Menu
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
PROTESTO

Trabalhadores de transporte de turistas realizam protesto em Câmara Municipal de Bonito

Com cartazes, os manifestantes compareceram a sessão da Casa de Leis, nesta noite de segunda-feira

5 Ago 2019 - 22h06Por Anna Gomes/Bonito Informa

Aproximadamente 20 pessoas que trabalham com transporte de turistas, realizaram uma manifestação pacífica, na Câmara Municipal de Bonito, nesta noite de segunda-feira (5).

Com cartazes, os manifestantes explicam que trabalham levando turistas para vários locais, mas há um mês não estão conseguindo realizar os serviços devido a uma portaria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), que os proíbe de trazerem passageiros de outras cidades para Bonito.

"Somos no total 27 pequenos empresários que realizam transporte turístico. Temos veículos pequenos e estamos com documentos cadastrados, inclusive pelo Ministério do Turismo. Possuímos alvarás, seguro, tudo que os órgãos exigiram a gente tem, porém, a Agepan nos barrou com uma portaria. Desta forma, não conseguimos levar e buscar turistas que estão em outras cidades ”, disse um manifestante.

“Eles estão nos colocando vários obstáculos e não estamos conseguindo trabalhar fora dos limites do município. Somos motoristas e temos uma pequena empresa, todos nós temos CNPJ e somos cadastrados na Embratur, como prestadores para esse tipo de serviço. Fizemos uma série de exigências da prefeitura que nos pediu 12 documentos. Além dos nossos carros serem novos, todos são vistorias. Somos motoristas profissionais, não respondemos a processo algum e pagamos impostos, mas querem nos comparar com grandes empresas que possuem vans e ônibus em grande quantidade. Para uma grande empresa pagar ICMS é possível, mas nós somados ao ISS que já pagamos, fica completamente inviável o nosso trabalho", disse Elton Cavalheiro, de 48 anos.

Hilton Brito Neto de 58 anos, relata que trabalha como motorista de turistas há 10 anos e adianta que a portaria publicada diz que a profissão está ficando centrada apenas no município.

"Acredito que deve ser pressão de alguma empresa grande de olho neste roteiro. Tem vários passeios que não ficam em Bonito. Grande parte fica em Bodoquena e em Jardim, por exemplo, e não vamos mais conseguir levar os turistas até lá. Já nos reunimos com o órgão competente que nos prometeu não nos atingir, mas não foi o que aconteceu. Estão querendo exigir coisas absurdas e inclusive prejudicaria o próprio turismo da cidade", ressaltou.

Como forma de protesto, os motoristas também fecharam a rua em frente à Casa de Leis, mas tudo já havia sido combinado com a polícia e aconteceu de forma pacífica.

A Câmara Municipal se solidarizou a classe trabalhadora. A presidente da Casa de Leis, Luisa Lima (PROS), destaca que pretende se reunir com uma comissão dos motoristas de turistas para tentar solucionar o problema da categoria.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - MS - REVITALIZAÇÕES
BONITO: Prefeito acompanha serviços de revitalização que serão entregues no aniversário, CONFIRA
BONITO - MS - BORA VACINAR
BONITO vacina com 1ª, 2ª e 3ª dose da AstraZenca, Pfizer e Coronavac nesta segunda-feira
Foto: Polícia Militar de Bonito AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS
Ação conjunta das Polícias predem autores pelos crimes de cárcere privado e roubo na forma tentada
MAUS TRATOS AOS ANIMAIS
MAUS TRATOS: Chow Chow fica sem água e comida e comerciante é multado em R$ 3 mil
AÇÃO DA PMA
PMA do Distrito de Águas do Miranda resgata curicaca de linha de anzol, 3ª só esse mês
AUXÍLIO EMERGENCIAL
AUXÍLIO EMERGENCIAL: Confira as datas oficiais de pagamentos
Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA
CHEGOU mais 106,8 mil doses de vacina da Coronavac em Mato Grosso do Sul
AUXÍLIO BOLSA ATLETA E TÉCNICO
Governo amplia em 45,9% o número de auxílios do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Foto: Ponta Porã News ALERTA AO CORAÇÃO
Idoso de 68 anos toma o tal 'azulzinho' e morre em motel
VACINA BONITO BONITO - BORA VACINAR
Sábado também é dia de vacinar com a 1ª, 2ª e 3ª doses, veja local e horário em Bonito (MS)