O presidente da República Jair Bolsonaro revogou nesta quarta-feira (6) um decreto que impedia a expansão da cultura da cana-de-açúcar em zonas e ecossistemas considerados sensíveis, como o Pantanal e a Amazônia.
O Decreto 10.084, de 5 de novembro, publicado hoje (6) no Diário Oficial da União, revoga o Decreto 6.961, de setembro de 2009, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o zoneamento para o plantio da cana e as operações de financiamento ao setor sucroalcooleiro. Além de Bolsonaro, assinam o decreto a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
A liberação do plantio de cana na floresta é objetivo antigo do agronegócio que sustenta o governo e que tem na ministra da Agricultura, que ficou conhecida como a "musa do veneno", seu mais forte representante. Em março de 2018, mais de 60 entidades ambientalistas, de direitos humanos e de defesa da reforma agrária, entre outras, assinaram manifesto contra a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 626/2011, de Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que libera o cultivo de cana de açúcar na Amazônia Legal.
Conforme o Ministério da Agricultura, o decreto revogado encontrava-se defasado após a aprovação do Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). De outro, novas tecnologias no uso racional da água, como gotejamento e fertirrigação, e o desenvolvimento de novos equipamentos de colheita mecanizada indicavam que os parâmetros que subsidiaram o zoneamento não eram mais sustentáveis.
Além disso, informou que verificou-se que as limitações impostas no Decreto nº 6.961/2009 acabavam por abolir os investimentos na produção de biocombustíveis tendo a cana-de-açúcar como matéria-prima.
Leia Também

Bonito terá ponto facultativo nesta sexta-feira

Agências do Detran-MS não terão expediente no feriado do Trabalhador

Prefeitura convoca famílias pré-selecionadas para o Residencial Rio Anhumas

Plano Diretor de Bonito avança com a realização da 4ª e 5ª audiências públicas

Coração do ecoturismo, Bonito recebe evento que une natureza e inovação

Prefeito de Bonito cumpre agenda na Associação dos Municípios Paranaenses

Equipe da Secretaria de Obras realiza limpeza na vila Machado

Prefeitura de Bonito dá início ao processo de Regularização Fundiária nos bairros Mimito e Coração

Balneário Municipal segue interditado nesta terça-feira
