Menu
segunda, 10 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
BANNER ECO TOUR

Terremoto no Japão pode ter deslocado eixo da Terra

11 Mar 2011 - 16h32Por Folha.com - Ciência

O terremoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira pode ter deslocado em quase 10 centímetros o eixo de rotação da Terra, segundo um estudo preliminar do INGV (Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia) da Itália.

O INGV, que desde 1999 estudou os diversos fenômenos sísmicos registrados na Itália, como o devastador terremoto da região dos Abruzos de 6 de abril de 2009, explica em uma nota que o impacto do terremoto do Japão sobre o eixo da Terra pode ser o segundo maior de que se tem notícia.

"O impacto deste fato sobre o eixo de rotação foi muito maior que o do grande terremoto de Sumatra de 2004 e provavelmente é o segundo maior, atrás apenas do terremoto do Chile de 1960", diz o comunicado.

TREMOR

O forte terremoto de magnitude 8,9, seguido por um tsunami com ondas de até dez metros de altura, atingiu a costa nordeste do país nesta sexta-feira. Trata-se do pior tremor a atingir o país desde que começaram a ser feitos registros, no final do século 19, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O tremor desta sexta foi seguido por ao menos 19 réplicas, algumas delas de magnitude 6,3. Cidades e vilarejos ao longo dos 2.100 quilômetros da costa leste do país foram afetadas por violentos tremores que atingiram até a capital, Tóquio, localizada a 373 quilômetros de distância do epicentro.

O terremoto ocorreu às 14h46 da hora local (2h46 em Brasília) e teve seu epicentro no Oceano Pacífico, a 130 quilômetros da península de Ojika, e a uma profundidade de 24,4 quilômetros, de acordo com o USGS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NOTA MS PREMIADA
SERÁ QUE FOI VOCÊ?, Ganhadores do Nota MS Premiada têm até dia 14 para fazer cadastramento
Saúde
Capital ativa mais 10 leitos no Hospital do Pênfigo e macrorregião tem 352 UTI’s-Covid
PANDEMIA
Quase 50% dos hospitalizados em Dourados com Covid são de outras cidades
VEM PRA BONITO - MS
Sugestão de Roteiro em Bonito MS!
COVID-19
Bonito confirma mais 4 novos casos de covid-19
Executado
Adolescente de 15 anos é assassinado em atentado na fronteira
RACHA
Racha termina com motociclista com perna dilacerada na BR 163
ESTUPRO
Mãe de adolescente de 12 anos é presa por permitir prática de estupro de vulnerável, em MS
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
IDB INFORMA: Grutas de São Miguel é um lugar que guarda belezas e histórias
FATALIDADE
Jovem morre após sofrer acidente durante passeio de moto com amigos