A vereadora Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima, do PPS, apresentou indicação para que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, tome providências para que sejam realizados exames endoscópicos em Bonito. A proposição foi aprovada durante a sessão da Câmara realizada nesta terça-feira (22).
De acordo com a vereadora tem sido elevado o número de pessoas que precisam realizar o exame e tem que se deslocar para outros municípios, já que a endoscopia não pode ser realizada na cidade.
O exame de endoscopia é indicado quando o médico desconfia de que algo está errado com o aparelho digestivo. Os distúrbios e as alterações que podem ser identificados nessa região são: gastrites, úlceras, lesões, câncer, sangramentos, entre outros. A realização de biópsia (extração de tecido para análise) é uma de suas grandes vantagens, em termos de diagnóstico.
A endoscopia também é útil no tratamento de algumas patologias - dependendo do estágio de evolução em que se encontram - como o câncer de estômago. Pode ainda auxiliar na colocação de sondas e cateteres e na retirada de pólipos (pequenas lesões, nódulos, que se formam no intestino grosso).
Leia Também

Junho Prata: Prefeitura de Bodoquena reforçar direitos e proteção aos idosos

Lacen de MS conquista nota máxima em avaliação nacional de qualidade laboratorial

Jogos da Melhor Idade reforçam laços entre idosos-atletas de Mato Grosso do Sul

FFMS reúne clubes para definir formato do Sub-17 e consolida calendário da base em MS

Bonito em Brasília acontece amanhã na capital do país

Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia é encontrada morta

SES reforça qualificação de agentes com curso nacional sobre arboviroses

Judiciário de MS celebra doação de 1 milhão de pães produzidos por detentos

Idoso dá dinheiro para criança antes de estuprá-la em MS
