Menu
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Busca
Pizzaria
PROTESTO

Trabalhadores de transporte de turistas realizam protesto em Câmara Municipal de Bonito

Com cartazes, os manifestantes compareceram a sessão da Casa de Leis, nesta noite de segunda-feira

5 Ago 2019 - 22h06Por Anna Gomes/Bonito Informa

Aproximadamente 20 pessoas que trabalham com transporte de turistas, realizaram uma manifestação pacífica, na Câmara Municipal de Bonito, nesta noite de segunda-feira (5).

Com cartazes, os manifestantes explicam que trabalham levando turistas para vários locais, mas há um mês não estão conseguindo realizar os serviços devido a uma portaria da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), que os proíbe de trazerem passageiros de outras cidades para Bonito.

"Somos no total 27 pequenos empresários que realizam transporte turístico. Temos veículos pequenos e estamos com documentos cadastrados, inclusive pelo Ministério do Turismo. Possuímos alvarás, seguro, tudo que os órgãos exigiram a gente tem, porém, a Agepan nos barrou com uma portaria. Desta forma, não conseguimos levar e buscar turistas que estão em outras cidades ”, disse um manifestante.

“Eles estão nos colocando vários obstáculos e não estamos conseguindo trabalhar fora dos limites do município. Somos motoristas e temos uma pequena empresa, todos nós temos CNPJ e somos cadastrados na Embratur, como prestadores para esse tipo de serviço. Fizemos uma série de exigências da prefeitura que nos pediu 12 documentos. Além dos nossos carros serem novos, todos são vistorias. Somos motoristas profissionais, não respondemos a processo algum e pagamos impostos, mas querem nos comparar com grandes empresas que possuem vans e ônibus em grande quantidade. Para uma grande empresa pagar ICMS é possível, mas nós somados ao ISS que já pagamos, fica completamente inviável o nosso trabalho", disse Elton Cavalheiro, de 48 anos.

Hilton Brito Neto de 58 anos, relata que trabalha como motorista de turistas há 10 anos e adianta que a portaria publicada diz que a profissão está ficando centrada apenas no município.

"Acredito que deve ser pressão de alguma empresa grande de olho neste roteiro. Tem vários passeios que não ficam em Bonito. Grande parte fica em Bodoquena e em Jardim, por exemplo, e não vamos mais conseguir levar os turistas até lá. Já nos reunimos com o órgão competente que nos prometeu não nos atingir, mas não foi o que aconteceu. Estão querendo exigir coisas absurdas e inclusive prejudicaria o próprio turismo da cidade", ressaltou.

Como forma de protesto, os motoristas também fecharam a rua em frente à Casa de Leis, mas tudo já havia sido combinado com a polícia e aconteceu de forma pacífica.

A Câmara Municipal se solidarizou a classe trabalhadora. A presidente da Casa de Leis, Luisa Lima (PROS), destaca que pretende se reunir com uma comissão dos motoristas de turistas para tentar solucionar o problema da categoria.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aposentadoria
BELA VISTA:Após 30 anos dedicados a Polícia Militar, Sgt Januário Fleitas encerra seu último serviço
A pesca é uma das principais atividades que movimenta o comércio e gera emprego e renda na comunidade Turismo em alta
Águas do Miranda inclui Bonito como polo de pesca esportiva
Agora, Bruninho vai atuar como goleiro no sub-14 do Furacão Novo contratado
Filho de Eliza Samudio que vive em MS, Bruninho assina 1º contrato no dia do aniversário da mãe
Os aparelhos serão instalados nas escolas Agradecimento
Prefeito de Bonito agradece Fecomércio e SESC por doação de ares-condicionados
A província de Anhui é uma das integrantes da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze, a região mais rica da China Reunião de negócios
Ministra do Departamento Econômico e Comercial da China vem a MS prospectar negócios
O Corpo de Bombeiros compareceu atendeu a vítima que foi encaminhada para a Santa Casa Caso de polícia
Motociclista atropela policial durante tumulto em Mato Grosso do Sul
 O horário estendido começa na próxima segunda-feira Saúde
Equipe oferece vacinação durante o período noturno a partir de segunda-feira em Bonito
O comunicado afirma que o cantor está bem, Sertanejo
Cantor Chrystian, ex dupla com Ralf, terá que fazer transplante de rim
O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira Atenção população
UEMS e Governo de MS realizam Pantanal Tech MS em junho; evento será em Aquidauana
Fotos: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores