Menu
domingo, 16 de junho de 2024
Busca
MANIA PET
FESTIVAL DO CHAMAMÉ

Após 10h de shows, Festival do Chamamé de Murtinho encerra com gosto de continuidade

15 Nov 2022 - 12h31Por SUBCOM

Com o maior público dos três dias, que abraçou a grande festa e foi para a pista bailar, o enceramento do Festival Internacional do Chamamé em Porto Murtinho foi apoteótico, deixando saudades e a certeza de que é mais um megaevento para promover a cultura latino-americana em Mato Grosso do Sul.

Foram dez horas de shows, no último dia, com apresentação de 20 cantores e grupos e a consagração do ritmo fronteiro mais apreciado no Estado.

Acordeonista terena de Miranda, Davi Júnior

Depois do cancelamento da programação de domingo, por causa da chuva, a segunda-feira foi em dose dupla, começando às 16h e fechando às 2h da madrugada de terça-feira, com os murtinhense entrando no clima que tomava conta do palco, onde brasileiros, paraguaios e argentinos compartilhavam o mesmo espaço e as mesmas emoções. A alegria contagiante dos artistas e a boa música envolveram a plateia, transformando o festival num animado bailão.

Cancioneiro Castelo e o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra

O intercâmbio, a amizade construída e a troca de experiências rítmicas que predominaram durante o evento criaram uma irmandade, somados a hospitalidade da cidade e o envolvimento da organização. Nesse ambiente de latinidade aflorada, o encerramento do festival reuniu a maioria dos artistas no palco, na última seleção musical. Eram onze acordeons e outros instrumentos, como uma harpa e um violino, numa harmonia que deve imperar entre os povos.

Noite para não esquecer

Artistas e público celebram o sucesso do Festival Internacional do Chamamé, em Porto Murtinho

“Esta serenata é para vocês!”, disse o acordeonista Emiliano, da dupla Fuelles Correntinos (Argentina), que se apresentou no sábado (12), dirigindo-se ao público. O prefeito da cidade fronteiriça, Nelson Cintra, também subiu ao palco e, emocionado, anunciou: “Estamos nos preparando para o próximo ano, esse festival vai ter continuidade porque temos a certeza que o Governo do Estado abraçou o projeto e vai nos apoiar, como apoiou este aqui.”

O final triunfante teve a interpretação de três músicas consideradas obras-primas do cancioneiro latino-americano: “Quilômetro Onze” (hino de Corrientes, berço do chamamé argentino), “Recuerdo de Yparacaí” e “Lucerito Alba”. Homenageado pelos artistas, o diretor-geral do festival, produtor e radialista Orivaldo Mengual, agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja ao movimento pró-chamamé e à preservação das raízes culturais.

Cantora paraguaia Mirta Noemi

Ao descer do palco, a cantora paraguaia Mirta Noemí Talavera, uma vida dedicada ao folclore nacional e regional e mais de 20 anos de carreira e vários prêmios, marejou os olhos ao falar daquele momento e da grande alegria em participar do festival: “Superou minhas expectativas, desde a participação do público, a organização impecável e a cordialidade e compartilhamento entre nós artistas. Fico muito feliz por estar aqui, contemplar o Rio Paraguai. Foi uma honra”.

A última noite do festival levou para a Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho, no centro histórico de Porto Murtinho, toda a essência dos ritmos fronteiriços, que predominou nos dias anteriores, mas com mais força e brilho nas melodias e nas coreografias dos bailarinos paraguaios e argentinos – desde os trajes típicos com seus bordados e cores vibrantes aos estilos de dançar o chamamé, cuja singularidade atraiu a atenção dos baileiros murtinhenses.

Cidade de Lona

A programação foi aberta pela Orquestra de Violões de Porto Murtinho, projeto social mantido pela prefeitura, com interpretação de três músicas: “Chalana”, “Mercedita” e “Sinônimos” (Zé Ramalho). Na sequência, subiu ao palco o cantor e compositor Castelo (que hoje faz dupla com o acordeonista Hélio Filho), um dos representantes legítimos do cancioneiro fronteiriço. Ele cantou a música “Cidade de Lona”, composta em 1979, em homenagem a Porto Murtinho.

Público se empolgou com a apresentação do argentino Santhyago Rios

Outros destaques da noite foram os acordeonistas Davi Junior, índio terena de Miranda, e o argentino Santhyago Rios, e Mirta Noemi. Davi fez dueto com o acordeonista gaúcho Desidério Souza e Rios confirmou sua fama de melhor chamamezeiro latino. A cantora paraguaia  homenageou o prefeito Nelson Cintra com uma seleção de guarânias e encerrou o show com “Galopeira” e “Km 11”, com a sustentação de sopro e percussão da Banda Folclórica de Assunção.

Se apresentaram também: Elenco Folclórico Municipal de  Carmelo Peralta (Paraguai), acordeonista Jakeline Sanfoneira (Campo Grande), cantoa Cindy Ávalos (Corrientes, Argentina), Banda e Ballet Folklórico Íbero Americano (Asunción), a dupla Rivair & Rivamar e Grupo Desparramo (Campo Grande), acordeonista Daniel Franich (Santa Fé, Argentina), Los Reales de Litoral (Corrientes),  acordeonista Tono Benites (Corrientes), Miguel Arce y La Yunta del Chamamé (Buenos Aires), Tele Miranda y Grupo Arraigo(Chaco, Argentina), Caio Escobar y Grupo (Campo Grande) e Grupo Iberá (Corrientes).

Leia Também

Paulo Corrêa articula e Energisa amplia rede do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã Destaque
Paulo Corrêa articula e Energisa amplia rede do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã
Audiência Pública da Saúde acontece nesta quarta-feira Atenção população
Audiência Pública da Saúde acontece nesta quarta-feira
Governo do Estado nomeia 116 aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde Oportunidades
Governo do Estado nomeia 116 aprovados no concurso público da Secretaria de Saúde
Em Aquidauana, Paulo Corrêa ressalta a força e os resultados do municipalismo em MS Destaque
Em Aquidauana, Paulo Corrêa ressalta a força e os resultados do municipalismo em MS
Parque da Lagoa Comprida de Aquidauana será revitalizado Investimento
Parque da Lagoa Comprida de Aquidauana será revitalizado
Sancionada lei que assegura ao consumidor informações sobre serviços bancários gratuitos Novidade
Sancionada lei que assegura ao consumidor informações sobre serviços bancários gratuitos
Lula realiza reunião com reitores no Palácio do Planalto e anuncia R$ 5,5 bi em investimentos Greve
Lula realiza reunião com reitores no Palácio do Planalto e anuncia R$ 5,5 bi em investimentos
Emenda de Paulo Corrêa garante atendimentos do FAF e do centro de equoterapia da PMMS Política
Emenda de Paulo Corrêa garante atendimentos do FAF e do centro de equoterapia da PMMS
Pecuária sul-mato-grossense busca na genética formas de aumentar a produtividade da carne Investimento
Pecuária sul-mato-grossense busca na genética formas de aumentar a produtividade da carne
Na FIEMS, Paulo Corrêa discute educação e novas oportunidades no mercado de trabalho Política
Na FIEMS, Paulo Corrêa discute educação e novas oportunidades no mercado de trabalho
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.