Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
BONITO ÁGUAS GREEN WEEK
PARABÉNS, MS!

Aos 39 anos, MS tem a 10ª melhor expectativa de vida do Brasil

11 Out 2016 - 10h07Por Dourados News

Estado do Pantanal, da onça pintada e do tereré, como é conhecido por muitos, Mato Grosso do Sul comemora neste dia 11 de outubro, 39 anos de existência. Com muitas riquezas naturais e diferentes tradições já que atraiu pessoas de várias localidades do país, MS vai bem além desses rótulos e cada vez mais se desponta como um bom lugar para se viver, o que é comprovado pela boa expectativa de vida da população e pela economia que se consolida ano após ano.

MS foi originado a partir da separação do Estado de Mato Grosso tendo em vista na época dentre outros fatores a viabilidade administrativa, o impulso ao desenvolvimento regional e ocupação territorial e diferenciação ecológica com o norte do território.

O primeiro governador foi o engenheiro Harry Amorim Costa.

Subdivido em 79 cidades e 357.145,532 Km² de área territorial, atualmente o Estado conta com uma população estimada de 2.682.386 habitantes e essa tem a 10 ª melhor expectativa de vida do país, sendo de 75 anos, média que se assemelha a de nível nacional com 75.1, conforme os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

São mais mulheres do que homens no Estado, o primeiro gênero conta com 1.229.096 (50.2% do total) e o segundo com 1.219.928 (49.8%). A nível nacional, a classe feminina também é maioria com um público de 104.355.330 e a classe masculina com o público de 101.726.102.

Quanto a escolaridade, uma grande maioria da população não possui instrução ou tem nível fundamental incompleto (51.5%). Com nível Médio completo e superior incompleto se tem 22%, fundamental completo e médio incompleto 17.2%, superior completo 8.8%.

Ainda conforme o IBGE, 30% dos habitantes daqui vieram de outros estados. Os "forasteiros", sempre estiveram presentes na região, essa migração contribui para o desenvolvimento local e com as características culturais deste povo.

Um marco para o crescimento da área se deu pela implantação da ferrovia no início do século XX, o que tornou viável o intercâmbio com outras cidades do Brasil. Uma base econômica se firmou no Estado com a produção e comercialização da erva-mate e a dinamização da pecuária.

O forte econômico em MS ainda hoje tem base nesses segmentos e ainda no agronegócio, sendo um dos maiores produtores de soja, milho, centeio, algodão, aveia e cana de açúcar. O PIB per capita é de R$ 26.714,57 - 8° maior entre os Estados brasileiros-

MS possui pontos turísticos que se destacam a nível nacional e internacional. Diversos locais para lazer e contato com a natureza são opções em Bonito, Bodoquena, Corumbá, Jardim, Coxim e Rio Verde.

Tais diferenciais são destacados pelo autores Jorge Antonio Siufi e Otávio Gonçalves Gomes no hino do Estado. "Tuas matas e teus campos, O esplendor do pantanal, E teus rios são tão ricos Que não há igual", descrevem.

Por conta da divisa com Paraguai e Bolívia, o turismo de compras é bastante forte no Estado com grandes eventos e promoções nos países vizinhos que atraem milhares em seus comércios.

A Capital bem como Dourados e Três Lagoas, são cidades que por diversas vezes tem sido destaques na atração de empresas e geração de empregos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carro onde a vítima estava quando foi surpreendida pelo ex-marido ficou cheio de sangue. (Foto: Divulgação/Polícia Civil) FEMINICÍDIO
FEMINICÍDIO: Atingida por 4 tiros disparados pelo ex-marido, mulher não resistiu e morreu
PLANTÃO POLICIAL BONITO - ACIDENTE FATAL
Colisão entre motos acaba com jovem de 22 anos morto em Bonito (MS)
Mulher morreu e marido sobreviveu a acidente - Crédito: Jornal Tribuna Livre TRAGÁDIA NAS ESTRADAS
Mulher morre após perder direção de carro e bater em árvore em MS
De folga, socorrista morre após colisão entre carro e carreta em rodovia de MS  Foto: Redes sociais TRAGÁDIA NAS ESTRADAS
Homem que morreu em acidente era socorrista da CCR MS Via, ele estava de folga
FOTO: PMA DE BONITO E JARDIM AÇÃO DA PMA DE BONITO E JARDIM
PMA de Bonito e Jardim desmontam acampamento e autuam 02 Catarinenses pescando ilegalmente
Motorista não resistiu e carona foi encaminhado ao hospital - Fotos: Cido Costa ACIDENTE NAS ESTRADAS
Acidente entre carro e carreta deixa um morto e outro ferido em MS
Escola de Dourados PÂNICO EM ESCOLA
PÂNICO EM ESCOLA: Ameaça de massacre causa pânico em alunos em MS
BONITO - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Homem embriagado invade escola, perturba alunos e funcionários e acaba preso pela GM em Bonito
Foto: Ivinotícias FATALIDADE
Homem morre após sofrer descarga elétrica de 34 mil volts em MS
CNH INFRAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Postar infração de trânsito nas redes sociais pode gerar multa de até R$ 30 mil e CNH cassada