Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Busca
parque das cachoeiras
Escola

Alunos de escola passam por revista após aviso de massacre

5 Abr 2023 - 14h01Por CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Após aviso de massacre pichado no banheiro masculino, alunos da Escola Estadual Blanche Dos Santos Pereira, no Bairro Tijuca, em Campo Grande, tiveram as mochilas e os pertences revistados pela equipe da Ronda Escolar da Polícia Militar nesta quarta-feira (4). Quatro policiais participaram da ação. Nada de irregular foi encontrado. O autor da ameaça ainda não foi identificado.

Conforme adolescente de 16 anos, situação semelhante, de ameaça, aconteceu no ano passado, também no banheiro dos meninos. “Picharam a parede ameaçando o massacre. Mas no ano passado não teve revista da polícia. Lembro que faltou bastante gente, porque o pessoal ficou medo”, contou. A aluna relatou ainda que na ocasião, o diretor chamou os estudantes e alertou que tal situação não era brincadeira e que se o autor fosse identificado seria afastado da escola.

O autônomo Júlio César Vieira, de 36 anos, foi levar a filha de 16 anos e ficou assustado ao se deparar com a movimentação dos policiais na porta da instituição. Ele disse que não sabia do aviso de massacre, só ficou sabendo nesta manhã. “No fim do ano passado, teve a mesma coisa. Não trouxe a minha filha e bastante gente faltou. Agora, fico na dúvida se a deixo aqui. A mãe dela fica preocupada, porque esse tipo de ‘brincadeirinha' preocupa”, lamentou.

Em razão da revista, por volta das 7h20, a filha de 14 anos de Clarice Moreira, de 49 anos, ainda não havia entrado. A aula começa às 7h. Ela acredita que a revista deveria acontecer depois que os alunos já estivessem em sala de aula. “Se o aluno tiver armado e se deparar com um fuzuê desse, ele não vai entrar. Acho que deveriam fazer as revistas depois, porque aí não tem como fugir”, disse.

Movimentação de policiais após aviso de massacre no banheiro (Foto: Henrique Kawaminami)  - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Segundo Clarice, no ano passado, houve três alertas de massacre com datas marcadas. “Eles [os adolescentes] acham bonito aparecer, só insisti para a minha filha ficar hoje porque tem prova de Geografia e trabalho para entregar. Essa situação me preocupa muito. As escolas não são como antigamente. Antes a gente deixava o filho e ficava tranquilo”, contou. 

 

Clarice acredita que a instituição deveria ser mais rígida para evitar situações como esta. “Deveriam chamar os familiares, psicólogos. Para o adolescente isso é brincadeira. Pelo o que fiquei sabendo, os pais do último aluno que fez isso sequer foi chamado na escola. Não tem punição. Às vezes não há advertência nem na casa”, reclamou.

Clarice citou como exemplo o caso ocorrido dentro de escola em São Paulo, onde um aluno de 13 anos matou a professora e feriu outras cinco pessoas. Ela acredita que os alunos deveriam ser orientados a avisar à direção sobre qualquer situação suspeita. “Tiro pela minha filha. Embora a oriente bastante em casa, eles [os adolescentes] estão sempre distraídos e não percebem muita coisa ao redor. A escola deveria fazer palestras e orientar mais os alunos”.

A dona de casa de 43 anos, que pediu para não ter o nome divulgado, aguardava para falar com a direção. Ela tem dois filhos na instituição, no 1ª e 2º ano do Ensino Médio. “Estou enjoada disso. Todo ano é a mesma coisa. Eles [a coordenação] falam que estão tomando providências. Quero saber que tipo de providência é essa? Ano passado, meus filhos ficaram três dias sem vir à escola, porque causa disso. Tenho medo de acontecer algo aqui e eles não souberem como agir”, desabafou. 

