Menu
domingo, 23 de março de 2025
Busca
Planejado

TRF-3 mantém proibição de construir termelétrica no Pantanal

A 3ª Turma do TRF-3 manteve o impedimento para a construção da termelétrica

2 Mar 2011 - 08h43Por Midiamax

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve a decisão de impedir que o Ibama conceda licença ambiental para construção de uma termelétrica em Corumbá.

Em 2005, os Ministérios Públicos Federal e Estadual moveram ação civil pública contra o Ibama, que havia concedido uma licença prévia para a construção da usina conhecida como Termopantanal, na região de Corumbá.

O objetivo da ação era invalidar a licença, uma vez que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), documento obrigatório para construção de usinas como esta, tinha uma série de deficiências. Entre elas, a ausência de um estudo sobre a possibilidade de os rios da região serem contaminados por metais pesados, como o mercúrio.

A 1ª Vara Federal de Corumbá concedeu liminar, suspendendo o processo de licenciamento ambiental.

O Ibama recorreu alegando que não compete ao MP impedi-lo de exercer as suas atribuições legais, como a de expedir licenças ambientais.

Entretanto, para a procuradora regional da República, Maria Silvia Luedemann, o Ministério Público não quer impedir que o Ibama conceda licenças, como é sua obrigação. O problema estaria no Estudo de Impacto Ambiental apresentado pelo empreendedor do projeto Termopantanal, que foi taxado de "absolutamente precário”.

A 3ª Turma do TRF-3 acolheu a tese do MPF e rejeitou o recurso do Ibama por unanimidade, mantendo o impedimento da autarquia em conceder a licença ambiental para a construção da termelétrica.

Leia Também

BONITO: deputado defende desenvolvimento sustentável e cobra aplicação da Lei das Águas Cristalinas DEPUTADO EM BONITO - MS
BONITO: deputado defende desenvolvimento sustentável e cobra aplicação da Lei das Águas Cristalinas
Município e Estado realizam primeira audiência pública para discutir revisão do Plano Diretor Destaque
Município e Estado realizam primeira audiência pública para discutir revisão do Plano Diretor
Avó de menina autista flagrou entregador sem roupa abusando da neta em MS Caso de Polícia
Avó de menina autista flagrou entregador sem roupa abusando da neta em MS
SES auxilia na compra de raio-X panorâmico para equipar municípios com estrutura odontológica avança Investimento
SES auxilia na compra de raio-X panorâmico para equipar municípios com estrutura odontológica avança
Rapaz com mandado de prisão por tráfico é capturado pela Guarda Civil em Bonito Segurança
Rapaz com mandado de prisão por tráfico é capturado pela Guarda Civil em Bonito
Pastel Bonito: Onde o Sabor Se Torna Uma Experiência Turismo
Pastel Bonito: Onde o Sabor Se Torna Uma Experiência
Telefone 190 está fora do ar em Bonito; veja onde ligar para solicitar equipe Segurança
Telefone 190 está fora do ar em Bonito; veja onde ligar para solicitar equipe
MS apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo Acima da média nacional
MS apresenta 63% de índice de aleitamento materno exclusivo
Prefeitura repudia ato de vandalismo e furto ocorrido no Estádio Municipal Felix Garcez Em Bonito
Prefeitura repudia ato de vandalismo e furto ocorrido no Estádio Municipal Felix Garcez
Prefeito comemora asfalto na Vila Jaraguá e agradece governador Destaque
Prefeito comemora asfalto na Vila Jaraguá e agradece governador
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.