Diante de uma série de ações violentas em cidades de todo o Brasil envolvendo disputas políticas, Mato Grosso do Sul terá reforço na segurança em seis cidades no próximo domingo (2), durante as eleições municipais. Recentemente, Bonito, Coronel Sapucaia e Bela Vista registraram confusão envolvendo cabos eleitores, mas nenhuma das cidades está na lista das corporações. São mais de 2 mil militares envolvidos na Operação 198 só na escola indígena em Caarapó e na 19ª Zona Eleitoral de Ponta Porã.
O Exército e a Polícia Federal atuarão nas cidades. A atuação dos militares será em cumprimento de pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para evitar qualquer tipo de problema.
Equipes do Comando Militar do Oeste (CMO) atuarão em Caarapó, principalmente na aldeia Tey Cue e em Ponta Porã. Em Campo Grande, segundo o Exército, só haverá deslocamento de militares caso haja solicitação do Ministério da Defesa. Seis helicópteros estarão de prontidão para deslocamento de tropas, caso for necessário.
A Polícia Federal também atuará no reforço da segurança nas cidades de Corumbá, Dourados, Naviraí, Três Lagoas e em Ponta Porã, única cidade que terá ação das duas corporações.
Conforme a PF, os agentes farão trabalho preventivo e repressivo aos crimes eleitorais. Equipes voltantes também estarão em rondas em aldeias indígenas do Estado. A operação é feita com base em pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS).
São mais de 2 mil militares envolvidos na Operação 198 só na escola indígena em Caarapó e na 19 ZE de Ponta Porã.