Estado do Pantanal, da onça pintada e do tereré, como é conhecido por muitos, Mato Grosso do Sul comemora neste dia 11 de outubro, 39 anos de existência. Com muitas riquezas naturais e diferentes tradições já que atraiu pessoas de várias localidades do país, MS vai bem além desses rótulos e cada vez mais se desponta como um bom lugar para se viver, o que é comprovado pela boa expectativa de vida da população e pela economia que se consolida ano após ano.
MS foi originado a partir da separação do Estado de Mato Grosso tendo em vista na época dentre outros fatores a viabilidade administrativa, o impulso ao desenvolvimento regional e ocupação territorial e diferenciação ecológica com o norte do território.
O primeiro governador foi o engenheiro Harry Amorim Costa.
Subdivido em 79 cidades e 357.145,532 Km² de área territorial, atualmente o Estado conta com uma população estimada de 2.682.386 habitantes e essa tem a 10 ª melhor expectativa de vida do país, sendo de 75 anos, média que se assemelha a de nível nacional com 75.1, conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
São mais mulheres do que homens no Estado, o primeiro gênero conta com 1.229.096 (50.2% do total) e o segundo com 1.219.928 (49.8%). A nível nacional, a classe feminina também é maioria com um público de 104.355.330 e a classe masculina com o público de 101.726.102.
Quanto a escolaridade, uma grande maioria da população não possui instrução ou tem nível fundamental incompleto (51.5%). Com nível Médio completo e superior incompleto se tem 22%, fundamental completo e médio incompleto 17.2%, superior completo 8.8%.
Ainda conforme o IBGE, 30% dos habitantes daqui vieram de outros estados. Os "forasteiros", sempre estiveram presentes na região, essa migração contribui para o desenvolvimento local e com as características culturais deste povo.
Um marco para o crescimento da área se deu pela implantação da ferrovia no início do século XX, o que tornou viável o intercâmbio com outras cidades do Brasil. Uma base econômica se firmou no Estado com a produção e comercialização da erva-mate e a dinamização da pecuária.
O forte econômico em MS ainda hoje tem base nesses segmentos e ainda no agronegócio, sendo um dos maiores produtores de soja, milho, centeio, algodão, aveia e cana de açúcar. O PIB per capita é de R$ 26.714,57 - 8° maior entre os Estados brasileiros-
MS possui pontos turísticos que se destacam a nível nacional e internacional. Diversos locais para lazer e contato com a natureza são opções em Bonito, Bodoquena, Corumbá, Jardim, Coxim e Rio Verde.
Tais diferenciais são destacados pelo autores Jorge Antonio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes no hino do Estado. "Tuas matas e teus campos, O esplendor do pantanal, E teus rios são tão ricos Que não há igual", descrevem.
Por conta da divisa com Paraguai e Bolívia, o turismo de compras é bastante forte no Estado com grandes eventos e promoções nos países vizinhos que atraem milhares em seus comércios.
A Capital bem como Dourados e Três Lagoas, são cidades que por diversas vezes tem sido destaques na atração de empresas e geração de empregos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operação Big Fish recupera bi-trem avaliada em R$ 400 mil e retroescavadeira roubada em Bonito

Mulher é autuada por pescar em piracema e ainda no Rio Mimoso onde a pesca é proibida em Bonito (MS)

Após perseguição, veículo é apreendido com 430 kg de maconha em Jardim

Mais um fazendeiro é multado por desmatamento ilegal em área protegida em Bonito (MS)

Carro com registro de roubo no RJ cai em área alagada e motorista foge na região de MIRANDA

VÍDEO: Câmeras registraram tentativa de assalto que terminou com major baleado

Pecuarista é autuado por desmatamento ilegal de vegetação nativa para plantio de soja em Bonito

Para evitar atropelamento de animais, 'passagem' será feita em dois pontos na região de Bonito

'Coração apertado', mãe se emociona ao entregar filho para servir o serviço militar por Bonito
