Menu
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Busca
praia parque cachoeiras
POLÍCIA

Gerente do Detran de MS é preso por beneficiar motoristas infratores de SP

1 Ago 2019 - 13h14Por DA REDAÇÃO
Agência do Detran em Selvíria; buscas foram feitas no local (Foto: Google Maps/Reprodução)Agência do Detran em Selvíria; buscas foram feitas no local (Foto: Google Maps/Reprodução)

O gerente-executivo do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Selvíria, Ailton Vargas Rodrigues, de 45 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (1º) durante a Operação Dedo Podre, da Polícia Civil de São Paulo. Conforme a investigação, ele era “peça-chave” em esquema de fraude para transferência de pontos de multas e renovação de CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) de motoristas do interior do estado vizinho.

Para fazer vistas grossas para penalidades acumuladas pelos condutores no sistema do Detran de São Paulo e cadastrar endereço falso em Mato Grosso do Sul, o servidor recebia propina, ainda segundo apurou a polícia. Outros integrantes da quadrilha, responsáveis por capitar os clientes – motoristas que tinham de cumprir punição administrativa ou que estavam a ponto de perder a CNH –, foram presos em Dracena e Ilha Solteira.

Com as informações falsas no sistema do Detran-MS, pontos na CNH dos clientes eram eliminados ou transferidos para outras pessoas, evitando que tais motoristas fossem punidos ou perdessem o documento.

Além de prender de Ailton, policiais estiveram na casa do gerente e na sede do Detran de Selvíria para buscas. “Ele está sendo trazido para cá. Acredito que chega por volta das 14h ou 15h. Se não fora ouvido hoje, talvez o depoimento dele seja formalizado amanhã. Ele está preso temporariamente, então temos cinco dias para finalizar todo os procedimentos”, explicou o delegado Vitor Biroli, de Dracena.

Delegado Cleber Augusto Batista em entrevista para TV de Dracena (Foto: Reprodução)Delegado Cleber Augusto Batista em entrevista para TV de Dracena (Foto: Reprodução)

Esquema – A investigações começaram em março do ano passado, após denúncia anônima. Neste período, ao menos 191 pessoas foram investigadas e a polícia identificou ao menos 107 motoristas que compraram a transferência ou renovação de CNH.

“A associação capitava clientes em potencial, com penalidade administrativas a serem cumpridas e cobravam para fazer transferência para evitar o cumprimento dessas penalidades”, explicou o delegado Cleber Augusto Batista, também da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Dracena, em entrevista para a TV Globo local.

O responsável pela operação disse ainda que os motoristas vão responder por corrupção ativa e falsidade ideológica. Já os quatro presos responderão por associação criminosa e corrupção passiva.

O Detran-MS informou que está participando das ações em Selvíria, por meio da Corregedoria de Trânsito e sua delegada titular, Maria de Lourdes do Cano. Contra o servidor, um processo administrativo será aberto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aposentadoria
BELA VISTA:Após 30 anos dedicados a Polícia Militar, Sgt Januário Fleitas encerra seu último serviço
O Corpo de Bombeiros compareceu atendeu a vítima que foi encaminhada para a Santa Casa Caso de polícia
Motociclista atropela policial durante tumulto em Mato Grosso do Sul
Ítalo atendia na Santa Casa de Misericórdia de Cassilândia Acidente fatal
Carro do médico ficou destruído com capotamento em MS; médico morreu na hora
As imagens do crime foram encaminhadas para a Polícia do município Furto
Prefeitura publica vídeo de pessoas furtando objetos durante reforma de praça em Bonito
A briga começou por conta de ciúmes de Leonardo e a suspeita de que a vítima estivesse em um outro relacionamento Feminicídio
Impiedoso, homem bateu na enteada antes de assassinar mulher em MS
De acordo com uma vizinha, o feminicídio ocorreu na frente dos filhos Caso de polícia
Suspeito de matar ex na frente dos filhos é preso em MS
O caso aconteceu na Avenida Solon Padilha Feminicídio
Antes de morrer, Joelma agonizou em frente aos filhos em MS
Ações GMB
Com filho de dois anos, motociclista foge de abordagem e acaba preso pela GMB.
Acidente
Avião Embraer E195 atinge antenas na decolagem e precisa pousar em emergência na SÉRVIA!VEJA O VÍDEO
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do atropelamento realizado levantamentos Acidente fatal
Homem morre atropelado ao tentar atravessar BR-163 em MS