A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul concluiu que a morte de Janete Feles Valoes, de 45 anos, em Selvíria, não se tratou de feminicídio, mas sim de suicídio. Segundo o site TopMídiaNews, a reclassificação foi divulgada por meio de nota encaminhada a imprensa nesta sexta-feira (13), após a finalização de laudos periciais e a coleta de novos depoimentos.
De acordo com a polícia, o laudo necroscópico, acompanhado do depoimento da médica legista, apontou que a vítima empurrou a faca contra o próprio peito. Segundo a corporação, a lâmina não estava totalmente cravada, característica compatível com casos de autoferimento, e a angulação da lesão também indicaria que o golpe foi provocado pela própria vítima.
Ainda conforme a investigação, o filho de Janete, que a socorreu, relatou que a mãe havia confidenciado estar em tratamento contra um câncer e que teria manifestado intenção de tirar a própria vida. A polícia informou também que não foram encontrados registros de violência doméstica envolvendo o casal.
Além disso, o companheiro da vítima, que havia sido inicialmente tratado como suspeito, negou o crime em depoimento, versão que é compatível com os elementos reunidos na apuração.
Com base nesses fatores, a autoridade policial determinou a exclusão da classificação inicial de feminicídio. Todos os laudos necroscópicos e de análise do local foram anexados ao inquérito, que teve as diligências encerradas.
Caso havia sido tratado inicialmente como feminicídio
No início da semana, o caso foi divulgado como um possível feminicídio ocorrido no Assentamento São Joaquim, na zona rural do município. As primeiras informações apontavam que Janete teria sido ferida durante uma briga com o companheiro, de 63 anos, na noite de domingo (8).
O filho da vítima contou que recebeu uma ligação do pai pedindo ajuda e afirmando que a mulher havia “feito uma besteira”. Ao chegar à residência, ele encontrou a mãe ferida, com uma faca no peito e a levou até uma base da concessionária responsável pela rodovia MS-112, onde equipes de socorro constataram a morte.
Equipes policiais foram acionadas e realizaram buscas na propriedade rural. O companheiro da vítima foi localizado e preso, negando envolvimento no crime. Ele foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Três Lagoas.
Com a conclusão dos exames periciais e dos depoimentos, a Polícia Civil afirmou que os elementos técnicos sustentam a hipótese de suicídio, encerrando oficialmente a investigação.
Saiba Mais
Ousados
Traficantes tentam pegar arma de policial durante abordagem em cidade de MS
Em MS
Filha é presa por agredir mãe e tentar perfurar policial
Caso de Polícia
Bêbado acerta soco e derruba policial militar durante surto em rodeio
Leia Também
Caso de Polícia
Mulher tenta sequestrar bebê dos braços de adolescente em posto de saúde
Caso de Polícia
Vítima é cercada e agredida por três mulheres em praça em MS
Caso de Polícia
Homem descumpre medida protetiva e ameaça matar ex-mulher
Atenção população
Populares da Vila Marambaia localizaram uma bicicleta abandonada
Caso de Polícia
Homem morre após esposa colocar fogo no colchão em que dormia
Segurança
Homem é detido após ameaças e danos em unidade hospitalar de Bonito
Segurança
Guarda Municipal de Bonito reforça segurança durante as eleições 2026
Caso de Polícia
Foragido da polícia é pego após ser esfaqueado por companheiro
Em MS
Eleições terminam com prisões, compra de votos e morte de eleitora
Acidente


A polícia informou também que não foram encontrados registros de violência doméstica envolvendo o casal - Reprodução/24h News MS