Equipe da Ronda Escola nesta manhã no Tijuca (Foto: Henrique Kawaminami)  - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Conforme o policial Amarildo Santa Cruz, coordenador operacional da Ronda Escolar no Estado, somente nesta semana, as equipes atenderam quatro denúncias de massacre e chacina em escolas, tanto estaduais quanto municipais. Os relatos são os mesmos. Os avisos são pichados nos banheiros. “Cada escola tem o seu perfil de abordagem em situações como essa. É necessária a ronda escolar justamente para tranquilizar os pais, que ficam apavorados e sem saber como agir”, disse.

A ronda escolar atende 122 escolas na Capital. “Constantemente, os diretores estão pedindo ajuda para a polícia. Embora a violência tenha caído nas escolas, ainda temos muitos alunos com problemas, com dificuldade de relacionamento. Os pais não têm mais tempo de dialogar com os filhos”, completou.

Nas últimas semanas, ameaças de massacre ocorreram ao menos em duas instituições de ensino. Na Escola Municipal José Mauro Messias da Silva, nas Moreninhas, e na Escola Estadual Nova Itamarati, em Ponta Porã. 



 

Respostas - Por meio de nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que possui parceria com a Guarda Municipal e com os policiais do Programa Escola Segura Família Forte, que monitoram escolas e também desenvolvem palestras e conversas preventivas com os alunos.

No caso da Escola Municipal José Mauro Messias, o ocorrido foi registrado em ata, "os policiais estão realizando trabalho de conscientização com os alunos. O caso também está sendo monitorado para que se identifiquem os autores".

Ainda segundo a Semed, a equipe da Secoe (Setor de Acompanhamento de Conflitos Relacionados à Evasão e Violência Escolar) estará na unidade nos próximos dias para orientação dos alunos e monitoramento do caso. 

 

Segundo a assessoria de imprensa da SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul), para prevenir supostas ameaças no ambiente escolar, a secretaria disponibiliza por meio da Coordenadoria de Psicologia Educacional conjunto de orientações, manuais e ações pontuais sobre procedimentos e encaminhamentos.

Ataques - Os pais têm ficado apreensivos com casos de violência que vem ocorrendo em instituições pelo Brasil. Nesta manhã, uma creche foi alvo de ataque em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas.

Segundo a polícia, um homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM. O suspeito tem passagens por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.

No fim do mês passado, adolescente de 13 anos matou a facadas uma professora de 71 anos, na escola estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. Elisabeth Tenreiro era professora de ciências e foi golpeada pelas costas.

Leia Também

Homem passa mal em clube de dança e morre em MS Morte a esclarecer
Homem passa mal em clube de dança e morre em MS
Polícia Penal realizará exercício simulado de "Plano de Defesa" na Penitenciária da Gameleira I Aprendizado
Polícia Penal realizará exercício simulado de "Plano de Defesa" na Penitenciária da Gameleira I
Empresário tem casa invadida e é baleado por dois encapuzados em MS Caso de polícia
Empresário tem casa invadida e é baleado por dois encapuzados em MS
Homem escorrega e morre em Cachoeira de Mato Grosso do Sul Triste
Homem escorrega e morre em Cachoeira de Mato Grosso do Sul
Motorista é preso com mandado de prisão em aberto em Bonito Prisão
Motorista é preso com mandado de prisão em aberto em Bonito
 Quartel da 1ªCIPM informa que o número de emergência 190 está temporariamente inoperante Atenção população
Quartel da 1ªCIPM informa que o número de emergência 190 está temporariamente inoperante
Mãe é baleada pelas costas na frente da filha em MS Tentativa de Homicídio
Mãe é baleada pelas costas na frente da filha em MS
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS Prisão
Mulher de líder de quadrilha fica presa e manicure usará tornozeleira em MS
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho Investimento
Uniformes no Presídio de Trânsito promove segurança e gera oportunidade de trabalho
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS Caso de polícia
Traficante que extorquia família e tentou matar policial vai continuar preso em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.