhar Delegacia Regional da Polícia Civil
Conforme projeto, o anel viário norte terá ao todo 238 postes de concreto e 27 ornamentais Investimento
Obra de iluminação solar no anel viário de Ponta Porã avança para a reta final com 75% de execução
CASSEMS - FOTO: Tathiane Panziera CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
A província de Anhui é uma das integrantes da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze, a região mais rica da China Reunião de negócios
Ministra do Departamento Econômico e Comercial da China vem a MS prospectar negócios
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Miranda recebe pacote de obras do Governo de MS com escola, creche e Corpo de Bombeiros; VEJA FOTOS
Em tom de boas-vindas, a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, fez o uso da palavra e destacou a importância do momento para Procuradoria Novos membros
PGE-MS empossa novos procuradores do Estado aprovados no XIV Concurso Público do órgão
Os beneficiários que não realizarem acompanhamento podem perder seu benefício Atenção população
Saúde convoca beneficiários do bolsa família para pesagem